sábado, 4 de abril de 2009

Discos voadores, cinema e cultura pop dos anos 50

Discos voadores, ETs, abduções alienígenas e ufologia em geral são assuntos freqüentemente discutidos em rodas de conversa da comunidade nerd.

Pessoalmente, sempre fui fascinado pelo tema, um tópico tão amplo que seria impossível de ser abordado num único post. Por isso, preferi ser sucinto e, em vez de escrever muito, utilizar links e hipertexto para expandir o artigo.

Outro dia eu estava revendo um episódio do Arquivo X (‘O Ser do Espaço’, 1ª temporada) e me lembrei que certa vez aluguei uma série de filmes de discos voadores dos anos 50 e os assisti em seqüência.

É uma coisa que todo nerd gosta de fazer, e pensando nisso resolvi dividir a minha experiência e compartilhar um pouco do que eu aprendi nessas sessões insanas povoadas por monstros gigantes e aliens gosmentos.

A ERA NUCLEAR

A questão nuclear está quase sempre presente nos filmes de discos voadores da década de 50.

Muitas vezes os ETs eram atraídos ou despertados por atividades atômicas; em outras, eram alimentados por radiação. Não raro, os governos usavam armas nucleares para expulsar os invasores e há também histórias em que alienígenas bonzinhos vinham à Terra alertar os seres humanos para os perigos que corriam (com a manipulação dessa nova tecnologia).

COMEÇANDO...

Como você pode começar a mergulhar nesse universo sideral? Primeiro, entre de sócio para uma boa locadora. No Rio, indico a Paradise Vídeo, em Copacabana. Em Sampa, me recomendaram a 2001, na Av. Paulista.

Em seguida, tenha uma coisa em mente. Você está vendo filmes antigos. São legais, mas é importante entender que o ritmo é outro, a trama é em geral mais inocente e os efeitos, mais toscos. Portanto, se você quer entrar nessa, tem que relaxar para poder se divertir.

SEIS FILMES IMPERDÍVEIS

A película essencial, que é um marco para os filmes de ETs, é O Dia em Que a Terra Parou’, de 1951 (esqueça o de 2008). Ainda em preto e branco, apresenta um extraterrestre bondoso e explora a tensa situação política mundial no auge da Guerra Fria.

Em seguida, assista A Guerra dos Mundos’, de 1953, baseado no romance do mestre H.G. Wells. Pela primeira vez, os aliens aterrissavam na Terra em Technicolor, o que passou a ser uma marca dos filmes do gênero.

A cor era um diferencial comparável aos efeitos especiais de hoje em dia: não garantia uma boa história, mas ajudava a atrair jovens ao cinema – e os jovens eram justamente o público alvo dessas produções.

A seguir, em 1956, outra película clássica foi exibida: A Invasão dos Discos Voadores’ (‘Earth vs. the Flying Saucers’), que contava com as criaturas animadas por Ray Harryhausen (quem não se lembra de ‘Fúria de Titãs’, 1981?).

A técnica de filmar monstros em stop motion (ou quadro a quadro) de Harryhausen deixou os fãs de ficção científica malucos, o que abriu espaço para mais filmes no estilo.

Falando em Ray Harryhausen, também é importante assistir O Monstro do Mar Revolto’ (‘It Came from Beneath the Sea’, 1955) e A 20 Milhões de Milhas da Terra’ (‘20 Million Miles to Earth’, 1957). Embora não sejam exatamente sobre alienígenas, esses filmes captam com perfeição a atmosfera “terror espacial” sobre o qual estamos falando.

Para finalizar, destaco a produção O Horror Vem do Espaço’ (‘Fiend Without a Face’, 1958). Este é um filme de nacionalidade britânica, mas cuja trama se passa em uma base militar nos Estados Unidos.

Apesar de ser um dos mais recentes da leva, foi filmado em PB e, confesso, é um dos que eu mais gosto, talvez por seu caráter histórico. Radiação, perseguição política e Guerra Fria em pauta.

Embora eu esteja esquecendo de muuuuuuuuuuuuita coisa, acho que experimentar esta seleção pode ser uma boa maneira de começar.

Se você, nerd, tiver algum outro bom filme de invasão ou destruição alienígena para recomendar (não precisa ser só dos anos 50), sinta-se à vontade para fazê-lo.

Os pacifistas que me desculpem, mas ainda acho que o melhor a fazer é guardar algumas bombinhas atômicas para o caso de uma invasão. Sempre melhor prevenir :-)

TRAILERS

» O Dia em Que a Terra Parou
» A Guerra dos Mundos
» A Invasão dos Discos Voadores
» O Monstro do Mar Revolto
» A 20 Milhões de Milhas da Terra
» O Horror Vem do Espaço

LINKS

» Nerdcast 112a
» Nerdcast 112b
» Paradise Vídeo
» 2001 Vídeo

MATÉRIAS

» Vídeos mostram registros de ETs
» Conheça os casos mais famosos do Brasil
» ETs são amigos ou inimigos?

16 comentários:

LeandroZSC disse...

Excelente post! Eu sou megafã d'O Dia em que a Terra parou original; minha única reclamação sobre este post é a falta de ênfase no quão abominável a versão de 2008 é... :)

Sempre adorei o tema também mas, talvez por ser um eXcer de carteirinha, nunca gostei de muitos filmes do gênero... a série era boa DEMAIS (ok, esquecendo as últimas temporadas...) fazendo com que a maioria dos filmes ficasse totalmente sem graça.
Bom, talvez uma exceção notável seja 'Fogo no Céu'(Fire in the Sky, 1993) que é baseado em um relato de abdução supostamente real. Se não me engano ele até foi citado no Nerdcast 112. Por causa desse filme eu tive a esperança de ver algum OVNI durante o período em que trabalhei no Arizona :o)

'Contato' e 'Contatos Imediatos de Terceiro Grau' já são figurinhas carimbadas mas que merecem ser citadas. Pena que não são exatamente sobre invasão/destruição alienígena, hehe.

Um abraço!

Gustavo Gaspar disse...

Muito bom, Edu. Tenho uma leve queda pelo assunto, hehehe. Acho que a Força Aérea ainda tem muito a nos dizer sobre a Operação Prato.

Abraço!

JG Pereira disse...

Eu só tenho uma coisa a dizer..... Eu não esrevi o amor na rede...hahahahah

Fantástico post...eu adorava esses filmes, e tenho uma recomendação, na década de 80 se não me engano, final dela, a globo passava um seriado de madrugada que o nome era V ....não lembro se aqui tinha um outro nome, mas era sobre aliens, que estavam na terra e usavam uma forma de disfarce para ficar parecidos com humanos, e o amrcante é que eles se alimentavam de ratos.

Dificil de se achar, mas vale a pena.

JG Pereira disse...

http://en.wikipedia.org/wiki/V_(TV_series)

http://www.imdb.com/title/tt0086823/

http://www.imdb.com/title/tt0085106/

eduardospohr disse...

@ LeandroZSC,

Não falei muito sobre a versão de 2008 simplesmente pq não assisti. Mas é verdade: não vi ninguém q tenha gostado.

eduardospohr disse...

@ Gustavo Gaspar,

Teve um episódio do "Linha Direta: Mistério" sobre a Operação Prato. Se tivesse para vender, eu compraria. Nunca gostei do "Linha Direta", mas os episódios históricos de de mistério eram ótimos.

eduardospohr disse...

@ Baylor D.,

PÔ, eu ADORAVA "V, a Batalha Final".

Bruno Vox disse...

Vou ver se encontro os filmes, o tem é extremamente interessante, o mistério é um bom estimulante.
.
Gostaria de ver um OVNI, deve ser uma sensação bem assustadora.

Erich disse...

Excelente post. Recomendo de 1951 The Thing from Another World e a sua refilmagem de 1982 The Thing (aqui no Brasil saiu como Enigma de outro mundo)feita pelo mestre John Carpenter. A refilmagem ficou marcada, pois vinha na contramão dos ETs bonzinhos (E.T. e Contatos Imediatos) além de ser um alien que tomava qualquer forma, realmente assustador ainda hoje.

Wanderson Oliveira disse...

WOW!!!
Parabéns pelo post, esse é realmente um assunto muito amplo, mas vc coseguiu passar uma otima "introdução".

Andrei disse...

Boa matéria, uma pena que as versões mais recentes sejam tão sem conteúdo mas cheias de efeitos visuais.

http://jackotrog.blogspot.com/

Júnia Matsuura disse...

Eu adorava Arquivo X, eu assistia a versão dublada na FOX, antes de eles colocarem a legendada. Ainda não tive oportunidade de rever a série...Esses filmes da decada de 50, confesso, nunca ouvi falar, exceto Guerra dos Mundos(cujo DVD nas Americanas custava uns 10 reais) e o Dia em que a terra parou...mas nunca cheguei a vê-los.

Filme de E.T. pra mim é do Steven Spilberg, com seus planos ponto-de-vista do próprio E.T., simplesmente GENIAL!

Agora, tenho que escrever um roteiro pra uma disciplina da faculdade, e to pesquisando sobre algumas referencias de aproximação extra-terrestre, essas coisas do genero...

Será que com esses filmes consigo ter uma base para um roteiro de um curta?

eduardospohr disse...

Oi, Junia.

Primeiro, sobre o Arquivo X, já saiu tudo em DVD. Já comprei a primeira temporada e estou revendo tudinho, tb dublado. Adoro dublado :-)

Qdo aos filmes, acho que vc teria sim uma base de roteiro para um curta, mas seria uma coisa estilo "trash", pq esses filmes são bem "trash" mesmo, mas no bom sentido.

De qualquer maneira, aconselho vc assistir. Mal não vai fazer.

Vinícius disse...

Adoro filmes de ficção científica, e sobre os famosos casos de aliens (como o caso Roswell), os filmes que eu mais gosto de alieniges é 1º-Marte Ataca / 2º-Guerra dos Mundos 1953 e 3º-Guerra dos Mundos 2005. Muito bom o site, espero que você tenha bom sucesso e tudo de bom, um abraço.

eduardospohr disse...

@google

Mais dicas sobre filmes de ETs aqui: http://200.255.218.90/publicador/fotogaleria.php?id_fotogaleria=812

Aliás, quarta-feira, 4 de junho, é Dia do Disco Voador.

Mark Eric disse...

Bem completo o artigo.
Abraço!