sábado, 3 de março de 2012

Aprenda história com o NerdCast – um guia prático (ou não)


Há muito tempo tenho a ideia de escrever este post, fazendo uma espécie de guia para quem deseja conhecer um pouco mais de história, ciência e geografia de maneira interativa e divertida. Segue então um pequeno e singelo roteiro para orientá-lo nessas "crônicas terrenas". Vejamos por onde começar...

... Primeiro, voltemos ao mais remoto passado para conhecer como o nosso planeta se formou, e como tudo começou, antes mesmo do aparecimento do homem (NC 144 – História da Terra).

Depois, saiba como nós, seres humanos, chegamos a esse grau de desenvolvimento, e conheça a teoria da evolução da espécies (NC 249 – Evolução Artificial da Seleção Natural).

Na aurora da civilização, vamos divagar sobre a magnitude dos grandes impérios de antigamente, incluindo os egípcios (NC 319 - Causos e Areias do Egito Antigo), os gregos e os persas (NC 57 – This is Sparta) e os macedônios (NC 510 - Alexandre Magno), pulando logo em seguida para o esplendor da República e do Império romanos (NC 41 – Todos os NerdCasts Levam a Roma) e conhecendo seus inimigos (NC 308 - Aníbal Barca), para enfim descobrirmos como os bárbaros derrubaram essa civilização ancestral (NC 532 - Eles São Bárbaros).

Ainda no mundo antigo, deslizamos para o Oriente de maneira a observar os mitos de formação do Japão (NC 95 – Quem tem Koku, tem Edo) e a expansão do império mongol (NC 177 – A Fúria Mongol de Gengis Kan). Na mesma época, analisamos as armas de guerra primitivas, que já nem eram tão primitivas assim (NC 162 – Máquinas de Guerra da Antiguidade).

Chegando na Idade Média, conversamos sobre o período das Trevas (NC 279 – Altas Confusões da Idade Média) e os furiosos Vikings (NC 555), e logo a seguir divagamos sobre Rei Arthur, Robin Hood e os mitos de formação da Grã-Bretanha (NC 518 - Rei Artur: História e Mito) e (NC 684 - O Bom Ladrão). Chegando na Baixa Idade Média, analisamos a biografia de William Wallace (NC 461 - O Verdadeiro Coração Valente), falamos sobre as sobre as Cruzadas (NC 191), os Templários (NC 349 - Ordens Medievais), a Guerra dos Cem Anos (NC 392) e a conturbada Guerra das Rosas (NC 437).

No alvorecer da Idade Moderna, desbravamos os sete mares (NC 64 – Os Verdadeiros Piratas do Caribe), testemunhamos o período das Luzes (NC 407 - A Aurora do Renascimento), batemos um papo sobre o poderoso e polêmico Napoleão Bonaparte (NC 289) e em seguida analisamos as revoluções americana (NC 336) e francesa (NC 442 - As Cabeças da Revolução Francesa). Chegando ao Brasil do século XIX, contaremos algumas histórias autorizadas e não-autorizadas de Dom Pedro II (NC 172 – Histórias do Brasil Império).

Ainda no século XIX, trocamos uma ideia sobre a Revolução Industrial (NC 487 - As Engrenagens da Revolução Industrial), a monarquia britânica (NC 502 - A Moderna Monarquia Britânica), máquinas de guerra modernas (NC 333) e, logicamente, a Belle Époque (NC 567).

Principiando o século XX, nossas atenções estão voltadas para as grandes invenções (NC 287 – Os Grande Inventores e NC 216 - Edison x Tesla) para a Revolução Russa (NC 202 – Montanhas, Roletas e Revoluções) e para a I Guerra Mundial (NC 139 – WWI).

Para entender a Segunda Grande Guerra, abordamos o crescimento do partido nazista (NC 299 – A Sombria Ascensão de Adolf Hitler), a Campanha no Pacífico (NC 524 - WWII: Guerra no Pacífico) invasão da Normandia (NC 257 – O Dia D), a Batalha de Stalingrado (NC 474) a aviação em tempos de guerra (NC 39 – Senta a Pua), a tentativa de assassinar Hitler (NC 148 – Operação Valquíria) e encerramos com a construção da bomba atômica (NC 244 - A Alvorada da Era Nuclear).

Com o começo da Guerra Fria, temos contos de espionagem (NC 109 – Top Secret), Revolução Cubana (NC 234 – Cuba Libre Pero no Mucho), Guerra da Coreia (NC 353 - Coreia Style), Guerra do Vietnã (NC 118) e o acirramento da corrida espacial (NC 173 – O Último a Chegar na Lua É Mulher do Padre).

Vemos a situação tensa no Brasil (NC 185 – Ditadura Militar) e regressamos à América para debater sobre a máfia (NC 157 – Máfia, Ormetá e Vendetta), não deixando de lado o cast sobre o Poderoso Chefão (NC 08) e conversamos sobre a polêmica Guerra das Malvinas (NC 303). Quase chegando ao século XXI, falamos sobre a redemocratização do Brasil (NC 543) e a questão árabe-israelense (NC 529), culminando com o ataque às Torres Gêmeas e a morte de Bin Laden e a nova era do terrorismo? (NC 259 e NC 178).

Continuando nossa viagem, entramos no campo da especulação, discutindo sobre o holocausto nuclear (NC 65 – Depois do Fim do Mundo). De lá, vamos direto para o futuro, trocar uma ideia sobre ficção-científica (NC 298) e, por fim, para rever tudo de novo, baixe os dois programas sobre viagem no tempo (NC 20) e (NC_331).

Vale também conferir os programas sobre a história do comércio (NC 468 - Do Escambo ao E-Commerce) e os dois sobre história alternativa (NC 79 e NC 451).

44 comentários:

Alexandre Marinho disse...

Ótimo irei ouvir os que faltam dessa lista e preencher as lacunas!

Celso Pinto disse...

Muito bom, desde o final do ano passado coloquei como missão ouvir todos os nerdcats em ordem cronológica, hoje (03/03/2012) terminei o de n° 79.

Yasmim disse...

Adoro os nerdcast de história e sempre odiei história no ensino médio. Se tivesse nerdcast na minha época talvez eu me envolvesse mais e gostasse...e não fosse para biológicas #NOT
hehehe

Parabéns pelo seu trabalho. Sou uma grande fã \o/

Anônimo disse...

Ja tá favoritado aqui preu escutar todos :))

Anônimo disse...

Tá favoritado aqui, irei escutar todos!

Dalinu disse...

Que post incrivel! Nerdcast eh o melhor! heheheh

Ana Paula Scolari disse...

Achei genial essa linha do tempo com Nerdcasts!

Arthur Martins disse...

Gde Spohr, eu já ouvi todos, mas nunca parei para ouvir em uma ordem lógica seguindo a história do mundo... Muito boa dica!!!!!

Matheus Nogueira disse...

Excelente guia, Eduardo! Só queria fazer um pequeno adendo: o Evolucionismo não é mais tratado como uma "teoria" pelos estudiosos da área, mas sim como um FATO científico, cuja procedência sequer é discutida, devido à sua precisão e grau de certeza sobre ela. Obrigado, e sucesso sempre!

Vinicius Moraes de Albuquerque disse...

Hehe, muito bom, uma linha temporal com os Nerdcasts. Show de bola!

Fernando Reis disse...

Muito bom Eduardo, com esse guia descobri que não tenho um nerdcast (202) huahuaha Parabéns!

anisios disse...

Eduardo, sou leitor antigo do seu Blog e livros, mas hoje veio a vontade de comentar depois desse post megaboga. Excelente post: Divertido e Didático. Pelo tempo que você ficou sem postar imaginei que estaria ainda focado no próximo livro. Motivo de me manifestar foi a sua iniciativa de apresentar uma forma criativa de conhecer o Jovemnerd para novatos. Você não sabe como esse incentivo a conhecer novas coisas é forte e importante. Eu detestava livros por causa dos péssimos livros que somos forçados a ler no colégio, e logo criei antipatia por livros, principalmente nacionais. O Nerdcast me apresentou ao fantástico Bernard Cornwell, Você ,Conn Igguldenm, Tolkien, Douglas Adams, Isaac Asimov, entre outros indiretamente. Hoje sou um leitor voraz com uma pilha de livro de quase 1,8m de livros dos quais já li mais da metade. Por causa desse tipo de incentivo, tanto do Jovem Nerd e seu, percebi que o valor do livro é dado pelo leitor ao autor e não pela Literatura. Que sim, brasileiro sabe fazer ótimos livros, você Eduardo e Raphael Draccon, entre outros, são referências que sempre uso para indicar livros nacionais de literatura fantástica ou uma leitura gostosa e divertida. Um Obrigado é pouco mas de coração por ter contribuído a mudar meu preconceito. Uma sugestão: assim como sugere livros e filmes no Nerdcast, por que não faz o mesmo no Filosofianerd, sejam ligados ao universo ABDA ou não?

Bruno Fagundes disse...

Excelente post Eduardo, vou ouvir novamente todos esses episódios. OS nerdcasts de história são sempre excelentes.

Ah. uma versão resumida da sua lista, no itunes: http://i.imgur.com/Tz1wC.png

Peregrino disse...

Como professor de história sempre me interesso por esses materiais produzidos por vocês e recomendo a quem se interessar.
Com sorte, as aulas de história se aproximarão disso que vocês fazem, guardadas as devidas proporções.

Parabéns a todos vocês e continuem assim.

Abraço

Yuri disse...

E aí grande Mestre! Tava um tampo sem visitar seu blog, mas adorei o post. Muito bom mesmo, porém só queria comentar que os links não estão indo diretamente para os episódios do nerdcast. Não sei se é problema com o site novo do JN ou com os links, mas enfim. Só pra dizer que não tá indo direto, mas baixei todos já pelo site. Abraços

eduardospohr disse...

Pessoal, obrigado pelos comentários.

Anisios, valeu pelo seu depoimento. Faz o nosso trabalho fazer sentido.

Yuri, aqui tá legal, mas outra pessoa tb reclamou disso no Twitter. Faz o seguinte. tenta clicar com o botão direito e copiar o link pra ver qual endereço aparece. Não sei se é um problema no navegador ou no site. Alguém tem tido o mesmo problema?

Danilo Luiz disse...

Oi Eduardo, não assino feed, então o Twitter me salvou desta vez, achei o post muito interessante. Sei que você posta esporadicamente, ainda assim um comentário me fez ter a idéia que talvez fosse legal colocar o Filosofia Nerd dentro do portal Jovem Nerd. Sei que as tecnologias são diferentes (você usa blogger e eles wordpress) e daria um trabalho danado para migrar, só que vejo essa união como benéfica a ambos lados. Bem, é uma idéia.
Um abraço e tomara que vocês consigam lançar o livro 2 para o Natal, seria um ótimo presente =D.

Anônimo disse...

ow boy... Agora vou ter ouvir-los em sequência de eventos.

XD

Thiago disse...

Excelente!!! Vou ouvir nesta ordem!

Thiago disse...

Excelente!!! Vou ouvir nesta ordem!

Célio Alves disse...

muito fera! bora começar a ouvir hoje :D

Eduardo disse...

=D Segue o meu blog lá se for possível! obrigado http://eduardo-oescritor.blogspot.com/

ED disse...

Acabei de terminar de re-ouvir esses nerdcasts nessa ordem sugerida. Espetacular a viagem. Voce acaba juntando informações de um com o outro e ficando com informações mais completas. Valeu Eduardo muito boa idéia sua.

Lucas Skywalker disse...

Eduardo, um dos posts mais legais blog! Bem legal essa linha do tempo nerd cara! hehehe! E esperamos mais alguns "Deconstruindo" por aí, mas se foque no livro e na vida pessoal mesmo que são mais importantes. Abraço!

Lembranças guardadas na caixa de sapatos disse...

Excelente post!

de Asgard disse...

Genial!

http://www.infoenem.com.br disse...

Excelente post!!

Victor Dias disse...

Otimo Spohr vou ouvir a todos obrigado pela ajuda

Augusto disse...

Bela iniciativa! Obrigado por atualizar o post a cada nerdcast sobre história.

Unknown disse...

Excelente roteiro. Parabéns, Eduardo.

JonatasCD disse...

Que lista!
Já ouvi a maioria.

não é por nada não, mas essa lista poderia entrar no site do nerdcast

parabéns

Adrianofirefox disse...

Os Nerdcasts históricos, todos eles são interessantes por que te deixam curioso para saber mais sobre aquele ponto da história da humanidade e o Jovem Nerd tem esse dom de externar sua curiosidade pra quem ouve. E são os melhores Nerdcasts para viagens longas e trabalhos enfadonhos que permitam que você ouça algo enquanto trabalha. São os Nerdcasts que eu mais re-ouço.

juliospider disse...

Muito bom! Irei ouvir todos novamente, mas dessa vez em "ordem". Vlw!

Gui Almeida disse...

Muito bom este post, estava eu lá procurando saber sobre os NCs de história, pois eu gosto muito e por acaso entrei aqui e achei todos eles, me polpou muito o trabalho de procurar vlw msm.

rafael disse...

Poxa Eduardo, parabéns pelo seu trabalho, nunca fui de ler livros, mas graças ao seu livro A batalha do Apocalipse, eu descobri um novo mundo. Eu sempre pensei que esse negocio de ler livros era coisa de pseudo-intelectuais. Voce conseguiu me preder a leitura, me surpreender com os detalhes, realmente, seu livro é uma obra de arte. Confesso que comprei ele por empolgação, e não tinha ideia do tamanho livro, quando chegou a minha casa, me assustei e pensei que tinha feito besteira em comprá-lo. Sempre achei monotono os livros da literatura brasileira, mas descobrir que leitura não era só novelas e novelas. Parabéns pelo seu trabalho Eduardo, porque o seu livro, alem de me contar uma estória magnifica, me ensinou a não julgar algo sem conhecer. Estou lendo agora As cronicas de gelo e fogo, ja comprei os 4 primeiros livros, e estou terminando de ler segundo livro, e ansioso por comprar Filhos do Eden. Apesar de ter conhecido este ano seu livro, o Nerdcast e tudo mais, me sinto como se voce um amigo. Desculpe pelo longo comentario. Queria ter escrito isso antes, mas não me dou bem com o Twitter e não conhecia este blog. Mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho e eu desejo a você muito sucesso!

David Franco disse...

Edu,

Parabéns pelo post, essa forma de ouvir os NC em ordem cronológica nunca havia me ocorrido, vou tentar e acredito que vai ser muito bacana.
Quanto aos links, pelo menos para mim, os episódios mais antigos estão com o link assim: "http://jovemnerd.ig.com.br/#%21/nerdcast/nerdcast-41-todos-os-nerdcasts-levam-a-roma/", sendo que o problema está neste trecho "/#%21/", caso isto esteja no teu código da pagina mesmo, retira essa parte que tudo vai tranquilo, se não estiver, aí eu não sei. :)

Post excelente, muito obrigado cara!

David Franco disse...

Edu,

Parabéns pelo post, essa forma de ouvir os NC em ordem cronológica nunca havia me ocorrido, vou tentar e acredito que vai ser muito bacana.
Quanto aos links, pelo menos para mim, os episódios mais antigos estão com o link assim: "http://jovemnerd.ig.com.br/#%21/nerdcast/nerdcast-41-todos-os-nerdcasts-levam-a-roma/", sendo que o problema está neste trecho "/#%21/", caso isto esteja no teu código da pagina mesmo, retira essa parte que tudo vai tranquilo, se não estiver, aí eu não sei. :)

Post excelente, muito obrigado cara!

Vitor Martins disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vitor Martins disse...

Também estou nessa missão de ouvir todos os NerdCasts desde do 1...
Comecei em Julho e estou no 136 no momento x)

Unknown disse...

pô, ficou muito bom esse guia. Agora vou indicar pra várias pessoas "preguiçosas" e interessadas em história que eu conheço...valeu

Karls disse...

Eduardo, excelente post (interessante seguir a ordem cronológica). Parabéns pelo trabalho e ancioso por Anjos da Morte e o próximo Desconstruindo.

CaioKen disse...

Fantástico Post, tá favoritado, quero assistir os que não vi ainda ^^

O'Vergara disse...

hoje já precisaria atualizar o post, não é? rs

Vinicius Nogueira Pereira disse...

É! O post já pode ser atualizado com os novos nerdcasts!