Outro dia eu estava vendo no Discovery Channel um programa interessante sobre os modelos de beleza de cada época, e como esses modelos se transformam tão rapidamente na sociedade de hoje.
No programa, para ilustrar a obsessão do homem contemporâneo pela malhação, um estudioso comparou um boneco do Luke Skywalker da década de 70 (da coleção vintage), com outro do fim da década de 90 (coleção Power of the Force). Resultado: Depois de 15 anos, o mesmo cavaleiro jedi ganhou vários quilos de músculos!
Como há muitos anos sou um aficionado por brinquedos do Guerra nas Estrelas, resolvi tirar a prova e observei os mesmos personagens em três coleções diferentes: a vintage (70-80), Power of The Force (90) e Legacy Collection (2000).
Perceba que, na década de 70, era bonito ser magricelo, o famoso “vara-pau”. Já no final da década de 80 e início de 90, Stallone, Schwarzenegger e tantos outros trouxeram o conceito do corpo “bombado”. Finalmente, os anos 2000 valorizam o corpo forte, porém definido, menos inchado e mais esguio.
É impressionante como isso é uma realidade e se reflete em todos os níveis da sociedade de consumo, inclusive, como vemos, nos action figures do Star Wars. Repare nas imagens.
Han Solo: magricelo nos anos 70, bombadaço em 1990 e "normal" em 2000
Vader: vintage, Power of the Force e coleção atual
EM TEMPO
● Já viu a última foto do encontro de cúpula da turma do NerdCast no Rio? Veja aqui.
● Neste domingo, 19 de julho, rola o lançamento do livro “O Amor na Rede”, do nosso ufólogo Jorge Poggi, convidado do NerdCast 112a. Eu estarei lá. Quem quiser, apareça para bater um papo nerd. Visualize o convite aqui.