terça-feira, 15 de julho de 2014

Desconstruindo #11 - Os mitos de Cthulhu e o legado de H.P. Lovecraft



Caros inomináveis,

Finalmente as estrelas se alinharam e após eras incontáveis este programa emergiu do oceano. Nesta edição, eu e o Thiago Cabello recebemos o Affonso Solano, do podcast Matando Robôs Gigantes, o Rafael de Pinho e o nosso amigo Andrés Ramos, diretamente de Paris, para conversarmos sobre a vida, a obra e o legado do grande mestre do horror e da ficção Howard Phillips Lovecraft.

Juntos, regressaremos ao norte dos Estados Unidos nos anos 20 para conhecer mais sobre a biografia desse gênio da literatura, exploraremos os gelados confins da Antártida, escalaremos as sinistras montanhas rochosas e nos depararemos com criaturas marinhas, abissais e intergaláticas cujas formas e padrões morais estão muito além da nossa compreensão do tempo e do espaço.

Esforce-se para manter o seu nível de sanidade, saiba como escapar de um shoggoth, aprenda a enxergar portais ocultos na quarta dimensão e descubra com os Grandes Antigos "novos modos de diversão e prazer, enquanto toda a Terra se inflama em um holocausto de êxtase e liberdade". 

» Baixe aqui o programa (clique com o botão direito e aperte "Salvar Link Como")
» Baixe o arquivo pocket (clique com o botão direito e aperte "Salvar Link Como")
» Baixe em formato ZIP (clique com o botão direito e aperte "Salvar Link Como")

LINKS COMENTADOS NO PROGRAMA

» Baseado em Histórias Reais (podcast do Thiago Cabello)
» Conheça a Brown University, cidade de Providence
» NerdCast 321, sobre H.P. Lovecraft
» Página oficial da revista Weird Tales
» As aventuras do Pequeno Cthulhu (imperdível)
» NerdCast 409, sobre Alienígenas do Passado
» Página da Wikipédia sobre Cthulhu Mythos (em inglês)

LINKS COMENTADOS NO POCKET


» Trailer do filme Sussurro nas Trevas (pastiche anos 50)
» Trailer do filme Call of Cthulhu (pastiche anos 20)
» Símbolo da Iniciativa Dharma no filme "Cloverfield" 
» Rapaduracast sobre True Detective

OUTROS LINKS

» Assine os nossos feeds (iTunes, Podnova, Netvibes, etc.)
» Escute os programas anteriores

46 comentários:

Unknown disse...

Fantástico! Aguardava há semanas material novo do Desconstruindo! Baixando para ouvir neste instante!!

Unknown disse...

Demon Hill

Kairo Abade disse...

Ótima escolha!

Já estou escutando e curtindo!




Um pedido:

Por favor, mantenham-se mais nessa linha de podcasts mais "cabeças".

Sei que pode parecer chato, mas não caiam na armadilha de temas como "trapalhadas de carnaval", "coisas da infância". Acho que vocês mandam muito bem quando escolhem temas mais sérios (nerds)!

Um grande abraço e que venham muitos outros Desconstruindo!

Unknown disse...

Muito bom, gostei bastante do podcast. Mas vocês conhecem ou já viram a duologia de filmes espanhois "La Herancia Valdemar?"
http://www.laherenciavaldemar.com/

Leandrow disse...

Excelente podcast, gostei muito! Sempre tive curiosidade pelos livros e já procurei podcasts sobre e outras mídias, mas nenhuma comenta sobre a leitura: Ela é complicada? Com uma escrita mais rebuscada e palavras que quase ninguém conhece? Ou é uma leitura mais tranquila e a dificuldade está somente na interpretação da história?

eduardospohr disse...

Leandro, eu acho a leitura tranquila, mas é preciso procurar por boas traduções!

Siga as dicas de livros que demos no último bloco do programa, que vc não terá problemas. Iluminuras, Francisco Alves e Hedras são as editoras mais confiáveis. Dá pra achar tudo na Estante Virtual, por um preço justo.

Marco, falamos sobre "La Herencia Valdemar" no pocket. Baixa lá ;-)

Unknown disse...

Opa, beleza galera? Parabéns pelo episódio! Tenho "estudado" bastante Lovecraft, Chambers e Allan Poe, confesso que só tomei a iniciativa nesses ultimos tempos, muito motivado pela série True Detective e alguns jogos de terror e boardgame.
Quem quiser o arquivo em epub da antologia do H.P Lovecraft, em português, eu encontrei nesse link pra download. -> http://minhateca.com.br/zezito428/Livros/epub/Antologia+H.+P.+Lovecraft+-+H.+P.+Lovecraft,8430728.epub . Não sei se está completo, mas tem todos os contos comentados no episódio, e é link direto pro arquivo. Fica aí minha recomendação,

Um abraço!
Fernando Ticon

Camila disse...

Fantástico! Valeu a pena a espera. Para quem tem interesse em saber de outros filmes, achei uma lista no Filmow e ela está bem abrangente: http://filmow.com/listas/lovecraft-l2861/
Só assisti um por enquanto, o The Call of Cthulhu que foi feito pela Lovecraft Historical Society e achei uma adaptação muito boa do meu conto favorito, dos que li até agora. Link do filme, caso alguém se interesse: https://www.youtube.com/watch?v=-0aC-wuJVLU

Sobre os livros, só li tradução da Hedra até o momento e gostei. Estou a espera da edição dois do projeto do site http://www.sitelovecraft.com/

E gostaria muito que vocês fizessem sobre o Neil Gaiman. Parabéns e continuem com o bom trabalho!

Davix disse...

Uma coisa que o Lovecraft me lembra é uma versão inversa da teologia Cristã. Na Bíblia há menções sobre Deus e anjos que homens não conseguem descrever e muitos caem de medo ou desmaiam. Há também a nova Jerusalém, descrita no Apocalipse, que é algo impossível de se imaginar. H.P. usa essa mesma linha de pensamento para seus mitos, mas em vez de ter Deus e anjos bons, são deuses "maus" (que coloco entra aspas, pois isso é relativo nos contos). É a ideia que, se Deus que é bom traz medo as pessoas, imagina um deus que seja mau, o quão terrível ele seria apenas olhá-lo?

Vitor disse...

Alguem sabe o nome do livro do pintor comentado em torno de 1:25:00

eduardospohr disse...

Fala, Vitor.

O nome do conto é "O Modelo de Pickman". Vc pode encontrá-lo no livro "O Horror em Red Hook", da editora Iluminuras.

abs,
Eduardo

Unknown disse...

Opa, acabei de ouvir o pocket. Uma pequena correção ao Solano, o ator do filme "À Beira da Loucura" é o Sam Neill, e não o diretor Sam Raimi, erro que ele mesmo corrigiu no Nerdcast e é fácil de confundir.
Gostaria de sugerir alguns outros jogos inspirados em Lovecraft, como o gratuito point-and-click dividido em capítulos, com visual retrô e história de mistério numa época vitoriana, o The Last Door (http://thelastdoor.com) que pode ser jogado online e possui inclusive legendas em português.

Outra indicação é o Boardgame Eldritch Horror, uma versão mais amigável de jogar parecida com Arkham Horror, ambos criados pela Fantasy Flight e será lançado em português no Brasil ainda esse mês pela Galapagos Jogos. Recomendo tambem os boards Elder Sign, e Mansion of Madness.

Espero ter contribuído, parabéns pelo pocket e aguardo o próximo episódio :)

Herick disse...

Ótimo podcast. Teria Silent Hill recebido influências de Lovecraft?
E recentemente estreou uma série chamada Penny Dreadful, que trata de uma dimensão sombria e deuses ocultos, posso estar errado, mas me parece influências também de H.P.

Cinthia disse...

Podcast incrível =) deixou minha manhã no trabalho deliciosa

a vibe que lovecraft traz, o sentimento ruim misturado fascínio/curiosidade e um leve nervoso sempre vem a tona quando se fala das obras dele!
muito bom, é o sentimento da leitura

sei que essas perguntas são chatas hehe mas alguem sabe qual nome da música que toca aos 27 minutos do pocket?

Obrigada!!

Anônimo disse...

Esqueci de justificar a recomendação: A SOMBRA QUE SANGRA é um conto bastante inspirado em Lovecraft, no qual um detetive investiga o desaparecimento de um músico.

Rodrigo Mingori disse...

Olá Senhores. Ja faz algum tempo que lí o Call of Cthulhu e lembro de ter ficado com a impressão que, diferente de comentado pelo participantes, o Cthulhu não desperta, apenas sofre uma perturbação em seu sono que causa toda a bagunça de surtos psicóticos e afins. É isso mesmo, ou eu to variando das ideias mesmo?
Abraços.

Ney disse...

Olá! Gostei bastante do podcast.
Foi bem divertido e direto ao ponto nos assuntos do escritor.
Conheci a obra do Lovecraft no inicio da década de 90, jogando uma aventura em um evento. Desde lá, passei a ler muita coisa e comecei a ser mestre de Call of Cthulhu.
Em 2011 fizemos um live de Call of Cthulhu na década de 30, sobre um leilão de peças exóticas.
Foram 3 mestres e mais de 30 players.

Mando o link do youtube para os senhores.


Abraços

Pré-live
https://www.youtube.com/watch?v=IAn7hR4bv20

Andamento
https://www.youtube.com/watch?v=qzIaaxawIxM

Fechamento
https://www.youtube.com/watch?v=5ZUwHsJhc38&list=UUiw1HO2p2hL_AwWUU0jJf-g

Caio disse...

Alguém pode me falar qual seria o titulo da ilustração? Muito maneira essa arte!

Gabriel Gonçalves disse...

Muito bom o tema, foi muito informativo também. Foi interessante saber que o Lovecraft não fez tudo sozinho no universo dele, mas podemos dizer que ele foi o mestre pois foi o que mais desenvolveu o tema...
É interessante também ver como Lovecraft influenciou muito a sociedade, principalmente nerd, até hoje... Por exemplo, no jogo World of Warcraft, existem os "Deuses Antigos", chamados, por exemplo, "C'thun", que é o deus da escuridão. O "Yogg Saron", chamado de "O Sonho Lúcido" deus da loucura, inspirado no Yog-Sothoth. O Y'Shaarj, a cabra de 7 cabeças, inspirado no Shub-Niggurath, entre outros que serão revelados nas próximas expansões, com o avanço da lore.

Falando nisso, eu recomendo e muito a leitura da lore do World of Warcraft, não precisa nem ser por livros, pesquisa na internet mesmo, porque é muito boa, muito desenvolvida mesmo, e com referências à várias culturas da antiguidade, idade-média, relação com senhor dos anéis, praticamente tudo de D&D, Cthulhu, história, é muito bom mesmo!

Unknown disse...

Saudações meus caros Desconstrutores.

Fantástico episódio sobre aquele que considero o maior de todos os autores da literatura de horror.
Além dos livros, sou um entusiasta das adaptações cinematográficas e gostaria de contribuir para o debate com algumas observações.

O filme “In the mouth of madness” citado pelo Afonso Solano é protagonizado pelo Sam Neill e não Sam Raimi. Embora ele tenha se confundido com os sobrenomes, isso permite um gancho para os filmes originais de Raimi, “The Evil Dead I e II”. Nestas produções existem diversas citações lovecraftianas e a ambientação é bastante inspirada pelos contos, ainda que com uma roupagem mais Gore. Até mesmo o famoso Necronomicon está presente.

Outro filme comentado no podcast e que foi baseado na novela “O caso de Charles de Dexter Ward”, na verdade se chama “The Ressurected”. Foi lançado no Brasil com o título “Renascido das Trevas” e depois como “Filho das Trevas”. Estrelado pelo Chris Sarandon (o vampiro de “Fright Night” original) e dirigido por Dan O’Bannon (de “Alien”), realmente consegue adaptar muito bem todo o clima e tensão da narrativa, principalmente nas cenas de confronto. A maquiagem, como já dito, realmente impressiona.

Também não posso deixar de citar aqueles que considero como os melhores filmes inspirados na obra do Mestre, não por coincidência, todos do diretor Stuart Gordon. Além do já mencionado “Re-Animator” (1985), temos “From Beyond” (1986), “Castle Freak” (1995), “Dagon” (2001) e “Dreams in the Witch-House” (2005), episódio da série “Masters of Horror”. Destes, tenho uma predileção pelo “Dagon”, que conseguiu adaptar de maneira primorosa o conto “A sombra sobre Innsmouth”. Toda a sequência no hotel captou perfeitamente o desespero que o conto nos traz.

E vale lembrar que no próximo dia 21/07/14 a Galápagos vai lançar a pré-venda do “Eldritch Horror”, um board-game totalmente inspirado no universo do autor, do mesmo fabricante do “Arkham Horror” e do também excelente “Mansions of Madness”.

Deixo aqui meus agradecimentos pelo ótimo programa e faço votos que se multipliquem por todo o Espaço-Tempo e além das barreiras do sono.

Com estima,
Alasso Lotoreo.

Jairo Tx disse...

Um ótimo podcast, parabéns, e realmente creio que muitos adoradores de Lovecraft se originaram nos RPGs.
Além dos RPGs clássicos de Call of Cthulhe em toda a gama de sistemas (próprio, D20, GURPS) ainda recomendo Deadlands, que tbm trabalha com um sistema de horror, insanidade e sobrenatural, tudo isso no velho oeste.
Continuem o bom trabalho, parabéns!

Roberto Farias disse...

Parabéns.

Roberto Farias disse...

Parabéns!

Anônimo disse...

Eduardo Spohr, há projeto de audiobook para algum dos seus livros?

E um episódio de desconstruindo sobre audiobooks, é possível?

Unknown disse...

Muito Bom o podcast, o Pocket também, sensacional, continuem nessa linha, e tragam Edgar Alan Poe como futuro tema.

Unknown disse...

Muito maneiro esse tema para o podcast, ainda mais com essa galera do mal para este assunto. Alguns devem estar se perguntando como seria um RPG de lovecrat. Quem quiser ver um rpg de lovecraft, pode ver o trabalho do newtorocha com a "aventura 'herança maldita'", apesar dele ter o seu próprio sistema.

Continuem fazendo esse trabalho cabeça, para os nerds de um nível acima. :)

Abraço

Unknown disse...

Pra quem quiser tem alguns dos contos do Lovecraft nesse site, mas estão todos em inglês.

http://www.dagonbytes.com/thelibrary/lovecraft/

Unknown disse...

Este foi um dos melhores Desconstruindo que já publicaram e olha que é difícil escolher um favorito, devido a altíssima qualidade do podcast.

Fanboyísmo a parte, devo dizer que meu conto favorito do Lovecraft é "O Horror de Dunwich", já o leram?

Letra Ípsilon disse...

O alienígena transdimensional de Watchmen é claramente inspirado em Cthulhu Mythos.
Não lembro se foi citado no Pocket, mas acabei de reler a HQ e resolvi comentar.

Anônimo disse...

Galera, vocês PRECISAM LER "Um estudo em esmeralda", do Neil Gaiman.

Sherlock Holmes + Lovecraft = F*DA!

Leiam:
http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/livros/trechos/leia-um-dos-contos-de-coisas-frageis-de-neil-gaiman.jhtm

Não lembro se esse conto foi citado no podcast)

Pedro disse...

Olá Desconstrutores!

Gostaria só de fazer uma rápida adição ao conjunto de referências à obra de Lovecraft na cultura pop: O Episódio "Collect Call of Cathullu" (Chamado à Cobrar de Cathullu) do desenho dos Caça-Fantasmas . Apesar do erro na grafia do título, o episódio contém citações ao Necronomicon, à Universidade Miskatonic e, é claro, ao próprio Cthullu!

Vale a pena conferir :)

No mais, continuem com o ótimo trabalho. Apesar do pequeno número de episódios, o Desconstruindo já é um dos meus podcasts favoritos.

Abraços

Pedro Zavitoski

Felipe disse...

Adorei o programa sobre Lovecraft, estão de parabéns! Ouço sempre mais de uma vez cada episódio e recomendo para todos os meus amigos! Vocês conseguiram juntar um time muito competente. Só está na hora de trocar esse blogger pelo wordpress, não é galera? Abraço

Renan disse...

Mais um episódio primoroso do Desconstruindo! Continuem com o ótimo trabalho e com os programas literários.

Gabriel Gonçalves disse...

Aqui uma animação mostrando como eram mais ou menos os sonhos do Lovecraft https://www.youtube.com/watch?v=yC0Gqt8VRKk

Unknown disse...

Muito bom podcast! Sempre li Allan Poe, entretanto ainda não conhecia Lovecraft, e seu podcast despertou minha curiosidade. Correndo atrás do material dele resolvi comprar um livro no qual vem todos os contos, em inglês. Achei melhor do que ficar garimpando os livros separados.
É sempre bom conhecer novos autores, especialmente os bons!

Grande Abraço!

Eduardo Felipe disse...

Fala cara! Gostei muito! Ainda mais sabendo que eu fui o profeta do episódio, como comentado nos feedbacks! Não sei se conhecem, mas também existem músicas baseadas na obra de Lovecraft, e não precisa ir longe, em alguma "banda obscura de Metal da Noruega", o Metallica tem duas músicas baseadas na obra de Lovecrat, uma delas é "The Call of Ktulu" (isso mesmo, escrito errado), a música é instrumental, o falecido baixista Cliff Burton (Deixem Cliff Burton fora disso!) era super fã de H.P. Lovecraft e compos essa música sem letra mesmo, segundo ele com medo de atrair algo ruim ou incitar o adormecido! A outra musica é "The Thing That Should Not Be", essa tem muitas referencias na letra! Vale a pena conferir!

Abraço!

Alan Cosme disse...

True detective já ouvi falar mas não me interessei. Porém, agora que eu sei que tem uma aura de lovecraft vou dar uma conferida. Assim como no Nerdcast faltou comentar sobre a influência de lovecraft na música, principalmente no Heavy Metal. Destaco até duas bandas, a Therion (https://www.youtube.com/watch?v=R1yJ8bUZAJQ) e a Septic Flesh (https://www.youtube.com/watch?v=QZZPryle_eY).

Yvis Rissi Tomazini disse...

Olá,
(A título de motivação, apenas.)
Sou ouvinte assíduo de podcasts e devo dizer. Este aqui é um dos melhores da atualidade. Acho que pelo fato de, sim, ter humor, mas em doses homeopáticas, sem nunca perder o foco do assunto tratado.
Valeu, e fico no aguardo do próximo. o/

Bernardo disse...

Belo podcast, ótima escolha de tema!

Muito tempo atrás, quando descobri que o Lovecraft e o Robert E. Howard eram amigos, muita coisa fez sentido. Diversos monstros que o Conan enfrenta tem essa pegada de terror desconhecido, a própria feitiçaria naquele mundo é visto como uma coisa "suja" e que cobra um grande preço, várias vezes mostrando magos e feiticeiros como pessoas que fizeram pactos com entidades que lembram demais o Chtullu.

Falando nele, não deixem de ver o episódio de South Park onde o grande Chtulu aparece:

https://www.youtube.com/watch?v=LcbV1CukCNc

A.Carfer disse...

A podosfera ficou mais cult com o Desconstruindo, creio ser fundamental ter podcasts variados, mas as vezes queremos alguma espontaneidade e muita informação, sabemos que não sabem tudo, mas abrem uma portinhola em nossas mentes, ou a desconstroem (rs).


Aqui se encontram futuros escritores, produtores de conteúdo de diversas mídias e quem sabe talvez bons políticos, porque não?

Está na hora de parar de gerar podcasts para ouvintes! Invés disso porque não gerar novos falantes?

Unknown disse...

Po Eduardo acabei de ouvir o podcast ,e não sei se você sabe mais o anime Digimon 2 tem claras referências a Lovercraft,tanto q no começo do episodio aparece no idioma do digimon "O chamado de Cthulhu" o resto é historia.
Otimo podcast

Sullivan disse...

Consegui ouvir esse desconstrindo 11 hoje,mas, só uma ressalta, ou um adendo no pocket, ao qual vocês falaram de influências,vocês esqueceram de comentar sobre o excelente filme, baseado na obra de Stephen King, "The Mist", que é um filme referencial à Lvecraft, segunmdo minha opinião, e que tem um final extremamente surpreendente.No mais, excelente podcast, ganharam um novo ouvinte.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Excelente podcast Eduardo!
Já conhecia o seu site, mas me liguei nele depois que você veio lançar "Anjos da Morte" aqui em Manaus.
Lembro que você falou do podcast e me interessei muito, mas na época acabei esquecendo...
Eis que quase um ano depois procurando podcasts sobre um dos meus autores favoritos me deparo com esta pérola! :D

Adorei o programa, sei que vocês fazer sem uma periodicidade fixa, mas por favor não deixem de gravar! O podcast está excelente com assuntos interessantíssimos! Vocês estão mesmo de parabéns!

Só uma pequena correção: em algum momento do podcast foi dito que a Universidade de Brown é "uma universidade merda".
Pois bem, a Brown University é uma das mais tradicionais universidades americanas, membro da Ivy League e mais antiga que o próprio país (foi fundada em 1764).

Ela serviu de inspiração para a criação da Miskatonic University ,pelo nosso querido Blue Han... Lovecraft!

O programa poderia durar facilmente várias horas que não ficaria repetitivo!


Aguardo novos episódios!

Parabéns!

Caio Lourêncio disse...

Esse foi o 4º podcast que ouço do desconstruindo em menos de 3 dias, e pra variar excelente.
Terminei com vontade de reler vários contos do H.P. Lovecraft e passar na frente os que ainda não li.

ChingLing disse...

Qual é a fonte da conversa em inglês no início do episodio? Parece ser de algum audio book..
Ótimo cast, parabéns a todos.