segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

NOVO LIVRO: romance histórico sobre a vida de São Jorge

Imagem de São Jorge na Igreja da Natividade, em Belém, na Cisjordânia, Palestina. Abril de 2018.

Senhoras e senhores, feliz 2020! Em primeiro lugar, desejo a todos um ano de paz, saúde, amor, sucesso e realizações :-)

É com orgulho (e certo frio na barriga) que anuncio que hoje, dia 1º de janeiro, começo a escrever o meu novo romance. Embora eu já tenha falado sobre ele nas redes sociais e pelo NerdCast (escute aqui, aos 18m35s), muitas pessoas ainda me perguntam sobre o meu próximo trabalho, então resolvi preparar este artigo para esclarecer todos os pontos.

Depois de publicar quatro peças de fantasia, decidi me arriscar na seara do romance histórico. Sei que é uma tarefa difícil, mas, para ser sincero, não tive opção. O amor pelo estudo de história está no meu sangue, é algo que me fascina há décadas. Desde 2010 flerto com o tema, tendo abordado períodos históricos distintos em todos os meus livros anteriores, de uma forma ou de outra.

Igreja Grega Ortodoxa de São Jorge, na cidade de Lod, Israel, onde o próprio santo teria nascido e se criado.

Sem título ainda, a obra será ambientada nos dias finais do Império Romano, durante (e após) a Crise do Terceiro Século, quando a civilização mediterrânea é sacudida por invasões bárbaras, rebeliões provincianas, disputas internas e revoltas religiosas. O Senado (e a própria cidade de Roma) começam a perder força, e o núcleo de poder é gradualmente transferido para o Leste.

No centro desses acontecimentos está Georgios, o maior soldado do imperador Diocleciano, tido como o mais leal dos oficiais da Púrpura. Georgios, como afirma a tradição, foi executado durante a última perseguição aos cristãos. Hoje, ele é conhecido como São Jorge.

O que é um romance histórico?

Mausoléu do santo na Igreja Grega Ortodoxa de São Jorge, em Lod, Israel.

MAPAS DO CAMINHO: Para não me perder ao longo da estrada, reuni uma série de recursos importantes, “mapas do caminho”, como se diz no jargão literário.

Por dois anos, me dediquei à pesquisa de campo, visitando alguns sítios arqueológicos ao redor do mundo, tais como a cidade de Lod, em Israel, onde Georgios teria nascido; as ruínas de Pompeia, em Nápoles; o fórum romano e os escombros de Bizâncio (hoje, Istambul). Li muitos livros sobre o assunto, vasculhei cartas e documentos, mas, como eu costumo dizer, um romance sempre deve ter como foco o enredo e (sobretudo) os personagens. Em uma obra de ficção, é isso o que importa — e é o que eu pretendo fazer.

Templo de Apolo, no Parque arqueológico de Pompeia. Nápoles, Itália. Verão de 1994.

TRÊS VOLUMES: Quando idealizei o projeto, minha ideia era condensar a história em um único tomo, mas ao esboçar o roteiro percebi que seria impossível contar todas as fases da vida do santo em apenas um volume - portanto terei de dividi-la em três.

LANÇAMENTO: O primeiro livro (se tudo der certo) chegará às livrarias em novembro de 2020.

O famoso million (ou milão). Essa coluna, erguida no centro da antiga cidade de Constantinopla, servia pare medir todas as distâncias do Império Romano do Oriente. Istambul, Turquia, 2008.

Isso é tudo o que eu posso dizer por enquanto. Críticas, opiniões e comentários são sempre bem-vindos. Vou publicando as atualizações no meu blog, Medium e redes sociais à medida que elas forem surgindo.

Vamos juntos. Qualquer dúvida, só perguntar. Um abraço,
Eduardo

Nenhum comentário: