quarta-feira, 18 de março de 2009

Os testes atômicos mais insanos da história


A bomba atômica é um assunto que sempre me fascinou (e não estou sozinho). Não é para menos. Sempre imaginei o arsenal nuclear como a arma definitiva da humanidade. Tudo mudou depois que o homem descobriu que podia apertar um botão e destruir o planeta.

No carnaval de 2004 eu e Bluehand nos encontramos na casa do Azaghal para jogar conversa fora (já viu nerd pular carnaval?) e o garoto levou um DVD assustador, só com vídeos de testes nucleares. Ficamos fascinados com o potencial de destruição das bombas, mesmo já sabendo o estrago que um brinquedinho desses faz quando cai.

Outro dia (noite), navegando no YouTube, descobri que a maioria desses vídeos está agora online. Não deu outra: acabei indo dormir só lá pelas 3 da manhã.

Guardei os links, lógico, para compartilhar com quem tenha interesse, e dei uma reciclada nos meus estudos sobre cada filmagem.

Uma das mais impressionantes é a que mostra a detonação da bomba russa Czar. Esta belezinha foi projetada para suportar uma carga de até 100 megatons, mas o teste foi feito “só” com 50. Pra você ter uma idéia, a bomba que caiu em Hyroshima tinha menos de 1 (um) megaton!

O projeto foi posto para escanteio porque os cientistas constataram que a energia destrutiva de uma bomba com mais de 30 megatons poderia queimar (e destruir) a atmosfera. Se liga neste gráfico.


Outro vídeo incrível é o do canhão nuclear. Essa arma (parece um canhão comum) seria utilizada em um campo de batalha, para atacar um exército inimigo a uma distância mais ou menos pequena. Lançava um projétil que continha uma ogiva de potencial razoável. A gravação é impressionante. O canhão dispara, e em segundos você vê o cogumelo à distância, no deserto. Stunning!

Destaque também para uma curta compilação de explosões submarinas e para uma fita de orientação (lembra até os vídeos da Dharma) do governo estadunidense sobre um teste nuclear levado a cabo em 1955.

Coisa de nerd? É! Mas é também história.

Termino este post recomendando fortemente dois filmes indispensáveis sobre guerra nuclear. Um deles é ‘The Day After’ (1983), que muita gente deve conhecer, e ‘Threads’ (1984), que mostra o que teria acontecido se houvesse um ataque atômico na Inglaterra.

Assista todos os vídeos:

23 comentários:

Leandro Substance disse...

Quem já passou dos 30 sempre tem algum pesadelo com guerra nuclear pra relatar. Mas vou mudar o foco e plantar a semente da discórdia: o homem não conseguiu(ainda) desenvolver uma arma pra acabar com o planeta. O que ele pode é acabar com a raça humana e com mais um balde de criaturas do globo. A Terra mudaria de cara, e só. Mas é normal essa nossa mania de achar que está no centro de tudo.

Como digo pros meus irmãos de filosofia: Cosmo, do grego, significa disciplina. Não existe jurisprudência no universo. Graças aos deuses a natureza é a rainha do pragmatismo e o “jeitinho brasileiro” é só uma invenção da raça.

Não é uma explosão nuclear, mas a gente que durma com um barulho desses.

JG Pereira disse...

Rapaz...é....Armas de Destruição em Massa.dentre elas as armas nucleares são sinistras demais....

Bruno Vox disse...

Caraca, e eu estava lendo sobre bombas nucleares para terminar um mini conto que estou fazendo. Um inverno nuclear. Valeu pelas dicas uteis.

Bruno Vox

Abraços

eduardospohr disse...

@ Leandro,

Isso a gente não sabe com exatidão. Outro dia eu estava vendo um episódio da série 'Cidades Ocultas', do History Channel, e lá eles contavam que o Hitler tinha uma arma para destruir a Terra.

BOATO, claro. Mas hj em dia não duvido de mais nada. A idéia era implantar uma bomba nuclear no centro da Terra, que iniciaria uma destruição em cadeia que implodiria o planeta.

Engenheiros, me ajudem... isso seria possível??

eduardospohr disse...

@Bruno,

Que feliz coinscidência. Depois publica o conto pra gente ler e anuncia o link aqui no post!

Agora fiquei curioso.

Bruno Vox disse...

@Eduardo,

Aqui está o mini conto:
http://www.onerdescritor.com.br/category/autores/bruno-vox/

Está dividido em 5 partes, acho que o The Gunslinger vai postar o final hoje no site.

É apenas um ensaio, um experimento, para algo mais complexo.

Estou aprendendo ainda, espero que vc não ache tão ruim. É apenas a minha segunda história que escrevo.

Abraços,

eduardospohr disse...

@ Bruno, vou ler com calma amanhã à noite, sexta-feira. É o único dia que tenho pra relaxar. Dia de semana é corrido pra mim. Aí dou minha opinião.

Valeu por postar o link aí nos comentários. Assim tdo mundo pode acessar teu texto e ler.

Abs!!

Unknown disse...

@eduardospohr Ei não da para liberar os comentários para outro tipo de perfil? É que ali em baixo não permitte setar um nome e endereço de site.

estou usando o meu do google. :/

eduardospohr disse...

@thegunslinger

Fiz a alteração. Tenta aí. Se não der certo me avisa.

Anônimo disse...

@eduardospohr

Opa! :D
Agora ta legal.

Marcelo Mathias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo Mathias disse...

Olá Spohr. Sou fã do NC. :)

Eu tava vendo este video de orientação e achei legal que parece muito com o teste do ultimo Indiana Jones. Até o boneco colocado nas casas/abrigos.

Bacana.

Abraço e sucesso!

eduardospohr disse...

Com certeza a cena do Indy 4 foi inspirada nessa parada! Legal né?

Fabio Ciccone disse...

Nossa, destruição absurda...

Brasil P v P disse...

Quem sabe em 2012 não vemos uma dessas pessoalmente?

Cursos e Vestibulares disse...

Muito boa materia sobre as bombas Eduardo, fiquei maluco com o gráfico ! ! !
estou seguindo seu blog !!!
vou por no meu blog uma materia sobre a cavalgada das valquirias, espero que goste.
abraço

Jos-El disse...

Também acho difícil sermos capazes de destruir o planeta. Isso (felizmente) ainda está no campo da ficção. Até a idéia do Hitler me parece pouco realizável, visto que seria MUITO difícil simplesmente chegar ao centro do planeta. Acho que as pessoas não fazem idéia de o que isso significa.

Mesmo assim bombas nucleares não deixam de ser assustadoras, o poder de extinguir milhares (ou milhões) de vidas não é algo que deveria existir.

PS: Cheguei ao seu blog através do JN (como uma boa parte, imagino). Você é um dos meus participantes preferidos do Nerdcast e gostei muito de saber dessa empreitada, espero que seja duradoura.

Rage disse...

Parabens pelo blog!
Muita informação interessante e bem trabalhada!
Só para dar uma dica, as bombas usadas em 45 no Japão, Fat Man (Nagasaki) tinha 20 ktons e a Little Boy (Hiroshima) uns 15kton, e não 1 mton, que seria 1000kton.
Abraço!

eduardospohr disse...

@Rage,

Obrigado pela colaboração. Senti até saudade da Guerra Fria hehehehehe.

Apareça sempre q puder :-)

Abs

Renver disse...

"O projeto foi posto para escanteio porque os cientistas constataram que a energia destrutiva de uma bomba com mais de 30 megatons poderia queimar (e destruir) a atmosfera."

O teste foi feito com uma de 50...mas só esse teste não seria o suficiente pra queimar a atmosfera? ou digamos se fosse usada mais vezes a de 50 aí sim teríamos grandes riscos de queimar a atmosfera?

Outra coisa quando se fala que no auge da guerra fria se tinha poder pra destruir a terra 27 vezes... se refere a raça humana e toda a vida no planeta, não é? Acho dificil um poder suficiente pra destruir/obliterar o planeta (a não ser em DBZ)

Filipe Ernesto disse...

Gostei mto do post e tb sou fascinado sobre energia nuclear no geral. Só queria falar que o vídeo do top 5 explosões está errado, pois a bomba trinity era menor que a little boy, segundo que as bombas de hidrogênio explodidas pelos EUA, URSS, China e Reino Unido foram bem maiores que as jogadas no Japão. Segue aqui a lista das 5 maiores explosões nucleares:

1- Tsar Bomba : 50mt - URSS
2- Teste 219 : 24,2mt - URSS
3- Teste nuclear soviético sem nome : 21,1Mt
4- Outro teste nuclear soviético : 19,1Mt
5- Castle Bravo: 15Mt - USA

fonte: Wikipédia (EN)
4-

Simone disse...

Eu já tenho "síndrome do fim do mundo", vendo essas coisas (e depois de umas cervejas) só piora.. rsrs

Fabuloso o poder de destruição, mas acho que a hecatombe de 2012 virá pelos zumbis!

Só pra constar... Nerd tb pula carnaval, sim, viu!!

Ulisses disse...

Também acho facinante e fico imaginando como seria uma guerra atomica, se a guerra fria tivesse chegado a este ponto. O que estraga (felizmente talvez) é a radiação. Se fosse apenas a detonação e o estrago, eles já teriam usado diversas vezes nessas guerras posteriores. Mas como a radiação também afeta quem dispara a bomba, acho que isso deve ter sido o fator preponderante para que pensassem em não usá-la mais.