terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Workshop de “Estrutura Literária – A Jornada do Herói” em SP. Confira vídeos e fotos

Eu, nervoso e com a camisa amarrotada :-O

Aconteceu no último sábado, 6, o workshop de “Estrutura Literária – A Jornada do Herói” na Associação Cultural Thélos, em São Paulo.

O objetivo foi apresentar estudos de pesquisadores como Carl Jung, Joseph Campbell e Christopher Vogler, cujas obras até hoje ajudam os autores de várias mídias a delinear suas próprias histórias.

Na pauta, conceitos psicológicos, antropológicos, arquétipos e a famosa “fórmula” da Jornada do Herói, chamada por Campbell de “O Monomito” e sintetizada por Vogler em seu livro: “A Jornada do Escritor”.

Para quem não pode estar presente, abaixo disponibilizo o esquema em ppt, além de fotos e vídeos. Alguns trechos do streaming estão um pouco lentos, mas a maioria deles pode ser assistida sem problemas.

CURSO NO RIO

Para o pessoal do Rio, fica a dica. Dia 06 de março começa a segunda edição do curso de Estrutura Literária na Faculdade Hélio Alonso (Facha), em Botafogo.

Quem desejar se inscrever, basta clicar aqui. Caso tenha algum problema com o seu browser, envie-me um email para que eu possa ajudá-lo (eduardo.spohr@gmail.com).

Início: 06/03/2010
Carga Horária: 24h + 8 horas de trabalhos
Aulas: 4h por aula, ao longo de 6 sábados (1 mês e meio)
Investimento: R$ 320,00 ou 2 x R$ 160,00

APRESENTAÇÕES EM PPT

» Arquivo 1
» Arquivo 2
» Arquivo 3

MULTIMÍDIA

» Assista aos vídeos do evento
» Confira as fotos da palestra

12 comentários:

Fernando Barone disse...

Foi bem legal! Material altamente recomendado!

Mais uma vez obrigado por este workshop, Eduardo! Aposto que vários nerds foram embora com a cabeça fervilhando de idéias!

eduardospohr disse...

Valeuzão, Fernando!

Aliás, quem tiver críticas e dicas de como eu posso melhorar, por favor, poste nos comentários ou me escreva um email.

Esta foi a minha primeira palestra. Não sei se fui muito bem, mas como pretendo dar outras, é importante vcs me ajudarem a melhorar.

Abracos!

Carlos Carvalho disse...

Faço minhas as palavras do Fernando. Certeza que saí de lá com muitas idéias. Estou lendo O Herói de Mil Faces e com certeza está muito mais fácil entender os conceitos do Campbell depois da sua palestra.

Principalmente pelo fato de que agora aprendi a identificar personagens de filmes e livros dentro desses conceitos.

Muito bom mesmo. Parabéns!

Leon | Trocistas disse...

Não tô conseguindo ver o stream D:

Cutia - Gustavo disse...

concordo com o Fernando, mas gostaria de sugerir que fosse trabalhado mais as idéias do arquétipos... Não que elas não tenham dado conta! Mas creio que ficou vago a "adaptação" da personagem, tanto que tece varias perguntas sobre "mentor" quem é quem na historia... A jornada do heroi em si foi mais facil de absorver. E acho que faltou falar de referencias, pois creio que muitos sairam com a ideia de " vou pegar ideias do SW, Lost, e escrever meu livro"...

Danilo Luiz disse...

Foi excelente o Workshop. Pena que num saiu uma foto que posei com o livro "A Batalha do Apocalipse".

Aguardando o curso em São Paulo. Pessoal agita aí, senão não vai ter curso por aqui.

Pg 400 - Finally! Agora nunca mais mando ninguém ao inferno, só digo "Vá a Sheol" rsrsrsrsrs.

Abraços.

Abylyz disse...

eu mandei feedback e não tive feedback do meu feedback!

Unknown disse...

Eae Spohr! Foi demais o workshop, fui sem noção o suficiente pra levar minha namorada até lá e ela pirou. haha achou demais, assim como eu.

A maior lição que aprendi foi: A máquina de lavar é um guardião de limiar.

Abraço

Presto disse...

Não pude ir pela logística mesmo, mas vou conferir toda a apresentação e os videos.
abs

Unknown disse...

muito bom, infelizmente ñ estive presente, se possivel em um futuro breve haver outro workshop vai ser mais do q bem vindo em são paulo, abço Garland, o Nunes

Edes disse...

Excelente workshop Spohr, revigrou meu animo com meu estacionado projeto de livro. Como critica construtiva acho que a participação dos presentes ficou um pouco confusa. Quem sabe repensar essa parte tornando mais interativo para os paticipantes seria legal. Nota 10

Marcelo Ferrari disse...

Eduardo eu assisti sua palestra e gostaria de ver os vídeos mas o ustream é muito lento fica travando toda hora, tem como você disponibilizar os vídeos para download.
Outra dúvida é porque vocês nunca fizeram um nerdcast sobre a jornada do herói, quando assisti sua palestra foi um tapa na cara não imaginava que era tão bom assim. Acredito que com um nerdcast todos ganhariam inclusive os próprios participantes que poderiam trocar ideias sobre o tema.
[]'s
Marcelo Ferrari