sábado, 4 de julho de 2009

Dicas para mestres e jogadores de RPG

Concepção visual do artista Keith Parkinson

Há quase 10 anos, quando eu trabalhava no site Aqui, a revista eletrônica do buscador Cadê, escrevia quinzenalmente uma coluna de RPG. Na época, eu jogava bem mais do que hoje em dia, e tinha muito material próprio arquivado.

Quando a StarMedia (que controlava o Cadê) faliu, todas as páginas acabaram saindo do ar e eu achei que perderia as minhas colunas para sempre. Mas, para minha surpresa, navegando na internet, encontrei o site do designer e amigo Jacques Chueke, que era então responsável pela diagramação das páginas.

No website, o Jacques publicou algumas colunas, na seção de portifólio. Resultado: alguns dos meus artigos então de volta online!

Como eu sei que muita gente que lê este blog também joga RPG, resolvi indicar aqui duas matérias. Uma delas contém dicas para mestres; outra dá sugestões para jogadores, desde a criação de personagem até a interpretação.

Para visualizar, é só clicar nos links abaixo. Espero que seja útil!

» Dicas para o Mestre - o seu manual de sobrevivência
» Dicas de Jogador – como tornar o jogo mais agradável

18 comentários:

The Gunslinger disse...

Ótimas dicas.

E uma coisa, no final dos artigos tem uma breve frase, estilo Jovem Nerd News... Coincidencia?! =)

The Gunslinger disse...

Aaaa sim e as dicas para jogadores, sensacional. Principalemnte a "não roubem".

Caos disse...

Esse esquema da frase no final do artigo ja tinha na revista da Wizard Brasil, isso em 96/97.

eduardospohr disse...

@The Gunslinger,

Acho que é pura coincidência. Duvido que Jovem Nerd ou Azaghal tivessem lido a revista "Aqui" nessa época.

Abração!

Ítalo disse...

obrigado pelas dicas, pude (re)ver muitos erros meus que eu sempre lutei para corrigir.

obs.: as dica mais importante dos jogadores é a do NÃO ROUBEM.

no mais nada mais

eduardospohr disse...

@100nick,

Cara, fico sinceramente feliz que os artigos tenham ajudado. :-)

Rodwolf disse...

Sensacional Eduardo, vou recomendar os links via twitter. Vale muito a pena interessados e iniciantes lerem, na verdade existem alguns jogadores velhos e mestres de "carreira" que deveriam ler também. E a melhor definição para explicar o que é rpg para um jogador iniciante que eu já vi foi "É como ler um livro, com a diferença que você pode interferir"

Yuri Carlos disse...

Parabéns cara!
Muito boa as dicas, ainda mais pra quem tá começando a jogar agora. Essa galerinha MMORPG não sabe o que é um RPG maneiro. Azar o deles hahahea

O que eu fiquei impressionado é que aquele artigo já tem 9 anos, o que me fez pensar que vc escreveu aquilo quando era um moleque. O que é massa, vou perder a vergonha e começar a jogar as bobagens que escrevo na rede também. =D

PS.: Não é a primeira vez que cobro isso e vc tá fazendo suspense, mas eu quero "A BATALHA DO APOCALIPSE" cacildis! hahaheha

eduardospohr disse...

@Yuri,

Eu nem era tão moleque não cara, agora é qu 'tô velho (33) heheheheheheh.

Coloca sim várias coisas suas na rede. Abre um blog e divulga aqui nos comentários. A proposta dos blogs é essa mesma. Manda ver e me avisa.

"A Batalha do Apocalipse" volta à Nerdstore antes do fim do ano COM CERTEZA :-)

Wade disse...

Excelente, infelizmente nunca consegui um grupo em que todos deixavam a vergonha de lado pra jogar. Era sempre um tal de 'Eu pergunto tal coisa pra ele', o que irrita bastante qualquer mestre. Se algum dia voltar a jogar com certeza vou passar esses textos para todos do grupo.

Abraço.

Rafael Rocha(sseph) disse...

Ótimos artigos mesmo... Adorei a parte do não robem, conheço pelomenos um que deveria entender isso xD
Continue com o "good job" e estamos esperando "A Batalha do Apocalipse".

Jonas disse...

Gostei dos textos, comecei a jogar a pouquíssimo tempo mas já percebi algumas coisas que posso mudar como jogador.
E quem sabe algum dia chegue a mestrar. ^^

Achei interesssante os textos também para pensar um pouco sobre a escrita de histórias, algumas coisas podem ser aplicadas em contos, romances, etc.

E aguardando a chegada de Anjos da Morte às livrarias. *-*
Muito mais sucesso, Spohr! =)

troller disse...

demais só gostaria de saber onde compro um tabuleiro de qualquer rpg e todas as outras coisas :( alguém me indica algum ae

troller disse...

demais só gostaria de saber onde compro um tabuleiro de qualquer rpg e todas as outras coisas :( alguém me indica algum ae

Marcus Costa disse...

Muito bom, me ajudou bastanate para mestrar o meu RPG!
ESSSE BLOG ENTROU NA MINHA ROTINA!

Marcus Costa disse...

mUITO BOM! ME AJUDOU COM O MEU RPG!

Unknown disse...

Oi Eduardo não sei se você ainda recebe feeds deste post, mas alguns amigos e eu estamos pensando em começar a jogar RPG, o problema é que alguns nunca jogaram antes. Gostaria de saber se você pode me dar uma dica de algum RPG que seja mais simples para começar.

Obrigado

A prpósito, ótimo post

Unknown disse...

Aquela frase do Einstein logo de cara já diz tudo sobre o que é um RPG... Sempre me orientei por essa frase parar me aventurar e fazer uma ótima campanha de jogo...