sábado, 18 de julho de 2009

A evolução dos modelos de beleza nos action figures de Star Wars: 70-80 / 90 / 2000

Chewbacca: décadas de 70-80, 90 e 2000

Outro dia eu estava vendo no Discovery Channel um programa interessante sobre os modelos de beleza de cada época, e como esses modelos se transformam tão rapidamente na sociedade de hoje.

No programa, para ilustrar a obsessão do homem contemporâneo pela malhação, um estudioso comparou um boneco do Luke Skywalker da década de 70 (da coleção vintage), com outro do fim da década de 90 (coleção Power of the Force). Resultado: Depois de 15 anos, o mesmo cavaleiro jedi ganhou vários quilos de músculos!

Como há muitos anos sou um aficionado por brinquedos do Guerra nas Estrelas, resolvi tirar a prova e observei os mesmos personagens em três coleções diferentes: a vintage (70-80), Power of The Force (90) e Legacy Collection (2000).

Perceba que, na década de 70, era bonito ser magricelo, o famoso “vara-pau”. Já no final da década de 80 e início de 90, Stallone, Schwarzenegger e tantos outros trouxeram o conceito do corpo “bombado”. Finalmente, os anos 2000 valorizam o corpo forte, porém definido, menos inchado e mais esguio.

É impressionante como isso é uma realidade e se reflete em todos os níveis da sociedade de consumo, inclusive, como vemos, nos action figures do Star Wars. Repare nas imagens.

Han Solo: magricelo nos anos 70, bombadaço em 1990 e "normal" em 2000

Vader: vintage, Power of the Force e coleção atual

EM TEMPO

Já viu a última foto do encontro de cúpula da turma do NerdCast no Rio? Veja aqui.

Neste domingo, 19 de julho, rola o lançamento do livro “O Amor na Rede”, do nosso ufólogo Jorge Poggi, convidado do NerdCast 112a. Eu estarei lá. Quem quiser, apareça para bater um papo nerd. Visualize o convite aqui.

12 comentários:

Pedro Américo disse...

muito bacana as comparações. eu tenho alguns da primeira leva - dec 70 - e por causa do nerdcast assinei a coleção d'agostini.

grande abraço dudu/jacob.

eduardospohr disse...

@Pedro Américo,

Hahahahah Jacob é ótimo! hehehehe

Teoricamente a minha coleção seria toda da década de 70. Essa era a ideia inicial. Mas acabei comprando de outra colecoes tb, pele dificuldade em achar action figures vintage.

Abs

@_VictorHugo_ disse...

puts isso me lembrou um trauma de infancia... eu tinha esses bonecos mais velhos po ate o yoda todos eles era irado, ai minha mãe doou pra... pqp que odio
vc tem os outros?
abraço

eduardospohr disse...

@@_VictorHugo_,

Putz, nem me fala. Já passei por isso tb. Vc chegou a escutar o NerdCast 166? Eu conto essa história. Foi brabo :-(

Tenho alguns outros. Abaixo a foto da minha coleção.

http://www.twitpic.com/5c89n

Abs

Chiriko disse...

Tinha visto um documentário que citava o Luke ter ficado bombado também, mas acho que era um outro que falava mais sobre anabolizante mas que chegava nessa parte de modelo de beleza, até lembrei quando vi o título.

Pior que doar é você mesmo perder, tinha os protagonistas do Episódio I e sumiram inexplicavelmente =\... mas em geral eu prefiro figuras de escalas maiores

Rodwolf disse...

O Han Solo bombadaço dos anos 90 pode se passar por Deckard fácil, deve ser o sobre tudo...e a cara do Harrison Ford =P

Mariano disse...

Eu tive os action figures da coleção Vintage, eles tem um ar mais infantil do que os subseguentes... Concorda?

Unknown disse...

@benecsa caraca! eu tenho o chewbacca do meio! ^^

Eduarda disse...

Quero só ver como vão ser os action figures daqui a 10 anos. Alguma aposta de modelo?

Anônimo disse...

porque os bonecos do meio saun mais fortes

Lucas Skywalker disse...

Nossa, pior que é um padrão mesmo! Os SOS comandos dos anos 90 são prova disso (embora os comandos em ação fossem mais magrelinhos) também.

Parabéns pelo Blog, Eduardo!
Entrei realmente no mundo dos blogs ontem, sobre RPGs, campanhas e tudo mais, depois dá uma olhadinha! =)
Abraço!

The Gunslinger disse...

Muito legal essse post. Algo que eu nunca tinha percebido. Estamos cercados pela manipulação da moda e nem percebemos. =)