sábado, 19 de setembro de 2009

Conheça o curso “Estrutura Literária – A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura”

Clique na imagem para ampliar

Caros leitores, tenho uma novidade para vocês.

Acreditem ou não: agora eu sou professor universitário. Isso mesmo! No dia 13 de outubro, na FACHA de Botafogo, começa o meu curso “Estrutura Literária - A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura”, com duração de um mês.

Teoria - A idéia é ser um guia para aqueles que desejam aprender a criar histórias segundo a famosa “fórmula” da Jornada do Herói, proposta pelo mitólogo Joseph Campbell, que influenciou toda a indústria do entretenimento no mundo.

Análise - Além das aulas expositivas, vamos também analisar cinco filmes icônicos, cujas narrativas completam o ciclo da jornada do herói em momentos diferentes da história da humanidade: “Gladiador”, “Senhor dos Anéis”, “Guerra nas Estrelas”, “Matrix” e “Cidade de Deus”.

Etapa prática - Por fim, o aluno produzirá um “esqueleto” de uma história para a mídia à sua escolha (romance, filme, HQ ou peça teatral), seguido os padrões da jornada, com personagens arquetípicos da trajetória universal.

Você vai recusar o chamado para esta aventura?

» Página dos cursos de extensão da FACHA
» Confira o planejamento detalhado das aulas
» Faça sua inscrição
» Baixe o esquema do curso (.pdf)

MAIS INFORMAÇÕES

CARGA HORÁRIA: 24h - 8 aulas + 06 (seis) horas de pesquisa e trabalhos

HORÁRIO: 19h às 22h

DIA DA SEMANA: Terças e Quintas-Feiras - 4 semanas - 08 aulas

LOCAL DO CURSO: Campus II - Rua da Matriz, 49 - Botafogo

INVESTIMENTO: R$ 320,00 ou 2 x de R$ 160,00 - Aluno/Ex-aluno R$ 260,00 ou 2 x de R$ 130,00

PRÉ-REQUISITO: Estudantes universitários ou profissionais já formados. Adultos com Ensino Médio.

13 comentários:

Ell Fiscina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ell Fiscina disse...

Quem me dera morar no Rio...
Espero que você faça um curso desse em Salvador, pra que eu possa participar.

Parabéns e boa sorte!!

Rodrigo disse...

Se fosse em Curitiba eu iria. Sucesso!

Abraços,
Rodrigo Stulzer
transpirando.com

Anônimo disse...

Eu queria ter um professor nerd como você, quando falo de Cornwell ou Neil Gaiman na sala, os professores só sabem dizer: Essas porcarias de hoje em dia, leia Alvares de Azevedo!

Pena que moro no interior do Pará, e aqui nem dão condições decentes para os professores regulares, quanto mais para os cursos extras, senão eu enchia o saco da coordenação para tentar trazer você para dar um curso aqui.

Vou pelo menos ler livros que você indicou por aqui e nos nerdcasts. Abraços e sucesso.

eduardospohr disse...

"Quando falo de Cornwell ou Neil Gaiman na sala, os professores só sabem dizer: Essas porcarias de hoje em dia, leia Alvares de Azevedo!"

Joaquim, faça como eu: mande-os para o INFERNO!

Nada contra Alvares de Azevedo, e sim contra professores idiotas.

Fernando Barone disse...

Ah, se fosse em sampa... já tava lá!

gabi disse...

Bah, adorei a proposta do curso. Moro em Passo Fundo - RS (considerada a Capital Nacional da Literatura!), estou pensando seriamente em mostrar para um professor da faculdade, tentar fazer a cabeça do pessoal para trazê-lo pra cá, até talvez por um grupo de estudos sobre Jung que estamos montando, seria interessante. Quem sabe... Nem que seja um curso mais básico, ou uma oficina, o que acha?

Pedro Torres disse...

eu n sou do Rio.
=/
esperoq ue creça para outras cidades!
bao sorte!
=D

Vinicius Machado disse...

pena que eu more em RS, se não iria com toda a certeza fazer o curso, sou um aspirante a escritor e tento sempre melhorar! Apesar de eu não ser bom, e nem consigo melhorar xD, mas continuo tentando! Parabéns e boa sorte! E tomara que tu venha para o sul, em uma espécie de turnê, para divulgar o livro!

gregory disse...

odeio blog preto.

Julio disse...

Bacana, tentarei fazer

Viajante dos Sonhos disse...

Eu acho que isso é o começo da minha própria jornada como heroina... vamos ver oq vai acontecer com a "protagonista" agora que ela decidiu aceitar o convite do mentor intelectual ;)

Thay Gomez disse...

Eduardo,

Existe a possibilidade de a FACHA e você aplicarem uma versão online do curso?

A literatura é a minha vida e trabalho agora, e adoraria fazer este curso. Pelo visto, não sou a única de longe que se interessou pelo tema.

A sugestão que deixo é a de uma versão virtual, para quem não mora no Rio: pagamento por boleto e aulas online. Acredito nesta alternativa.

Abraços e mais sucesso sempre!