segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Curso de “Estrutura Literária: A Jornada do Herói” – balanço final e novas turmas

"Star Wars", "Matrix" e "Cidade de Deus": alguns filmes analisados.

Terminou na última terça-feira, 10, em clima épico, a primeira edição do curso Estrutura Literária: A Jornada do Herói no Cinema e na Literatura, que aconteceu na FACHA, campus Botafogo, Rio de Janeiro.

Por que “clima épico”? Pouco depois do encerramento das apresentações dos trabalhos finais, toda a sala foi mergulhada nas trevas: era o apagão (ou backout) de Itaipu, que deixou grande parte do país em obscuridade total!

"Ventre da Baleia" - Fomos salvos pelas luzes dos celulares dos alunos, especialmente pelo Samsung Galaxy do Nick Ellis, dotado de uma lanterna poderosíssima que nos guiou através das escadas da faculdade, tal qual uma trupe de aventureiros esgueirando-se pelos corredores de um calabouço subterrâneo.

TRABALHOS FINAIS

Foi muito gratificante ver que todos conseguiram captar a essência da Jornada do Herói e aplicá-la em suas histórias. Muitos chegaram ao curso totalmente perdidos e conseguiram, após teoria e exercícios, dar uma direção às suas criações.

No trabalho final, os alunos apresentaram suas histórias, construídas a partir das 12 etapas da Jornada. Os personagens também deveriam ser encaixados nos 7 arquétipos básicos.

Trilhando o caminho - Logicamente, agora, terminado o curso, ninguém mais precisará ficar preso à fórmula. A Jornada é uma base, uma fundação segura para você estruturar sua obra e dar uma direção a ela – sem correr o risco de se perder no caminho.

UMA TURMA DE NERDS

Outro grande presente deste curso foram as pessoas maravilhosas que conheci. Conseguimos encher a sala de nerds, de gente que fala e entende a nossa língua. Todo o processo foi muito enriquecedor, profissionalmente e pessoalmente.

Perfis dos alunos que têm Twitter - Rafael Castro (madfafe), Nick Ellis (nickellis), Alan Barcelos (alnbarcelos), Tarcisio Rosa (tarcisiorosa), Bruno Pacheco (scOOby_Pacheco), Rafael Luppi (rafaelluppi), Fernando Ribas (fribas), David Nery (davidnery), Vanessa Amaral (vanessitcha), Rogério Alves (rog_alv) e Nathalia Macedo (NathyPride).

NOVAS TURMAS

A próxima turma já está confirmada e começa no dia 06/03/2010. Pensamos em abrir um intensivo antes, mas as datas iriam embolar com as festas de fim de ano, então ficou para março mesmo.

As aulas acontecerão ao longo de 6 sábados, de 14h às 18h, novamente na FACHA, campus Botafogo (Rua da Matriz, 49). O valor é R$ 320, mas você pode dividir em duas vezes de R$ 160.

Inscreva-se - Se você quiser participar, é essencial fazer logo a inscrição (clique aqui). São ao todo 20 vagas e já temos 10 inscritos. Naturalmente, você não precisa pagar agora, mas é importante cadastrar o seu nome no sistema. Assim você garante o seu lugar e nós teremos o seu email, para informar os detalhes mais à frente.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER?

Se você tem uma idéia para um livro ou roteiro de quadrinho, cinema ou game, mas não sabe estruturar sua história, o curso vai ensiná-lo a desenvolver todas as etapas da obra, juntamente com os personagens. Além disso, abordaremos conceitos sobre mitologia, religião, filosofia e antropologia.

Campbell, Freud e Jung: nossos "heróis".

Teoria + análise + prática - Na fase teórica, aprenderemos sobre os arquétipos de Carl Jung e a Jornada do Herói de Joseph Campbell – e como isso se reflete nas nossas vidas e na arte de contar histórias. Na fase analítica, assistiremos e discutiremos filmes cinco icônicos: “Gladiador”, “Matrix”, “Star Wars”, “O Senhor dos Anéis” e “Cidade de Deus”. Então, na etapa prática, o aluno fará exercícios e, na última aula, apresentará seu trabalho.

Não recuse o chamado para esta aventura! Vejo vocês em março :-)

MAIS INFORMAÇÕES

» Faça aqui a sua inscrição
» Veja a ementa do curso
» Página dos cursos de extensão (FACHA)
» Baixe o esquema do curso (.pdf)
» Post do Nick Ellis no Yahoo

19 comentários:

Vanessa Amaral disse...

aeeee!!! \o/... também adorei o curso e todo mundo que conheci nele!!! Vale MUITO a pena! Recomendo fortemente!

Beijos!!! =)

scOOby_Pacheco disse...

Pow o curso é muito irado, gostei bastante. Realmente me abriu minha cabeça pra criar historias.
E quanto a galera, pessoal muito manero mesmo. Espero que todo mundo mantenha sempre o contato, pq é um povo muito gente boa.

Tarcisio disse...

Se você tem uma idéia, qualquer que seja e precisa de um norte para se organizar e por a mão a massa, recomendo FORTEMENTE que façam o curso. O pessoal é muito gente boa e com certeza vamos manter contato.

Montanari disse...

Como eu gostaria de fazer esse curso. Sou aqui de Bauru, interior do estado de São Paulo.
Mas quem sabe um dia né? O mundo dá tantas voltas.

Rafael "Lupo" Monteiro disse...

O curso é muito bom MESMO, e a galera foi demais! Recomendo a todos fazer o curso, vai mudar sua cabeça e incentivar a botar a mão na massa e desenvolver suas idéias.

Fernando Ribas disse...

O curso foi excelente! Para quem quer escrever mas não sabe por onde começar, esse é o caminho!! Além do aprendizado pelas pessoas que conheci. Valeu Dudu!!

David Nery disse...

Adorei o post, Dudu! :D

O curso foi não só uma grande experiência didática como também uma grande experiência de vida!

Entender a essência da "Jornada do Herói" me fez enxergar a vida de uma outra maneira! Recomendo a todos que estejam pensando em fazer o curso que se inscrevam! Não percam tempo, pois, o curso vale cada centavo investido!

Além de tudo, foi muito legal poder ter conhecido e convivido com todos os nerds componentes da primeira turma do curso. De colegas viraram amigos! Adorei conhecer todos e que nossos laços de amizade se fortaleçam cada vez mais!

Sem dúvida, uma grande experiência!

Rogério B. Alves disse...

O curso mudou a minha forma de pensar a estrutura principalmente dos filmes e dos jogos em primeira pessoa.

Já estou esperando a próxima edição para refazer algumas aulas. Tenho certeza que vou progredir ainda mais na jornada.

Grande curso. Obrigado e um abraço,

Alan disse...

Nem tenho como expressar como esse curso me ajudou!! Eu já tinha idéias para uma história...mas não sabia como organizá-las...e agora eu consegui estruturar melhor as minhas idéias e já até tenho novas...
Foi um passo importante!!
E o pessoal que conheci nesse curso...sem dúvida é uma JORNADA DO HERÓI a parte!! Como o Dudu disse...nós já até desbravamos uma masmorra juntos!! Quer mais cumplicidade que isso?!?! =D
Foi um ótimo curso...de repente eu faço uma visitinha na próxima turma em março...hehehe

Leandro de Moura | Meu Bedelho disse...

Eu queria poder fazer! *-*

Andre disse...

Ainda no aguardo de uma turma em SP =]

Abylyz disse...

Esperando curso em SP (512)

Rafael Vieira disse...

Puts cara... Precisava ter em Curitiba... Você podia aproveitar que o QG do JN é aqui e fazer o curso em uma semana ;).

Dá pra pagar até mais que isso...

Lucas disse...

Ainda no aguardo de uma turma em SP =] [2] lol

(@excambau_joh) chickeniples disse...

Ainda no aguardo de uma turma em SP =] [3]

engrosso o coro dos paulistanos q PRECISAM desse curso aqui...

O Q É NECESSÁRIO PARA O PROF EDUARDO MINISTRAR SEU CURSO EM SP?! É LOCAL PARA AS AULAS?!?! A GNT ARRUMA Pô!!! vééééééééééééénhaaaaa!!!!

scOOby_Pacheco disse...

Eu assino embaixo do pessoal. Davi disse algo muito legal... foi realmente uma experiencia de vida.

Obs.: "Realmente me abriu minha cabeça..." não acredito que escrevi isso hehehehehehe... enfim... whatever!

Xong Lee disse...

Morrendo de inveja... ¦-[

Earinë disse...

Spohr,
vc tem planos de extender esse curso para outras cidades? Brasília, por exemplo? :)

Abraço,
Marina

CONCERTO DE LEITURA & CIA disse...

Caro Eduardo, pena que esse curso não tem aqui em Sampa né? Não pensa em fazer um? Adoro escrever e ler, tenho vários poemas, contos e um romance incabados. Abraço do Gonçalves.