sexta-feira, 30 de outubro de 2009

TUTORIAL: Como ler A Batalha do Apocalipse (não contém spoilers!)



Saudações caros leitores, nerds ou não ;-)

Em primeiro lugar, já me desculpo pela falta de atualização deste blog. Como vocês devem ter notado, foi por um bom motivo. Estas últimas semanas estivemos atarefados com o relançamento de “A Batalha do Apocalipse”. Sei que já disse isso, mas prometo me disciplinar e blogar com mais freqüência.

» Leia os primeiros capítulos
» Confira o site oficial

Bom, se você está lendo este post, provavelmente já conhece alguma coisa sobre “A Batalha do Apocalipse”, comprou ou pretende comprar (ou não). Preparei este texto como algumas orientações úteis para tornar a sua leitura muito mais agradável. Fiquem tranqüilos e podem ler até o final porque NÃO contém spoilers.

CUIDADO COM A EXPECTATIVA!

Expectativa é um problema e estraga qualquer bom filme ou livro. Como “A Batalha” ficou muito tempo fora do mercado (quase dois anos) é natural que cada um tenha a sua própria idéia sobre o romance.

Lembre-se de que uma obra nunca é exatamente igual à imagem que você idealizou. Pode ser melhor, pode ser pior... tudo vai depender do seu nível de expectativa.

» NerdCast sobre "A Batalha do Apocalipse"
» Assista a entrevista no Programa do Jô
» Saiba mais sobre a mitologia de ABdA

Portanto, por mais que eu goste do livro, sempre aconselho as pessoas a iniciar a leitura com a cabeça aberta e sem preconceitos. Quanto mais neutro você for, mais chance terá de gostar.

MODO TOLKIEN “ON”

Como assim? Eu, querendo me comparar ao grande mestre J.R.R Tolkien? Claro que não! O que quero dizer é que existem dois tipos de livros - os romances de leitura rápida (“Harry Potter”, “Código Da Vinci”, etc) e aqueles mais densos, como “Senhor dos Anéis” e “Duna”, que devem ser digeridos de forma mais concentrada.

Miguel, Ablon, Lúcifer e Apollyon. Arte: Harald Stricker

Sinceramente, acho que os dois estilos têm seu lugar. Pessoalmente, adorei poder devorar “Código Da Vinci” em uma única viagem de avião, e também amei deglutir “O Senhor dos Anéis” lentamente, passando dois meses da minha vida envolvido naquele maravilhoso universo.

“A Batalha do Apocalipse” é um livro denso. Na verdade, ele nem é assim tão longo (560 páginas), mas há muitos personagens, descrições e conceitos. Por isso, eu o aconselho a apreciá-lo sem pressa. Se você quiser ler tudo numa tacada, é provável que perca o fôlego e deixe escapar muitos detalhes e subtramas interessantes.

QUESTÕES HUMANAS

Apesar dos personagens centrais de ABdA serem anjos e demônios, este é um livro sobre questões humanas – como, aliás, acho que todas as obras deveriam ser.

A batalha do Armagedon, propriamente dita, só acontece no final. Grande parte do livro se passa na Terra, e é uma viagem pela História humana.

Nota histórica - Compreenda que este é um livro de FANTASIA, e não um romance histórico. É claro que eu fiz uma pesquisa bem apurada sobre lugares e povos, mas não me prendi religiosamente aos fatos.


Thor nos quadrinhos: linguagem épica e rebuscada
Fantasia-gótica - E, falando em fantasia, repito que ABdA está muito mais próximo aos romances fantásticos do que aos mundos de horror-gótico habitados por zumbis e vampiros, como nas séries de Anne Rice, por exemplo (que, por sinal, adoro).

LINGUAGEM REBUSCADA?

Já na época da primeira tiragem, recebi críticas construtivas sobre o excesso de palavras e termos desconhecidos usados no texto.

De fato, muitos eram desnecessários, e foram cortados na nova versão. Outros eu mantive, por uma razão: acredito que isso ajuda a criar um clima épico, nos afastando um pouco da nossa realidade cotidiana e nos inserindo em uma realidade fantástica. Era essa a sensação que eu tinha ao ler os quadrinhos do Thor, cujos personagens eram mais prolixos em suas falas.

Alguns livros portugueses que "salvaram" a minha adolescência
Português de Portugal - Outra informação, de bastidores. Sempre fui vidrado em ficção-científica e fantasia. Na minha época, lá pelos idos dos anos 80, as livrarias não eram como hoje. Quase não havia títulos fantásticos e, como eu não lia em inglês, minha salvação estava nos livros portugueses. A livraria Malasartes, no Rio, importava exemplares pocket book de Lisboa, com coleções como “Battlestar Galactica” e “Dragonlance”.

Talvez o fato de eu passar toda a minha adolescência consumindo romances escritos em português de Portugal possa ter influenciado o meu estilo. Talvez não...

RITMO
“A Batalha do Apocalipse” é recortado por uma série de flashbacks. Alguns deles são curtos; outros, muito longos. A minha sugestão é que você leia esses fragmentos como se fossem obras separadas – justamente porque cada trecho tem uma história própria, com começo, meio e fim.
Sentido de urgência - O flashback da Parte 2, em especial, é o mais longo. Nele, há uma quebra de ritmo se comparado à estrutura central do livro, do sentido de urgência observado na linha de tempo padrão. Isso é proposital e foi construído com um motivo, que será revelado na conclusão da história. Parodiando “Lost”: everything is connected”.

ACABEI DE LER, E AGORA?

Quando você terminar o romance, três coisas lógicas podem acontecer: você gostar, você não gostar ou achar regular. Em cada um dos casos, entendam o valor das suas opiniões, ainda mais hoje, na era dos blogs e das redes sociais.


Ablon. Arte de Andrés Ramos (o "Amigo Imagiário)
Aproveitem esta facilidade de comunicação que temos com a internet para me escrever, com críticas e sugestões.
Novos projetos - Se você não curtir o livro, saiba que muitos comentários feitos por quem leu a primeira tiragem me ajudaram a corrigir erros e melhorar a nova edição. Se você gostou e deseja ver novos projetos, envie sugestões.

Em todos os casos, espero sinceramente que apreciem a leitura. Esta obra foi feita para vocês e só retornou à NerdStore por conta do grande número de pedidos que recebemos.

Agora, o selo NerdBooks chega com a proposta de trazer mais títulos adequados ao nosso público. Desejem-nos sorte :-)

LINKS
» Pré-venda – compre o livro
» NC 80: A Batalha do Apocalipse
» Comunidade no Orkut
» Casting Nerd – filme de ABdA
UNIVERSO EXPANDIDO
» Sinopse
» Referências
» História / Cronologia
» Personagens
» Cosmologia
» Contos / Artigos

Trailer no YouTube, feito pelo fã Marcelo Diniz

191 comentários:

Anônimo disse...

Ok, agora é esperar até dezembro pra receber o meu!

Tenho certeza que vou gostar mas mesmo que algumas pessoas não gostem (nada é unânime) é interessante frisar a importância de ter escritores nacionais criando obras diferentes daquilo que sempre se fez no Brasil.

Espero que esse seja apenas o primeiro de muitos livros do Eduardo e, principalmente, que ele inspire mais e mais pessoas a produzir cultura porque o Brasil precisa muito disso!

Mariano disse...

vou comprar o meu...

Bruno Vox disse...

Ótimo tutorial. :)

Rodrigo Baptista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Baptista disse...

Só eu achei o cúmulo pessoas reclamarem "sobre o excesso de palavras e termos desconhecidos"? Não sabe, vá pesquisar. É a chance de ficar mais culto, é só saber aproveitar. O mesmo quanto ao "português de portugal", acho que nas partes onde é mais evidente isso, teve um acréscimo de charme.

O meu exemplar já está "pré-comprado".

Aliás, esse Nerd Books, como funciona / funcionará? Vocês falarão a respeito? Podes dar detalhe via email?

eduardospohr disse...

@Antonietto Sacarídeo,

A NerdBooks é o nosso selo, a divisão do Jovem Nerd voltado à literatura.

Nosso primeiro produto é "A Batalha do Apocalipse", mas queremos lançar mais títulos. Alguns projetos já estão em pauta :-)

Unknown disse...

É um livro sensacional. Para mim se equivale ao Senhor dos Anéis e tenho certeza de que se fosse publicado nos EUA diriam que seria impossível de ser filmado.

Parabéns pelo livro e aguardo os próximos.

Thiago Ganzarolli (X-low) disse...

Eu estava 'prestes a comprar' faz tempo. O post do Spohr era o que faltava. Post bem sincero e elucidativo. Fiquei mais curioso ainda com a história. Uma ressalva: embore ache fantástica a capacidade que a internet dá para que você tenha um feedback rápido e 'melhore' alguns pontos do livro, espero que não tenha limado muito da essência para deixá-lo mais digerível.
Já estou na página da Nerdstore :-)

Vane disse...

Eu já mandei vir o meu, agora é esperar até dezembro!

Normalmente eu costumo não gerar grandes expectativas porque elas destroem a magia do mistério do livro não lido. Prefiro deixar que os parágrafos me surpreendam. Porém, desde já gostaria de parabenizá-lo pela escolha do tema e pelo tutorial, pois certamente ajudará as pessoas a se situarem no contexto do livro.

Abraços e muito sucesso!

Shiran disse...

Eduardo: Acho a sua sinceridade um aspecto muito importante e reflete em nós uma sensação de confiança no seu bom senso.

Sempre esperei pelo seu livro e comprei logo no dia que vocês lançaram na nerdstore, eu estava muito ansioso e agora pelo menos eu poderei ter algo real pelo que esperar! :)

Conte comigo, assim que começar a ler vou passar minhas impressões por e-mail para engrossar seu feedback. Com certeza segurar a expectativa é algo complicado, mas vou tentar.

Unknown disse...

Aee! Estou muito ansioso para que chegue o meu!

Nunca tive o costume de ler...Mas "A Batalha do Apocalipse" me despertou o desejo de ler, de conhecer o romance. Vai que, depois disso, a leitura vire um hábito.

O tema, eu gosto muito!
Amo coisas épicas e personagens como anjos e demônios.

Grande abraço!

Ps.: Mandarei críticas sim!

Guilherme disse...

Muito obrigado por terem relançado este livro que almejo ler há mais de um ano, quando conheci o nerdcast.
Tenho certeza que será uma ótima leitura durante as férias. Terei bastante tempo para digeri-lo como você recomenda.

eduardospohr disse...

@Thiago Ganzarolli (X-low)

Não mexi em nada que alterasse a essência da obra.

Valeu pela preocupação e pela opinião!

Fabricio Vaz disse...

Fico muito feliz em ver o potencial real que os escritores brasileiros tem de fazer um material nerd - desse porte - com qualidade profissional.

Tem meu total apoio cara, para continuar nesse rumo. Sou um nerd apenas, muito mais fã que influente ou com QI e tal, mas sei do poder que temos. Ele se chama difusão, e é isso que vou fazer.

Parabéns, Eduardo!

Unknown disse...

To esperando o meu! Parece ser muito bom, vamos ver!!

Unknown disse...

To esperando o meu! Parece ser muito bom, vamos ver!!

Alan Barcelos disse...

Mto bom o tutorial...m deixo com mais vontade d ler o livro...
Gosto mto desse tema sobre anjos...demônios...e apocalipse...por isso vou desgustá-lo com sabedoria... =)
Aliás o vídeo tbm ficou mto bom...dá um clima a mais na história...
Mês q vem...já pretendo comprar meu exemplar...

scOOby_Pacheco disse...

Muito bom, esse 'tutorial', cara.
Só deu mais vontade de ler hahahaha. Pena que só em Dezembro vou o meu (autografado, né?? hahaha).
Sucesso ai pra você!!

Abração

Cristiano Santos disse...

Eduardo,
confesso que tenho uma grande expectativa com o livro, pois só conheci o seu trabalho depois de um tempo ouvindo Nerdcast. Conheci o podcast somente na edição 110 (Nelson Rodrigues) e voltei no tempo ouvindo na seqüência cronológica (é claro!!) e levei algum tempo para esbarrar com a edição que projetou o seu livro.

Achei muito pertinentes todas as suas colocações. Com certeza, ajudarão muito na hora que o livro chegar.

São atitudes assim que mostram o quanto você se preocupa com a qualidade do resultado final do produto junto seu ao público.

As empresas precisam entender que esse é o comportamento que mais tem potencial de aproximação com o consumidor. E nesse quesito vocês tem de sobra!

Parabéns pelo livro, pelo sucesso! Fui um dos primeiros a reservar a segunda edição e prometo fazer uma resenha sobre as minhas opiniões.

Abraços!

Otávio Andrade disse...

Spohr, coloquei meu pedido de compra do ABdA na Nerdstore esta semana. Escutei o cast sobre ele algum tempo depois de ele ter ido ao ar, e nesta época ele já não estava mais à venda... vinha acompanhando seus emails e twitters sobre "Aguardem Novidades sobre ABdA" com muita ansiedade e mal posso esperar até dezembro chegar com as entregas do livro!
Confesso que achei o preço relativamente alto se comparado com outras obras, principalmente porque há taxa de entrega... de qualquer forma o pedido de compra está feito. Desejo sucesso nas vendas e torço por outros títulos em breve! Gostei muito da nova capa! Não que a outra estivesse ruim, mas esta está bem melhor.
Também comprei o O Herói de Mil Faces, mas não encontrei o A Jornada do Escritor. Também tenho algumas histórias na cabeça e estes dois livros serão de grande ajuda! Valeu pelas dicas!

Sucesso e grande abraço!

Gustavo disse...

Interessante,NerdBooks,fiquei curioso.

Maria Angélica Davi Costa disse...

Eduardo, eu comprei a primeira tiragem, aquela que veio autografada!! Amei o livro, já emprestei para amigos próximos e recomendei. A pergunta é: compro ou não essa nova edição? Esta muito diferente?

eduardospohr disse...

@Otávio Andrade,

O preço do livro nem é caro. O que encerece é o frete. Infelizmente ainda não temos um esquema de envio em grandes contidades, como essas lojas virtais têm (Submarino, Americanas, etc), mas espero que em breve a gente consiga uma redução. Pra gente o frete caro tb é um péssimo negócio.

@Maria, Simplesmente,

Se vc é fã do universo do livro, aconselho comprar. Tem uns apêndices muito legais, com linha do tempo dos acontecimentos cósmicos e glossário, incluindo até termos não usados no livro.

Qto à história, ela não muda. A única coisa que fiz foi ampliar um pouco a batalha final. Nesse ponto tem umas coisas novas sim, mas nada que altere o contexto geral.

Raphael Albuquerque disse...

Parabéns cara, Parabéns mesmo!!
é muito gratificante ter um livro nas prateleiras!!!
Abraços

The Gunslinger - O Nerd Escritor disse...

Caramba, os teasers em audio que estão sendo lançados pelo nerdcast.. estão demais! =)

Mega lançamento de livro... NUNCA VI ALGO ASSIM!!

Parabéns Dudu!

Eduardo César disse...

Retirar algumas "palavras desconhecidas" foi uma bobeira...

Gustavo Leso disse...

Obrigado Eduardo por disponibilizar novamente o livro.
Estou prestes a fazer a pré compra dele.
Só um adendo, preferia a capa anterior, no mais nada mais. Agora tenho só de esperar até a minha encomenda chegar.
Abraço.

Pedro Nogueira disse...

Olá eduardo, enquanto eu lia este pequeno - e muito bem escrito - guia, baixou em mim uma inspiração para fazer um banner novo para o seu blog. Não que eu não goste do que está aí, mas eu achei um pouquinho poluido por causa das faces e da fonte vermelha com outer glow amarelo. É apenas a minha opinião, mas caso vc concorde comigo, eu fiz um banner novo, com um visual de folha de papél antigo. Eu fiz em 3 versões, espero que vc goste. Tão aí os links pras 3.

http://pedronogueira.wordpress.com/files/2009/11/banner-eduardo-v2-sem-cabeca.jpg

http://pedronogueira.wordpress.com/files/2009/11/banner-eduardo-v2-sem-cabeca-e-sem-legenda.jpg

http://pedronogueira.wordpress.com/files/2009/11/banner-eduardo-v1.jpg

Ah, vale deixar aqui um convite pra vc dar uma olhada no meu blog :

http://pedronogueira.wordpress.com

Vida Longa e próspera!.

Pedro Nogueira disse...

@Otavio Andrade. Olá otavio, vi a sua reclamação a respeito do livro "A Jornada do Escritor". Eu fiquei maluco para ler este livro após o Eduardo te-lo citado no Nerdcast de Matrix, no dia seguinte ao cast eu fui a livraria mais proxima a minha casa e não achei. Procurei nas restantes na minha cidade e mesmo assim não achei. Tentei na internet, mas em todos os sites que eu encontrava o livro, ele já estava fora de estoque.

Após 3 semanas de procura exaustiva, eu não consegui achar o livro em lugar algum. A solução final foi baixa-lo da web.

Eu não sou fâ desta prática, até porque eu também adoro escrever e detestaria não receber o crédito financeiro pelo meu esforço, mas em virtude da indisponibilidade do livro em lojas eu apelei para os blogs e achei o link para baixar.

Você pode encontra-lo no site 4shared, é só digitar as palavras "jornada" e "escritor" que você encontra.

Repetindo, não sou a favor desta pratica e pretendo compra-lo assim que ele estiver disponivel para a venda. Sou fã do bom e velho papél. Não tem nada melhor que cheiro de livro novo.

PS: Compro o meu ABDA esta semana, será que ainda tem até lá ?

Alexandre Garrido Villaça disse...

Primeiramente queria dar os parabéns ao Eduardo Spohr pelo lançamento do livro e ao Alexandre Ottoni e Deive Pazos pelo apoio que deram a este projeto e pelo lançamento do selo NerdBooks! Espero que com ele, venham muito mais títulos de interesse nerd pela frente.
Fiz a pré-compra do meu no dia 23/10 e tentei não ficar ansioso até dezembro esperando a chegada do livro. Porém, quando cheguei em casa ontem à noite, minha cabeça explodiu: chegou o meu exemplar de ABdA!!
Hoje, resolvi ler sobre o livro e, por sorte, encontrei este tutorial antes de começar a ler. Porém, tarde demais para o aviso de não criar expectativas (o Nerdcast já se encarregou disto!!). Ainda assim, tenho certeza absoluta de que não vou me decepcionar.

Eduardo, parabéns de novo pelo incrível material que produziu. A capa está "fodástica", a qualidade do material é indiscutível e não vejo a hora de chegar em casa hoje para começar a leitura. Assim que eu tiver minhas primeiras impressões, volto aqui para comentar.

Abraços,
Alexandre Villaça

Galeno Garbe disse...

Eduardo,

O simples fato da forma de concepção da sua obra, formatação do produto, plano de marketing e tudo mais já justifica em 100% que eu compre o produto. Ao contrário do que se é comum no Brasil, histórias de sucesso, superação, força de vontade e eficiência me INSPIRAM (para muitas pessoas, em especial no Brasil, isso tudo causa inveja).

Então é com a expectativa de "curiosidade" que espero chegar o meu ABdA para lê-lo, usando cada uma das recomendações acima.

Eu tenho certeza absoluta, por experiência e histórias que vivi e ví viverem que o sucesso dessa empreitada feita por vocês e pela turma Nerd do JN é somente o começo de um grande sucesso profissional e de VIDA.

Todos os que já ouvi agora, principalmente os participantes mais recorrentes do NERDCAST são pessoas "especiais". Pessoas que somam inteligência, competência com uma trabalho assustador. O "bolo" que sai dessa receita todo mundo sabe, MUITO SUCESSO!

Eu espero que me divirta e se possível me fascine lendo ABdA porém curti muito todo o processo de concepção de sua obra e tudo aquilo que vem do JN.

Tenham muito sucesso (e terão!) e sejam muito felizes!!!

a.C. disse...


Oi,

Que ideia interesante fazer uma abordagem sobre o final do universo atraves da mitologia cristã.

Quero parabenizar essa tipo de atitude e comentar sobre um projeto que tenho desde criança:

APOCALIPSE

Trata-se de um graphic novel que ira falal do final dos tempos, mas sobre a perspectiva dos carrascos e não dos salvadores: os cavaleiros do apocalipse e seus atos...

Sim...

Uma idéia parecida com o que pode ser visto em A Batalha do Apocalipse, mas que tem muitas particularidades e filosofias diferentes.

Bem...

Fico a disposição para falar sobre esse projeto (siemai@hotmail.com) e quem sabe lançar ele sobre o mesmo selo de A batalha do Apocalipse

Anônimo disse...

Amiable brief and this fill someone in on helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.

Unknown disse...

o livro é mto bom, bem escrito, historia bem engenhada, sem barriga. mas se tem um ponto negativo no livro (dois na verdade e os unicos) é o flashback mais longo do livro (q é um pouco chato, com uma barriguinha beeeeem pequena). mas o q eu acho q fez uma grande falta é o flashback do Ablon na época da queda de Atlantida, pois no livro o fato é só comentado (a cidade de Enoque foi mostrado como foi destruída), mostrando como foi que o monolito cai na perna do rei de atlantida. tirando estes dois infimos defeitos, o livro é perfeito, incluindo a batalha final (que é muito bem feita e alucinante. eu me senti assistindo um filme de ação de primeira categoria). parabens eduardo spohr

Unknown disse...

Parabéns!
Finalizei a leitura ontem e realmente fiquei impressionado! Confesso que meio que devorei, mas acho que não deixei nada para trás.
Renderia um bom filme...

Zé Bokinha disse...

ABdA em mãos! Espero apreciar a leitura. Mas, de antemão, meus parabéns por suas conquistas literárias! Abraço!

Alexandre Beil disse...

Gostaria primeiramente de parabeniza-lo pelo livro. poucas palavras descreveriam realmente seu conteudo. Uma aula de história sem duvida, uma maravilhoso romance, mais acima de tudo, uma valoroza lição de retidão moral.
Adoraria assisti-lo em 03 partes, no minimo, no cinema... Acho perfeitamente cabivel um filme sobre o livro.
Parabens!

Valeria disse...

Este livro é incrivel!!!!
Estou terminando de ler e já estou querendo começar a ler novamente.
Simplesmente viciante.

Anônimo disse...

Sim livro realmente muito bom, e aborda um tema muito discutido; narração da historia simplesmente fantas tica!!!
Mas ficou a desejar nos momentos dos combates, achei muito simples na maioria dos casos sempre finalizava a luta com um unico golpe

Eugenio disse...

Eduardo, quando vi o livro na livraria, primeiro fiquei interessado, depois que vi que o autor era brasileiro, fiquei cabreiro. Essa coisa da gente achar que brasileiro é inferior... e infelizmente a midia não ajuda muito... Mas resolvi comprar e arriscar. Não me arrependi. O livro é fantástico ( em todos os sentidos ) Ainda não acabei de ler,pois a vontade de devorar é grande, mas o paladar induz a degustar com mais paciencia. O livro é denso e rico em vários sentidos. Um universo que deve ser explorado em outros livros, com histórias paralelas e arcos.
Não acabei de ler ainda, mas já quis manifestar minha opinião. Infelizmente são poucas as editoras que querem correr o risco de investir no autor nacional, preferem trazer sucessos já consagrados lá fora, mesmo que de qualidade duvidosa ( como a onda de vampiros que assola nossa cultura tupiniquim atualmente...muitos sem nenhum "sangue" que valha )Espero que o Eduardo esteja abrindo portas com este seu livro.
Queria ver o Batalha publicado lá fora. Mostrar que temos coisas atuais em nossa literatura melhores do que um pseudo mago e sua auto ajuda camuflada. Queria ver o livro do Eduardo lado a lado com um Stephen King e um Tolkien nas bienais la de fora...
Parabéns Eduardo.
Aguardamos novos livros, e se der sobre este universo que é bem rico.
Abraços.

Unknown disse...

Que pena, só agora li esse tutorial.
Li o livro em alguns dias, adorei, mas sinto que ainda estou digerindo a historia toda!

Ficava apreensiva para saber o que aconteceria em seguida e qual seria a nova aventura. Além da ansiedade pra chegar no clímax da historia!

A descrição do cenario, dos personagens, do contexto é riquissima, nao tem como nao se envolver! Um ponto liga ao outro, um acontecimento acomete o outro!
E é por isso que é impossivel de ser filmado, a nossa imaginação supera qualquer montagem cinematografica!

Anônimo disse...

Sr. Eduardo.
Sinceramente e se for possível, leia o livro O GRANDE CONFLITO, de Hellen Wite (da Casa Publicadora Brasileira) e aí, o sr. REALMENTE terá uma visão bem clara, verdadeira de como terminará o Apocalipse e não um monte de "besteiras", no seu livro, que não leva a lugar nenhum e acima por cima, descaracteriza QUEM É O VERDADEIRO DEUS!
Não se arrempederá de ler o livro mencionado.
Abraços.

eduardospohr disse...

Olá!

Vou procurar sim, obrigado pela dica! Da mesma forma também recomendo que vc leia o livro "A Batalha do Apocalipse", e quem sabe no futuro possamos ter bases para discutir as duas visões.

Quanto ao "monte de besteiras", é importante deixar claro (talvez eu não tenha deixado no texto acima, mea culpa) que ABdA é uma obra de FICÇÃO, e não tem a MENOR pretensão de reescrever qualquer mito ou se sobrepor a nenhuma religião ;-)

Sobre a questão do "Deus verdadeiro", suponho que a representação do poder divino varie de cultura para cultura. Até porque os mistérios universais estão muito além da nossa compreensão - além, inclusive, da categoria de existir e não existir.

O grande problema é que às vezes ficamos tão apegados à forma que não enxergamos a mensagem, e dentre elas a mais importante talvez seja: "Ame ao próximo, não julgue". Já não existe intolerância suficiente no mundo?

Da próxima vez não precisa deixar de se identificar. Pode logar com o seu nome verdadeiro, sem problemas. Se preferir, também pode escrever para o meu email(eduardo.spohr@gmail.com). Será um prazer (de verdade) poder trocar algumas ideias com vc, seja quem for.

Grande abraço!!

Josias - 'Anjosias' disse...

Bom, estou começando a ler o livro, mas posso adiantar que é um livro que eu considero tão bom qt Harry Potter, pena que pelo que li não terá continuação. As ligações com coisas do passado são muito boas. Para pessoas religiosas e cheias de preconceitos, leia somente a biblia e pronto. Mas, para quem acredita na fé, e em Deus e acredita que existe mais do que o que possamos ver (Já li livros espiritas, a biblia 3x (rsrs), e muitas outras histórias e ficções), não tenho nenhuma religião, pq para mim vale a mensagem de 'faça o melhor para os outros, e certamente receberá o melhor'... estou divulgando seu livro aqui para uns colegas e amigos, pq é assim que funciona com o que é bom. e Na boa Eduardo é bem dificil ler seu livro sem devorar... abçs

Unknown disse...

Eduardo

O livro é incrível, nunca li nada parecido, parabens, vc faz com que o meu trejeto de 3 horas de ida e volta ao trabalho passe em questão de segundos, enquanto viajo com Ablon por suas aventuras.

Parabéns,

Vc já pensou em traduzir para o inglês e tentar as vendas lá?

André Almeida disse...

Olá Edu,

Comprei o livro esta semana e já li os dois capitulos iniciais, e posso lhe antecipar que o enredo e toda a trama do livro é fantástica.

Você conseguiu unir um mundo até então de fantasia com a realidade, ou seja, unir realmente os dois universos que imaginamos caminhar em paraleo.

Estou recomendando o livro para vários amigos, e incluso tenho enviado o pdf referente ao primeiro capitulo que está disponvel no site.

Recomendo a todos que realmente degustem o livro sem pressa para que não perca os detalhes de toda a história.

Parabéns Edu !! Tenho certeza de que este é apenas o inicio para você.

Como consigo um autógrafo no livro seu?

Abs
André Almeida

eduardospohr disse...

Oi, André - me passa um email: eduardo.spohr@gmail.com :-)

Onde vc mora?

André Almeida disse...

Edu,
Acabei de enviar um e-mail pra vc.

Abs
André Almeida

Anônimo disse...

Galera:
li, gostei e recomendo.
espero que escreva outro livro em breve, pois com certeza vou comprar.
parabéns.

Unknown disse...

Eu nunca tinha ouvido falar nesse livro.Mais quando fui na livraria e bati o olho nele n]ao tive duvidas em compralo.Parabéns espero que lance mais titulos :-)

Jaqueline de Marco disse...

Confesso que sempre olhei meio torto para esse livro e, sinceramente, não sei te dizer o porquê.
Depois de ler seu post fiquei curiosa... eu me identifiquei com vários pontos levantados e, apesar de não ter mostrado interesse inicial, o livro parece ser bem do estilo que eu gosto.
Valeu pelo toque via Twitter! ^-^

vanessa disse...

Gostaria de dizer que gostei muito do livro, principalmente por conter fatos historicos,só achei que o final deixou um pouco a desejar, poderia ter sido mais detalhado com o que aconteceu depois que Ablon e seus companheiros rodam a roda do tempo.
Mas o livro em si é ótimo.
Parabéns e espero novos lançamentos seu, pois você tem muito talento.

Manuel Flores disse...

Eu curtiria um spin-of sobre o Orion, a Shamira, o Apolyon outros renegados ou qualquer outro cara foda que não apareceu muito.

Manuel Flores disse...

Eu curtiria um spin-of sobre o Orion, a Shamira, o Apolyon outros renegados ou qualquer outro cara foda que não apareceu muito.

Anônimo disse...

Eu comprei o meu agora na feira do livro de porto alegre, é o da capa azul com a mulher e a espada, ainda não cheguei ao final estou na página 427 e até agora não tenho o que reclamar pois a leitura está maravilhosa, só queria saber quais são seus outros projetos, a batalha do apocalipse terá continuação??

Beijos

Jéssica

Angel Of Darknees disse...

Cara estou qse na metade do livro, sou aficcionado por este tipo de literatura, vc está de parabens só quem realmente entende e gosta de angeologia, mitologia e coisas afins que conseguem atingir o seu patamar, não te comparo a Tolkien, gosto mt de Anne Rice, Stephenie Meyer, André Vianco, e te digo do fundo do meu coração, vc ganhou mais um fã aqui neste Brasil, qtos livros vc lançar serão os que eu lerei, vc está de parabens... nota 10 pro seu livro... caso possa e queira entrar em contato comigo me escreva wf.paiva@gmail.com podemos trocar ideias sobre o tema e coisas afins... desde já obrigado...
Wellington Paiba

Dayse Lino disse...

Normalmente leio um livro de 500 em uma semana, mas a Batalha do Apocalipse dita seu proprio ritmo. Demorei uns 40 dias e adorei cada minuto.

Daniel disse...

Olá Eduardo Espohr,

Eu comprei a Edição Especial em pré-lançamento, e chegou até antes do previsto. Fiquei realmente muito satisfeito com a qualidade da capa, e todos os extras. Tenho apenas duas dúvidas: 1. Os capítulos inéditos do livro, quais são? 2. Os capítulos ampliados que estão disponíveis em PDF no site "O Livreiro", não foram inseridos na Edição Especial do livro que eu adquiri, certo?

Anônimo disse...

Comprei o livro e estou devorando-o! Ele tem um enredo fantástico e realmente encanta com os seus detalhes.

Não ficaria nada mau se fosse pra telona. Não acha?

genival Luz disse...

Parabens Eduardo.

Ficção excelente.
Nao deve nada aos escritores americanos. Alias de fosse asssinado por eles, fatalmente viria a telona.
E confesso que ficaria curioso para na telona o ataque a SION.....JÁ PENSOU!
Historia com varios personagens marcantes...
PARABENS!!

Aguardo o proximo.

Abraços.
Genival Luz

TARCÍSIO disse...

Ficção simplesmente espetacular! Há densidade nas personagens e a intercalação entre passado e presente é muito bem feita. A descrição ritmada das batalhas, rica em detalhes, lembra BERNARD CORNWELL e CONN IGGULDEN. Parabéns!
Duas perguntas, Eduardo: a) quando lançará um novo livro? e b) há alguma negociação para transformar sua obra em filme?

TARCÍSIO TOMAZONI

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que estou lendo o livro e estou amando, e realmente muito bom, combinando todos os elementos necessarios para tornar um livro interesante. Sou uma fã de animes (desenhos japoneses) e se me permite disser a sua historia daria um otimo manga :)

Cris Derois disse...

Que massa. Em 2005 escrevi um livro sobre anjos e demônios também, mas eu nunca saí das revisões.

Anônimo disse...

li o livro recentemente .Parabens gostei do ritmo e perssonagens apresentados dentro d um conteudo diferente .

me disse...

Esse livro é espetacular!
Só tem um problema. Me deixou num dilema terrível... Estou louca pra terminar de ler, mas ao mesmo tempo não quero que ele acabe...
Tem sido um passeio fantástico pela história... Meus parabéns pelo conhecimento histórico e pela imaginação fantástica! Ablon é um personagem apaixonante. Toda vez que fecho os olhos fico tentando formar a imagem dele em minha mente.
Espero que muitos outros livros seus possam povoar minha imaginação!! =o)
Abraços,
Melissa

Anônimo disse...

Ganhei na véspera de natal, e já estou na metade. Realmente, a parte 2 de desprende um pouco, mas por enquanto é a melhor, com a Flor do Leste, as Rapinas...Muito bom mesmo. Eu tinha o dilema de que os escritores Brasileiros são ruins, mas depois de ler a batalha do apocalipse Mudei de idéia, e até arrisquei ler uns livros cabeludos da minha prima (cheio de palavras complicadas).
Realmente o livro ABdA tem que ser digerido aos poucos, volta às paginas anteriores só para relembrar o que foi lido. Tudo ai escrito é correto! Como foi dito é tudo ficção, não acredito que Miguel é um VILÃÃÃO... só no livro.

Anônimo disse...

podia ter um segundo livro ABdA2 onde você mostrasse um novo rumo para a história ou até um perigo maior como a volta de tehom que pode destruir tudo, até o paraiso e fazer com que o universo volte a ser como era antes da criação e eles tem que arrumar um jeito de trazer deus de volta pois ele é o unico que pode destruila......

Anônimo disse...

Até o momento estou amando o livro. Confessso que no começo não curti muito, mas com o passar da leitura fui me apaixonando.

Emanuelle disse...

Olá Eduardo!! Primeiramente gostaria de te parabenizar por uma obra fantástica, onde muita coisa faz sentido e só quem não se entrega a leitura, não consegue entender a mensagem da história. No começo achei seu livro chato, complexo, porém a partir do 3º capítulo fui me apaixonando de uma tal forma que estou devorando o livro. Sou aquela leitora que você comentou, que lê rápido demais, com certeza lerei novamente para poder pegar os detalhes que passaram despercebidos. Muitas dúvidas surgiram em mim durante a leitura, quando eu chegar ao fim do livro, o que não falta muito, entro em contato novamente para obter esclarecimento. Mais uma vez parabéns pela obra e espero poder desfrutar de mais obras no mesmo nível, e se possível for, que tenha continuidade deste livro.

Adriano Battista disse...

Eduardo, sugiro a leitura da obra de Zecharia Sitchin. Você certamente obterá subsídios interessantes para a confecção de novas obras literárias no campo da ficção e do realismo fantástico, sob um prisma diferente das concepções convencionais que permeiam Ciência e Religião. Vale a pena mergulhar nos livros do Sitchin!

filmes disse...

PQP - O livro é do Kralho!!!
Adorei todas as suas "filosofias" em parte eu acredito muito na sua visão de anjos e demônios.
Sei que é tudo de sua cabeça, mas a biblia tb saiu da cabeça de algum ser humano que contava histórias para crianças dormir.
Eita!!! coparando a biblia, kkkkkkkkkk
Mas cara, como trabalho na área de audio visual, não consegui deixar de ver seu trabalho como um minisérie ou mesmo um filme...
Já pensou nisso? com certeza sim
PARABÉNS

Blog do Luzão disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blog do Luzão disse...

Eduardo,
Bom dia!
Estou com seu livro em mãos. Logo que foi para as livrarias eu vi o livro quis comprar.
Depois de 2 meses eu ganhei esse livro da minha namorada e em menos de 20 dias já estou chegando ao final. O que tenho a dizer é que o Livro é Fantastico. Vi agora que você é jornalista e lendo o livro pensei que fosse formado em Historia, devido aos fatos historicos narrados na sua obra, com muitos detalhes. A riqueza da narritava me encanta(essa parte é muito legal de ler). Estou adorando o livro. Lendo rápido, ancioso para saber o que acontece no final. Não se preocupe pois eu irei ler esse livro mais de uma vez, garantindo que não perderei nada.
Parabéns pela belissima obra, pela historia fantastica, sei que escrever um livro não é fácil, eu mesmo já tentei diversas vezes, mas, o seu livro está muito bom, parabéns mais uma vez pelo trabalho bem feito.
Tenho uma duvida: Existirá alguma continuação para esse livro?
Abraços,
Luiz H.Moysés

Anônimo disse...

Nossa, adorei o livro!!!
Um livro rico em detalhes como esse é difícil de encontrar.

Toda a trama é bem amarrada...

Parabéns ao Autor pela bela obra.

Espero que logo nos contemple com mais livros como este.

Anônimo disse...

Nossa, adorei o livro!!!
Um livro rico em detalhes como esse é difícil de encontrar

toda a trama é bem amarrada...

Parabéns ao Autor pela bela obra.

Espero que logo nos contemple novamente com outra obra rica com está.

Abraços.

Anônimo disse...

Eduardo,

Meu nome é Yvonne e sou amiga do Charles Bertho.
Foi ele que me falou do seu livro.
Estou lendo agora. E torcendo para não chegar ao fim.
Dizer que é magnífico é pouco para expressar seu trabalho primoroso.
Estou apaixonada por ele.
Beijos emocionados.

Unknown disse...

Olá, meu nome é Ariela , sou uma viciada em livros...e tenho que confessar que nunca li um livro que se iguale a "A Batalha do Apocalipse"... ele tem tudo que um bom leitor desejar...aventura, romace, história, mistério, traição,sabedoria...e um pouco mais...

Tenho que admitir que esse livro encabeça a minha lista de favoritos.


Meus sinceros agradecimentos por nos ter agraciado com tão brilhante literatura, que não falhou em nenhum momento!!

Milhões de OBrigadas!!!!!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marco Neves disse...

Acabei de ler o livro, o li em uma semana pois não conseguia parar de ler, precisava saber como seria o final. Gostei muito do livro, em alguns momentos eu achei ele um pouco óbvio demais, porém, não interfiriu no resultado final.
Gostei também que o autor não tentar explicar os assuntos mais polemicos, ele apenas cita pois não é o objetivo do romance.
Excelente leitura!

Camila Murgolo disse...

Comprei o livro por comprar, só não digo que foi pela capa pq eu dei uma lidinha na livraria... mas acabei comprando pela net, na leva de presentes de natal e me dei de presente esse livro. E sério, um dos melhores presentes que já me dei! hahahahaha

ainda estou lendo, pq como foi dito no post, é um livro denso e eu por vezes sou dispersa, leio e releio várias vezes pq chego na pagina seguinte e percebo q estava entretida com outra coisa na hora.. hahahahha mas releio com o maior prazer, é muito bom.

Quero mais!!!

Zé Renato disse...

Um livro fantástico!!!!! Estava aguardando um vôo no aeroporto de Salvador bati o olho no livro e comprei de cara! Quando comecei a ler não deu mais para parar. Uma obra maravilhosa, consistente, envolvente. Ao final, fica o gosto de "quero mais", uma vontade de prosseguir na estória indefinidamente. A obra merece ir para o cinema e com o advento das produções em 3d nada é impossível. Creio que o Eduardo deveria perseguir esse objetivo, buscando estúdios e profissionais capazes de levar para tela essa estória. Só faço uma ressalva: Ablon venceu tantas dificuldades, se safou das situações mais difíceis, que não foi aceitável não ter destruido o Apollion. Tinha que ter destruido aquele miserável, arrancando pena por pena e submetenddo-o a uma humilhante derrota. Não entendi porque Eduardo deu esse direcionamento.
abs.

Renato Oliveira

Zé Renato disse...

Depois das impressões iniciais, vamos aos detalhes:
Gostaria de saber do Eduardo se a decisão de colocar o Arcanjo Miguel como o grande vilão dessa estoria foi dele ou foi oriunda de outra fonte? Isso porque o Arcanjo Miguel é idolatrado pelos religiosos de uma forma em geral, sendo especialmente cultuado pelo pessoal da Grande Fraternidade Branca (Summitlighthouse). Ver o Arcanjo Miguel nessa situação será para essas pessoas um sacrilégio, um absurdo.
Da mesma forma, Samael Aun Eor é o patrono da Igreja Gnóstica e diz em seus livros que foi um dos anjos que caiu com Lúcifer, mas que superou suas fraquezas sendo hoje um espírito iluminado. Mesmo sabendo tratar-se de uma ficção, é importante se ter uma indicação do porque dessa escolha.
Abraços.

Gabriel disse...

Amei seu livro, nunca fui fã de lêr mas quando bati o olho no seu livro deu vontade, comprei ele logico rs e terminei 2 dias trás...
Gostaria de saber se no caso você daria sequeincia a este livro ou até mesmo fazer um filme????
Aguardo sua resposta anciosamente :D
E me Desculpa pelos os erros de digitação sou novo tenho 15 anos por isso....

Pedaços autobiográficos de mim mesmo disse...

Oi, Eduardo. Ganhei seu livro pelo meu pai no meu aniversário. Sou estudante de Letras e meu pai sabe sabe o qnt gosto de Literatura fantástica. Realmente seu livro é mt bom! Está me acrescentando mt. Outra coisa: me apaixonei pela Shamira. Nossa, amo personagens femininos.

Tedney dos Santos Canellas disse...

Eu confesso que nunca tinha escutado nenhum comentário sobre o livro ,comprei ele por que o assunto me interessa e gosto de ler mesmo.
Não me decepcionei ,apesar de ser uma ficção-fantasia a abordagem até que faz sentido,não vejo necessidade de uma continuação...mas aguardo novas publicações,aqui no Brasil mesmo temos vários assuntos a serem tratados em se tratando de mitos.

Muito sucesso,abraço
Teddy Canellas

Anônimo disse...

SPOHR, ABDA É ESPETACULAR. EU SOU VIDRADO EM ANGEOLOGIA, VAMPIRISMO E LUPINISMO. CONFESSO QUE COMPREI SEU LIVRO PELA CAPA, SEM LER A SINOPSE OU FOLEAR. EU SIMPLESMENTE PASSEI PELA VITRINE DE UMA LIVRARIA E VI O ABDA EM DESTAQUE, IMPONENTE, COM AQUELE ANJO DO PÓS-FIM, NA CAPA. FIQUEI ARREPIADO. COMPREI E ALÍ MESMO NO SHOPPING ONDE EU ESTAVA COMECEI A LER. QUANDO DEI POR MIM, A BANDEJA COM MEU PRATO (EU ESTAVA NA PRAÇA DE ALIMENTAÇÃO) ESFRIOU E JÁ ERA 21H35. EU FIQUEI TÃO EMPOLGADO COM A HISTÓRIA QUE ESQUECI DE COMER E O TEMPO PASSOU E EU NÃO PERCEBI. NAQUELE DIA EU FUI ATÉ A PÁGINA 120. DEPOIS, COMO VC MESMO DISSE NO TUTORIAL, É UM LIVRO PRA LER DEVAGAR E EU PERCEBI ISSO. ESTOU QUASE TERMINANDO, MAS NÃO QUERO TERMINAR, PORQUE SEI QUE VOU SENTIR FALTA DESSE LIVRO FANTÁSTICO E DE ABLON E DOS OUTROS ANJOS. PARABÉNS VOCÊ ME CONQUISTOU COM O ABDA, MAS EU CONFESSO, QUE EU NUNCA TINHA OUVIDO FALAR OU VISTO ESSE LIVRO EM LIVRARIA NENHUMA ANTES DE 2010. EU OLHA QUE SOU RATO DE LIVRARIAS. MAS, TUDO BEM. ANTES DE LER SEU LIVRO EU HAVIA LIDO UMA SAGA SOBRE VAMPIROS, LOBISOMENS E UM ANJO, DE UM ESCRITO AQUI DE SÃO PAULO (OSASCO)NÃO VOU MENCIONAR O NOME DELE AQUI, PORQUE ESTOU NO SEU BLOG E NÃO POSSO TE FALAR COM RESPEITO, FAZENDO PROPAGANDA DE OUTRO ESCRITOR, EMBORA A LITERATURA DELE, SEJA DE UMA TEMÁTICA TOTALMENTE DIFERENTE DA SUA, MESMO USANDO PERSONAGENS SIMILARES EM ASPÉCTOS FÍSICOS, COMO ANJO. JÁ LÍ STEPHANIE MEYER (TODA A SAGA E NÃO GOSTEI. MUITO DOCE)DEPOIS LI A SAGA DESSE ESCRITOR DE SÃO PAULO. OS VAMPIROS E LOBISOMENS DELE SÃO MUITO MELHORES E MAIS REAIS E ASSUSTADORES QUE O DA STEPHANIE. LI O CÓDIGO DA VINCI, ANJOS E DEMÔNIOS E TE CONFESSO: VC COM SEU ABDA É MUITO MELHOR. E ME CONFORTA SABER QUE VC QUE ESCREVE SOBRE ANJOS, O ESCRITOR DE OSASCO QUE FALA SOBRE VAMPIROS, SÃO BRASILEIROS E SÃO BEM MELHORES. ME CONFORTA SABER QUE PRA MIM SUA LITERATURA ABDA ESTÁ A ALTURA DO SENHOR DOS ANÉIS. VOCÊ É TÃO BOM QUANTO O AUTOR DE SENHOR DOS ANÉIS. PARABÉNS. ESPERO EM BREVE OUTRO LIVRO SEU COM A MESMA TEMÁTICA. SOU JORNALISTA TAMBÉM.

ASSINADO: ANGELSTARPARADISE

ANGELSTARPARADISE disse...

ANGELSTARPARADISE MANDA RECADO:

QUERI MANDAR UM RECADO A QUEM FAZ CRÍTICAS DESTRUTIVAS SOBRE SEU LIVRO. ESSA GENTE QUE FAZ CRÍTICAS DESTRUTIVAS POR CONTA DE RELIGIOSIDADE, SÓ CONHECEM A BÍBLIA PELO CATECISMO E NÃO PELA CIÊNCIA, COMO VOCÊ NOS MOSTROU NO ABDA. SÓ CONHECEM ANJOS COMO OS DA GRIFE FIORUCCI. DESCONHECEM A VERDADEIRA HISTÓRIA DOS ANJOS E ARCANJOS. MAS ESTÁ TUDO NA BÍBLIA, BASTA LER COM FILOSOFIA E CIÊNCIA, NÃO COM RELIGIOSIDADE FANTÁTICA, COMO MUITOS FANÁTICOS RELIGIOSOS LÊEM. PARABÉNS SPOHR, VC NOS MOSTROU O OUTRO LADO DO CÉU E DE DEUS, SEM FANTASIA, SEM CATECISMO E SEM RELIGIOSIDADE. TEM GENTE QUE CONHECE A BÍBLIA DE CABO A RABO, MAS NÃO CONSEGUE ENXERGAR JESUS CRISTO DENTRO DELA E MUITO MENOS OS ANJOS COMO SÃO. E VC COM O ABDA, MOSTROU PRA ESSA GENTE, QUE A HISTÓRIA SAGRADA PODE SER OUTRA...E É OUTRA...BASTA ENXERGAR O QUE ESTÁ EXATAMENTE ESCRITO NA BÍBLIA....O QUE VC ENXERGOU MUITO BEM E NOS MOSTROU COM ESSA BELÍSSIMA HISTÓRIA DE ABLON, SHAMIRA, MIGUEL, GABRIEL, LÚCIFER E DEUS.

PARABÉNS....VC É O CARA....GOSTARIA DE VER ABDA NO CINEMA OU NUMA SÉRIE NA HBO. E ALGO ME DIZ QUE ISSO AINDA VAI ACONTECER....AGUARDE....ISSO É PROFECIA.

ASSINADO: ANGELSTARPARADISE

N. Calimeris disse...

Bom, eu tenho esta coisa de ir na livraria, olhar uma capa e, na intuição comprar. A única vez que não fiz isso, me estrepei. O seu livro eu vi numa livraria on-line. Como andei devorando uns livros para adolescentes, vi que o seu livro era livro de gente grande. EStou amando, adorando, sorvendo cada palavra. Desconheço a primeira versão... mas, sinceramente, se o povo quer ser burro, deixem que sejam. Ainda não terminei de ler mas, fico feliz de ver a literatura fantástica ter um autor tão expressivo como vc!

Unknown disse...

Adorei sua obra, aceitei seu conselho e prolonguei minha leitura, mas fiquei um pouco curioso sobre o arcanjo Rafael no terceiro céu...Parabéns sua obra é incrível...

Anônimo disse...

De: ANGELSTAR PARADISE

SPHOR, EU ACABEI DE LER ADBA. O LIVRO É ESPETACULAR, MAS VOU SER SINCERO PRA VC. VC DESTRUIU, NA CENA FINAL, TUDO AQUILO QUE VC MESMO ESCREVEU DE BONITO, MÍSTICO E SOBRENATURAL NA HISTÓRIA TODA.

CARRO VERMELHO DE LUXO, MULHER BONITA E SENSUAL E PRAIA PARADISÍACA, SINCERAMENTE, É MUITO TOSCO E PIEGAS.

ME SENTI VENDO A CENA FINAL DE TODOS OS FILMES TOSCOS DO 007 PROTAGONIZADO PELO "SEM SAL" METIDO A SÍMBOLO SEXUAL SEN CONNERY E AQUELAS PERUAS HOLLYHOODIANAS, TENTANDO CARREIRA DE ATRIZ. AQUILO ERA O FIM DA PICADA. COISA PIEGAS E TOSCA DE SE VER, SEM CRIATIVIDADE. TRISTE DE AGUENTAR.

ME DESCULPE, MAS VC TRANSFORMOU O FINAL DE SEU MARAVILHOSO LIVRO EM UM FINAL 007. VC DESTRUIU O LIVRO NESSA CENA FINAL. O ENREDO DA CENA FINAL, APESAR DE PIEGAS, PODERIA ATÉ SER AQUELE, MAS RETRATADO DE UMA OUTRA FORMA E AMBIENTADO EM OUTRO LUGAR SEM PIEGUISSE E NÃO DAQUELE JEITO 007. FOI TRISTE.

Anônimo disse...

Eduardo, gostei muito do livro.
Mas achei que perdeu o gás no final.
A batalha se resolveu muito rapidamente, sem argumentos lógicos (que permearam o livro) que a sustentassem.
E o desfecho realmente não empolga.
Mas creio que chegará lá! (Se é que já não chegou!).
Obrigado pela atenção.

Diego Ribeiro

Rubens disse...

Acabei de ler o livro, eu comprei numa loja de conveniência, gostei da capa do livro rsrs
O livro é bom, o final poderia ser melhor, mas foi legal também.
Uma pergunta, vc deve ser fã de cavaleiros do zodiaco ou Dragon Ball, porque as cenas de lutas parecia esta descrevendo uma luta entre seya e algum anjo ou goku contra vegeta.

Carolzinha Almeida disse...

Eduardo,

Gostaria de parabeniza lo pela sua grande obra,serei sincera em admitir q até então não seu trabalho,mais me peguei "encantada" pela capa e uma das minhas muitas visitações a livraria da travessa,e depois de ler alguns paginas(na propria livraria)me vi intimada a comprar o livro!
E sim!Ele superou todas minhas expectativas...foram 586 páginas fascinantes,criativas,e o principal sem se tornar cansativo em nenhum momento,você conseguiu transcrever um universo mágico e cheio de mistérios pros dias de hoje,como muita sutileza e êxido, espero que decida por "construir" outras grandes "fábulas".

Mais uma vez,meus parabens

Clovis disse...

Achei o livro excelente com todas suas tramas e detalhes mas sinceramente fiquei confuso com o final, por favor me dê uma luz!

Di disse...

Caro escritor,

Antes de mais nada, parabens pelo livro! Sou um aficcionado por literatura estrangeira e diversas vezes vibrei por ver em uma obra nacional tamanha qualidade!! Meus autores prediletos, Bernard Cornwell, JRRTolkien e Conn Iggulden possivelmente aproveitariam muito a leitura de ABdA!
Primeiro alguns pontos altos: Ótima narrativa, descrição de detalhes, uma excelente idéia de fundir criacionismo com evolucionismo, a trama final dos arcanjos, um herói extremamente digno, um romance envolvente com a feiticeira.... e muitos outros, mas aqui vem minha parte de comentários negativos, espero que não se chateie...
Não gostei do final do livro, cara... digo especialmente as ultimas 5 paginas!!! Não sei como decifrar o sentimento que ficou!!
Acho que o principal escorregão foi não ter dedicado mais algumas dezenas de paginas ou mesmo um apendice ao decorrer da segunda corrida do tempo!! Simplesmente narrar o renegado estacionando na beira de uma praia com seu amor foi realmente ofensivo!! Como se sucedeu no céu, a dissolução do comando das hecatombes? Como Amael encontrou coragem de dizer não ao dilúvio, que o consumiu por milhares de anos?? Sem diluvio, atlantida e enoque prosseguiram, e em dias atuais nossa tecnologia seria monstruosamente maior, aliada ao misticismo da magica tão presente na época, então, como ele estaria em um conversivel vermelho divagando com a feiticeira sobre como o apocalipse poderia ser trazido por mãos humanas??
Por fim... O amor entre o protagonista e sua fiel companheira tem o apelo que tem por tudo que ambos passaram juntos, as dificuldades, as responsabilidades... Como foi esse segundo envolvimento entre eles?? Como poderia chegar aos pés do primeiro???

Minha admiração por sua obra seria total se houvesse um desfecho mais controlado, explicado... Entendo que você possa ter optado por deixar ao leitor a oportunidade de imaginar como tudo decorreu mas cara... não da!!! Seu tipo de escrita captura o leitor, e como cativos, esperamos encontrar na obra a totalidade das informações!!

Enfim, parabens cara!!!
Ótimo trabalho, com excessão do desfecho... rsrs

Anônimo disse...

pode ser um pouquinho tarde.. mais realmente o livro é muito bom mesmo, não de atenção aos comentarios do tipo "palavras muito dificeis", ou " um monte de besteiras" o livro é otimo em todos os sentidos, perfeito na minha opinião, se manten neutro a religiões e crenças... GRANDE história e como o amigo de cima disse renderia um OTIMO filme, parabens... será que poderiamos ter uma continuação? o.O

Jéverton disse...

Realmente não tenho adjetivos para descrever este livro. Li Sr. dos anéis, O retrato de Dorian Gray e Brumas de Avalon e assisti a toda série de os cavaleiros do Zodiaco; A batalha do Armagedon é como se fosse a mistura de todos estes elevado a décima potência. É Um livro para quem tem bom gosto, imaginação e cultura. É atemporal. Simplesmente o melhor livro que já li e tão cedo não lerei algo superior!

Dedinhos Nervosos disse...

Eduardo,

Primeiramente, quero dizer que AMEI seu livro. Amei os personagens, sua forma de escrever, a história, os mundos concebidos e toda a sua criatividade. Como vc conseguiu editá-lo mostra como é complicada a vida de escritor, não é? Além do talento, vc contou com a sorte tb. Vc foi iluminado. Parabéns.

(SPOILER)
Agora, a parte ruim: Conforme disse, amei o livro, mas fiquei mto decepcionada com o final. Não aprecio ler toda uma história, toda uma narrativa detalhada, SOFRER com todas as misérias sofridas pelos meus personagens, apreciar a coragem do criador para matá-las (sim, precisa coragem, né?) e aí, no final, o autor (ou roterista) decide que tudo não passou de 1 pesadelo, ou ilusão, ou que pode simplesmente apagar tudo e voltar no tempo pra ficar tudo bem.

Eu entendi perfetamente a situação que vc propôs, mas rolou sim, um sentimento de "putzzzz... fui enganada. Aquilo tudo pra nada?"

Espero que o livro seja um grande sucesso mundial e que vire filme dirigido pelo Peter Jackson!!! Quero te ver recebendo um Oscar. Ou mais de um.

Beijo.
Anna

Ps1. Ao contrário de muitos, eu adorei os flash backs. Enriqueceu mto a trama e aumentou ainda mais minha admiração pelo heroi e heroina.

Ps2. Quando sai o próximo livro? Não vá me enganar no final, heim! rs

Dedinhos Nervosos disse...

Ahhhh... comprei seu livro num sebo virtual e tem algo parecido com um autógrafo na capa. Será que é seu de verdade??? Eu mal pude acreditar quando vi! Será que é seu??? Tem jeito de eu saber?

Unknown disse...

Amei o livro, acabei de lê-lo, ai agora fica aquela senssação de vazio: "como assim, acabou?"

Concordo com um colega quando ele fala sobre a semelhança com os Caveliros do Zodíaco, mas na minha imaginação eu via os Anajos como Caveliros de Ouro (tal qual como Aioria ou Saka - devido à descrição das armaduras, eu acho rs).

Um outro ponto que deveria ser melhorado é sobre o final, acabou perdendo um pouco o gás mesmo; eles decidem por retroceder na Roda do Tempo e aparece um cenário assim, sem outra explicação?

Acho que essa Obra é tão grandiosa que merece ser mais estendidam podendo ser dividida em mais volumes, e até um filme (bem feito, é claro) ia ser demais!!!!

Parabéns ao Autor, que é Brilhante!!!

Larissa disse...

Acabei de ler o livro (tipo minutos atrás) e ainda estou sem palavras.
Em uma fatídica tarde de verão fui até a livraria com uma tia. Passando pelos lançamentos me deparei com ABdA e fiquei muito intrigada. Voltei para casa, peguei dinheiro e fui comprar. E desde então não tive escolha a não ser devorar o livro.
Vc falou para ler aos poucos...Até tentei, levei 2 meses. Mas até sonhava com a trama.
Espero ansiosamente o dia que Hollywood comprará os direitos de transformar essa obra-prima em um filme épico vencedor de n Oscars.
O livro é um orgulho indescritivel para a literatura nacional.
Muitas pessoas comentaram do fim (atenção, spoilers). Em partes concordo com os que queriam ler como se refez o mundo, qual a reação de Miguel ao ter suas ordens negadas e como Ablon e Shamira se conheceram...Porém uma outra parte de mim ficou intrigada e admirada com o final como vc escreveu. Dá asas a imaginação do leitor, deixa um gostinho que quero mais e nos deixa eternamente envolvidos com a história.
Aliás, de tão envolvida arranjei um Ablon para mim. Meu gatinho rajado de amarelo e laranja foi batizado como Ablon tanto pela personalidade quanto pela aparência física (juro que não sou biruta!) hehehe.
Enfim, só vim dizer mesmo que amei o livro, cada vírgula que vc escreveu e espero que ainda possamos ler muito mais histórias suas.
Até.

Antonio Sousa disse...

Amei o livro li em menos de um mês, só algumas coisas que foram fantasiadas de mais que não entendi no começo ( Deus estar dormindo e o arcanjo miguel virar o vilão junto com lúcifer), mas ai me dei conta que fazia parte da trama e isso melhoro ainda mais o livro .... muito bom mesmo

Fiquei realmente admirado por gostar tanto do livro que no começo julgava como qualquer outro

Deus te abençoe =)

Vah Dias disse...

Muito bom continue escrevendo
estou aguardadndo o proximo....

Victor Hugo disse...

Gostei muito da A Batalha do Apocalipse , um historia e literatura irreverente e nova,o que mais me fascina e a forma e detalhes deste épico, no qual nos transporta diretamente a historia.
Espero que lancem novas historias parecida nesta forma de literatura.
Victor Hugo

Rebento disse...

APOCALIPSE 10 - REVELATION 10

Pois só quem realmente sofreu as consequencias da injustiça terrível é que pode exigir à Justiça do Único Verdadeiro Deus Fiel que Ama a Vida Sana.

Não há mais tempo está Jurado e a Trombeta com todos os segredos foram Revelados e Já Foi Ouvida desde o Arco Íris para o Eterno Cosmo de Amor.

Profecia Cumprida: "E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais tempo, mas nos dias da voz do sétimo anjo, quando tocar a sua trombeta, se cumprirá o segredo de Deus, como anunciou aos profetas, seus servos." - Apocalipse 10:6,7

- http://wwwrebentocom.blogspot.com/2011/03/as-injusticas-da-grande-meretriz-tem.html

Unknown disse...

ola!
boas a todos
acabei de ler o livro, gostei, muito principalmente enquanto lia a estória, confesso que ficou uma interrogação, querendo acreditar que nossa humanidade será tão bem guardada. Espero que deste maravilhoso universo surjam mais livros para nosso deleite.
Boa sorte a todos.
E que Yahweh cresça dentro de nossas almas

Unknown disse...

Não acabei de ler o livro ainda, mas estou fascinada, e sinceramente, não queria que acabasse.
É o tipo de história que eu adoro, por que reconheço em cada detalhe, cada descrição, as pesquisas que provavelmente devem ter sido feitas para aproximar tudo da história tal qual conhecemos, retratando passagens biblícas, acontecimentos reais..
Queria parabenizar (e muito!) o autor, pois em se tratando de literatura brasileira, raríssimas vezes li um livro tão incrível.

jo disse...

ola Eduardo
não vi o livro em livrarias nem na net eu vi uma pessoa lendo ele no onibus e gostei muito da capa e do nome pois gosto deste tipo de livro,anotei o nome do livro e comecei a procura foi dificil mas encontrei,e a procura não foi em vão não me arrependo nem um minuto gasto na procura ainda não terminei de ler o livro mas estou AMANDO você é incrivel sabe como prender a atenção dos leitores ja tem uma fila de pessoas querendo o livro emprestado tamanha é a propaganda que estou fazendo sobre ele parabens espero em breve ler mais uma obra sua.

Marcelle Soares disse...

Ola Eduardo!
Você está de parabéns!
Fiquei vidrada nesse livro!
Procurei referências do livro pelo google e acabei caindo aqui!
Espero pelo próximo e que você conte um pouco sobre o arcanjo Rafael!
Abraços!

SAR disse...

amei esse livro se tornou um dos meu preferidos :D

Anônimo disse...

Eduardo Spohr, cara, com o teu livro eu senti algo diferente , nunca tinha visto isso em literatura nacional, é claro que temos livros ótimos, mas essa fantasia me fascinou!
Espero que isso possa contagiar outras vertentes da arte nacional, como filmes, novelas, livros, o cotidiano é muito chato, não é mesmo?
Também gostei muito dessa sua dedicação aos fãs, primeira vez que eu tenho contato com um escritor que eu amei ler já que o Machado já morreu faz tempo e a JK Rolling não fala Português...

Saiba que vc é umas das minhas maiores inspirações espero que muito em breve possa me tornar um grande escritor tbm!

Sucesso!!!

Mateus Cardoso disse...

Estou quase no final e não quero que acabe. So posso dizem uma coisa até agora, nunca um livro, alem de senhor dos aneis e o silmarilion, tinha me passado a sensação de imersão no mundo retratado como o seu romance.
Eu particularmente considero o melhor livro brasileiro de fantasia que ja li (ja li varios do genero, como os do Andre Vianco que tbm sçao muito bons), superou todas minhas expectativas, muito obrigado pelo meu mês de leitura de qualidade, so espero que o final( devo acabar amanha) nao me pegue de surpresa e acabe me decepcionando, rsrs, ate

Agnaldo Coraça disse...

EDUARDO, PARABENS PELA OBRA. CONFESSO QUE SOU PÉSSIMO NO QUESITO DE PACIENCIA PARA LER LIVROS, GANHEI COMO PRESENTE E TORCI
O NARIZ AO VER O VOLUME DO TOMO. NO ENTANTO AO COMEÇAR A LER ME VI TOTALMENTE PRESO E O QUE LI FOI REALMENTE MARAVILHOSO.

GOSTARIA MUITO DE VER SUA OBRA EM UMA PRODUÇÃO DE HOLLYWHOOD. (QUEM SABE?)


AGNALDO CORAÇA

Agnaldo Coraça disse...

EDUARDO, PARABENS PELA OBRA. CONFESSO QUE SOU PÉSSIMO NO QUESITO DE PACIENCIA PARA LER LIVROS, GANHEI COMO PRESENTE E TORCI
O NARIZ AO VER O VOLUME DO TOMO. NO ENTANTO AO COMEÇAR A LER ME VI TOTALMENTE PRESO E O QUE LI FOI REALMENTE MARAVILHOSO.

GOSTARIA MUITO DE VER SUA OBRA EM UMA PRODUÇÃO DE HOLLYWHOOD. (QUEM SABE?)

Anônimo disse...

Na boa, essa história precisa estar em Hollywood... Amei absolutamente tudo!!!

Ass.: Gisele

Jeferson Galvani disse...

Demais o Livro a tempos não lia algo tão bom, espero novos trabalhos......

Hannah disse...

Oi oi,
Estou lendo o livro e estou na Parte 2, mais exatamente no flashback.
Estou meia perdida com a caminhada longa de Ablon, pois tenho dificuldade de imaginar rotas e cenarios (meu foco é dialogos e tramas).
Acho que seria uma boa ideia colocar algum mapa disponivel, com uma linha que indique a tragetoria feita por nosso herói <3

x.o.x.o.
Hannah

lazd disse...

parabéns muito bom o livro um dos melhores q já li espero q continue escrevend

Anônimo disse...

Nossa A Batalha do Apocalipse, é um dos melhores livros que já li!!! muito muito muito bom mesmo!!! Eduardo Spohr, Você esta de parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

só tenho uma reclamação: o tutorial apresenta spoiler sim! tem uma imagem que é um spoiler que me indicou uma cena no final do livro, mas ok...

Anônimo disse...

Cara, tô adorando esse livro. O Ablon é muito doido! E como acontece sempre que leio um livro repleto de grupos, já escolhi minha Casta: os Hashmalins

Anônimo disse...

Olá! Li "A Batalha do Apocalipse" e tenho algumas observações:
1 - O enredo é ótimo!
2 - Leitura cativante!
3 - Riqueza de informações!
4 - Alguns fatos, como sobre Babel e Torre, ficaram meio que no ar, porque na história bíblica, e relatado realmente que foi Nimrod filho de Cush quem construiu a Torre, mas no livro, diz apenas que Ablon a destruiu. Mas e quanto a confusão lingüística? Algum comentário?
5 - Também é relatado que Gomorra foi destruída por Appolyon, mas e quanto a Ló e a estátua de Sal?
6 - O Final ficou meio confuso. Afinal, eles conseguiram reverter o Apocalipse? Se eles voltaram o tempo, então os Anjos, Arcanjos e Demônios voltaram também...

Ademais, está ótimo e o livro mereceu seu destaque. Quem sabe uma mega produção estilo Lord of Rings venha por aí, né mesmo?

Anônimo disse...

Adoro esse livro!!!

Anônimo disse...

Parabéns pela obra!!!Li atentamente,me surpreendi com o enredo, tudo se encaixa e é compreensível. Você é um mestre da ficção. Um abraço!

Anônimo disse...

Como assim Harry Potter é um romance de leitura rápido??
Sinceramente, você nunca o deve ter lido.
Em alguns capítulos até parecem conter algumas partes não tão importantes, mas depois o leitor descobre que mesmo os mínimos detalhes fazem a diferença! O que acontece - E MUITO - nos livros de Harry Potter!!
Se você baseou a sua citação de que os livro devem conter riqueza em detalhes, saiba de que nada vale uma obra rebuscada, altamente detalhada, se o seu conteúdo não passar de um vasto lero-lero (como Crepúsculo) e não tiver um pingo de algo a passar de bom ao leitor
E viva Rowling, Tolkien e George Lucas!!!!

eduardospohr disse...

Eu me referi ao primeiro Harry Potter, único que eu li.

Leitura rápida não é uma coisa ruim. Meu novo livro, Filhos do Eden, é desse tipo mais dinamico ;-)

Gabriel Viana disse...

adorei o livro,porém. . .
não gostei muito da edição especial ter sido lançada depois,pois muita gente já tinha comprado o simples( como eu ) e comprar o especial estar fora de cogitação( devido ao preço elevado).
Não sei se aqui é o espaço apropriado mas gostaria de dar uma sugestão, poderia ser lançado os extras da edição especial em um livro separado (assim como rick riordan fez com percy jackson)para quem já tem o simples comprar ,ter e não ficar no prejuizo

Symathon R. Rangel disse...

Antes de qualquer coisa, Eduardo, meus parabéns. Muitos amigos estavam lendo seu livro, comentando, e confesso que particularmente eu não entendia como eles poderiam vidrar tanto num livro tão... "grande".
No entanto, foi eu dar uma leve olhada nele lá na bienal (RJ) este ano que não resisti e comprei. Comecei a ler e agora não consigo mais parar. Quando vi a capa e a sinopse, o tema de anjos que simplesmente AMO, achei que se tratava de mais um americano entrando na história para ladear Anne Rice, JK Rowling, Tolkien e afins... No entanto, quando li sua breve biografia na orelha de trás do livro, fiquei boquiaberto e muito emocionado por saber que se tratava de um autor brasileiro, e além do mais, meu conterrâneo.
Sério, tenho muito orgulho de você, de longe o único na história brasileira a criar um livro de nível tçao alto. Sucesso, meu camarada!

Anônimo disse...

Estou lendo ABDA e sinceramente, quando comprei esperava muito pouco do livro. Adoro literatura fantástica e de uns tempos pra cá os livros que falavam sobre o apocalipse, anjos, demônios e afins eram todos fracos de conteúdo, vocabulário e contexto histórico. Sinceramente após o segundo flash-back estava apaixonada e totalmente envolvida pela história, por seu conteúdo, vocabulário, profundidade de conteúdo, bom enlaçamento das ideias, personagens interessantes e uma história original; minha maior surpresa quando reparei que o autor era brasileiro, fiquei surpresa e maravilhada pois livros do gênero e de cunho riquíssimo como tal eram raríssimo ou quase inexistentes.
Estou lendo de pouquinho em pouquinho, me deliciando com a trama e cada personagem, não quero que a história acabe ou perder nada. É Eduardo Spohr, parabéns você reviveu uma vertente que parecia estar esquecida na literatura brasileira, obrigada por escrever essa magnífica obra de "encher os olhos" à cada dia que passa admiro mais seu trabalho, continue assim!
Logo ler-ei Filhos do Éden! Não deixei de escrever, certo?
Abraços!

Patricia Gava disse...

Eduardo, Comprei e li seu livro no ano passado. Estava numa livraria e a capa do livro me chamou muita atenção. A primeira impressão é realmente muito importante. Peguei o livro e li a sinopse e me encantei com o tema que simplesmente ADORO!!!! A surpresa maior veio depois quando constatei que o autor era brasileiro. Maravilhoso! Você está a altura dos grandes ...... Parabéns !!!! Estou esperando os próximos.

Anônimo disse...

Olá,
Adorei ler esse livro. Recomendo pra todos que deseja ler um livro emocionante.

Abs,
Elaine

Anônimo disse...

Eduardo...

Simplismente PERFEITO!! Gostaria de parabenizá-lo pela obra. Fiquei extremamente orgulhoso por saber q vc é brasileiro, ainda mais filho de piloto e comissária. Eu sou comissário, e li o livro durante os voos que faço por esse país maravilhoso que é o nosso. Amei tudo, a história é linda, o contexto te prende... quanto mais eu lia, mais queria ler! Não conseguia desprender os olhos do livro. Agora estou ansioso para seu próximo livro e gostaria de saber se haverá continuação deste. Vc precisa continuar dando vida para Ablon e Shamira...rss. Parabéns, virei fã e já recomendei o livro pra vários amigos que com certeza comprarão! Gde abraço.

eduardospohr disse...

Olá. Muito obrigado pelas palavras :-)

O novo livro se chama "Filhos do Éden", dá uma olhada

http://filosofianerd.blogspot.com/2011/06/filhos-do-eden-herdeiros-de-atlantida.html

Abracao!

Cris Piloupas disse...

A primeira vez em que li a sinopse do Livro "A Batalha do Apocalipse" foi no stand de livros nas Lojas Americanas. Havia apenas um exemplar quando retornei para comprar não o encontrei. Depois de um bom tempo o encontrei a venda no catalogo da revista Avon. Super em conta!!! Comprei e acabei surpreendido pois o Autor é Carioca e o Rio de Janeiro também faz cenário na trama. Resumindo me apaixonei e quero comprar o livro "Filhos do Édem" já esta a venda nas Lojas Americanas!

Sou Cris Piloupas escritor contemporâneo independente no Clube dos Autores e leio Eduardo Spohr!!!

marlene disse...

É estupendo,é incrivel,maravilhoso,espero que esse livro seja o primeiro de muitos outros títulos nesse estilo.Eu simplismemte adorei!!!!!

taynara disse...

eu acabei de ler o livro e realmente é impressionante. pensei até, que o autor fosse estrangeiro pois os brasileiros não tem o costume de ver esses tpos de historia.já li alguns livros que tem o mesmo tema mas todos eram de autores não brasileiros, fico muito honrada e orgulhosa de saber que entre nós há uma mente tão brilhante com a sua. você é o pioneiro em "literatura de misticismo"em nosso pais.Espero ler outra obras com sua assinatura ao longo de minha vida continue sempre assim e não de importancia a chatos que não sabe a diferença entre ficção e relidade.

sяº Đнαяvιи∂ ™ disse...

Estou lendo ABdA, e estou adorando, e eu acho um absurdo criticarem a obra do Eduardo Spohr, mas agora eu quero saber de você eduardo, quando eu terminar de ler esse livro vou querer ler a edição especial, é a mesma história, ou tem coisas diferentes? Va valer a pena eu comprar?

Marlito Junior disse...

Não sou de ler muito, gostei da capa, queria ler alguma coisa e comprei teu livro, nossa, ADOREI, a historia e muito boa, as lembranças do passado são otimas, a vontade de devorar o livro é grande. parabèns.
divulga gravuras na net, para materializamos o que imaginamos no livro. abração

Gustavo disse...

Livro incrível. O melhor que já li.
Até me fez "duvidar" um pouco da Bíblia.
Eu também acabei de ler o "Filhos do Éden" e queria saber quando o livro
"Anjos da Morte" vai para as lojas ?
Não perco uma edição.

Lucas disse...

terminei de ler ontem e achei perfeito a leitura é mais confortável que o senhor dos anéis... muito bom mesmo parabéns

Anônimo disse...

O Livro e simplesmente perfeito

Ismael disse...

É, me diz uma coisa.
São dois livros no caso, A versão antiga e a "reformulada", há alguma diferença? Assim... A história é a mesma, com o mesmo começo, meio e fim, mudando apenas que uma é mais "resumida"? Ou a antiga é completa e a outra seria incompleta dando margem a uma continuação?
mas enfim, to lendo e to achando o máximo.
Parabéns, e espero outras obras. :)
Espero resposta... Se quiser, pode mandar pro E-mail também. (E-mail: ismael_logan@hotmail.com)
Obrigado pela atenção. E parabéns novamente. ^^

Jeff Fernandes disse...

Acabei de comprar o meu ABdA, estou na parte II e até agora estou adorando...
Meu personagem favorito é a Feiticeira de En-Dor (Shamira), ela é demais...

Anônimo disse...

o livro é muito bom !! parabéns!!!
agora só falta vir o filme para peencher ainda mais nossas imaginações de fâns assirduos por Eduardo!!!

ii la ti interexxa...fofokeiiro disse...

Nossa otimo livro
estou prestes a terminar de ler mais me nego a acabar logo ><, esse livro garanto que leio mais de 20 vezes *--*

Renata disse...

Bom, li o livro e o que posso dizer... é dignigo de uma grande obra literária, os persoagens são simplesmente apaixonantes, sem falar nas viagens cronológicas...foi fantástico viajar pela a Babilônia, Grécia antiga, China, Inglaterra medieval na ilustre compania do anjo Ablon...sem esquecer da profunda reflexão das questões humanas que o livro proporciona...MUITO BOM, recomendo mesmo para quem gosta de uma boa história...estou indicando o livro para amigos, parentes que assim como eu, estão adorando e recomendando para outras pessoas...é bom demais ter um autor do seu calibre na nossa literatura, que consegue inovar e nos proporcionar algo fora do corriqueiro...sou sua fã.
Em outras palavras: Você é o cara!!!

Joaquim disse...

Como esse post me ajudou agora com o meu tcc! Valeu Eduardo!

thiago feldner disse...

Bem primeiro gostaria de parabenizar o autor, pela sua excelentíssima obra, que livro maravilhoso, riquíssimo em detalhes, informações, sobre anjos, demônios e sobre a historia da humanidade,comprei o livro por indicação de um amigo e sinceramente não esperava muito do livro, pois esse amigo tem um gosto questionável sobre leitura, desde que comprei passou-se 3 meses e hoje termino de ler o livro, estou completamente extasiado com o livro, seus personagens, sua narração e principalmente pelo seu enredo, a historia te prende,te coloca no meio dela, estou extasiado, surpreendido de uma forma magnifica com esse livro, recomendo o livro a todos que adoram ficção/realidade, que gostam de historia sobre anjos, demônios, espero e torço pelo sucesso do livro, do autor e quero muito que algum diretor, produtora, façam um filme sobre o livro, mas contando a historia toda, mostrando realmente o que o livro traduz, no estilo de senhor dos anéis. mais uma vez parabéns pelo ótimo livro, a muito tempo não leio um livro tao bom, gostoso e de ótima narrativa.

thiago feldner disse...

Primeiro tenho que parabenizar o autor, Eduardo parabéns pelo ótimo trabalho realizado com o livro, acabei de ler o meu hoje, fui indicado por um amigo que tem um gosto questionável por leitura sobre esse livro, comprei o meu exemplar edição especial a 4/5 meses, e ate então não tinha lido e nem pegado para ler, ate que um dia resolvi pegar ele para ler e não consegui parar mais.
Indico o livro para todos aqueles que gostam de ficção/realidade e um livro que te prende, te introduz ao meio de tudo de ótima narrativa, muito bem elaborado, conduzido pelo autor, estou extasiado com o livro, que feliz momento quando comprei o livro e comecei a ler, torço para que o autor escreva mais livros, com o mesmo entusiasmo e com a mesma paixão, que escreveu esse livro, mais uma vez quero parabeniza-lo por essa incrível obra, torço para que algum diretor/ produtora possam ler o livro e fazer um filme sobre essa magnifica obra, mas no mesmo estilo de senhor dos anéis, sendo extremamente fieis ao livro, aos detalhes.

brunoddsouza@gmail.com disse...

Acabo dee ler o livro neste exato momento, e como outros aqui já disseram, me sinto completamente extasiado.
Garanto que me envolvi de tal forma, que quando lia eu tinha a exata impressão de estar passando por todos os períodos da hístória narrados.
Me considero um bom leitor, e por isso faço aqui uma única crítica
A batalha final dveria ser mais trabalhada, o desenvolvimento da luta entre Ablon e Miguel foi muito simples, é lógico que ai entre aquele negócio da expectativa de quem está lendo, mas como o próprio livro cria esta expectativa, eu achei que a luta deles seria algo titanico, onde os dois mostrariam poderes até então escondidos, afinal um anjo derrotar o primogenito de Deus, não é algo comum.
Mas valeu e valeu muito viver esta aventura, espero por outros titulos Eduardo.

Julia disse...

Krak Eduardo Spohr,não tenho nem como agradecer por vc ter escrito esses livros.Sei que a jornada foi BEM longa até vc conseguir um contrato com uma editora mas isso valeu a pena.
Eu não gostava de histórias com anjos até ler seus livros.Fui criada na igreja mas,a forma como vc coloca a criança sagrada na ABdA foi muuuito incrível.
Todo o livro foi simplesmente mágico.
Parabéns pelo incrível trabalho

BBC disse...

o livro é ótimo,um dos melhores que já li.vô comprar filhos do éden,mas só no ano que vem :'(

Ronaldo disse...

Estou lendo no momento e é sem dúvidas um dos melhores livros que li até hoje! Estou ansioso para ler Filhos do Éden.... =)

Pablo Almeida disse...

Fantastico o livro. Comecei a ler despretensiosamente ha alguns dias e ja li 200 paginas. Fantastico. Parabens

Anônimo disse...

Li e achei confuso. Você se perde na narrativa em grande parte do romance. E mesmo sendo um livro-fantasia, você, que trabalha com O PODER DO MITO, sabe muito bem que LÓGICA é fundamental. Sucesso e melhor revisão nos próximos.

Felipe Carvalho disse...

Um ótimo livro, realmente é necessário que o leitor seja tolerante, deixe suas crenças de lado para poder aproveitar bem essa obra.
Gostei muito e agora quero ler a edição especial....

Renata Almeida disse...

Li o livro e adorei a história, já indiquei pra vários amigos. Agora quero ler a Edição Especial, pois conforme lia os capitulos me sentia dentro da trama. O autor está de parabéns, pois poucos livros me prenderam a atenção.

alan critian disse...

é um livro muito bom
mas esse livro tem continuação

alan critian disse...

rapaz que livro
mas vai sair o filme

Smaily Prado disse...

Oi Eduardo! Primeiro tenho que dizer que você escreve muito bem, e que consegue contar uma boa história. Mas aqui vai minhas duas críticas:[CONTÉM SPOILERS]
1º - Cara, me decepcionei com o final, sabe, passar toda aquela aventura, lutar por tudo que Ablon lutou pra no final todo mundo morrer e eles girarem a roda e fazer tudo voltar ao que era antes! Poxa, decepcionante. É como dizer que tudo foi em vão, porque veja bem: se Ablon voltou no tempo e está com o livro, e se o livro é o mesmo do futuro, então mesmo que ele jogue o livro no oceano, ainda existirá o livro do presente (ou passado, como preferir).
2º - As lutas de Ablon no passado contadas no livro não são suficientes para dizer que o personagem evoluiu como lutador e que sua força aumentou a ponto de matar seus adversários com um único golpe, ou mesmo que el estaria preparado para lutar com Miguel. As lutas em si não formam uma sequência de aprendizado nesse sentido.
Bom, é isso. Parabéns pelo livro! Precisamos cada vez mais de bons autores de fantasia/ficção brasileiros como vc! Abraço!

Tiago disse...

Tenho 14 Anos de idade, e posso perceber nesse livro um fantástico mundo de aventura. Ablon e a feiticeira Shamira Para me são as personagens que mais aparecem no livro e um assunto muito interessante que notei é quando chegou na parte da Torre de Babeu, a maneira que foi fantasiado sua queda foi simplesmente perfeita!!Estou eufórico para ver logo a verdadeira "Batalha do Apocalipse", estou lendo trecho por trecho, amigos já quiseram me contar o fim mas simplesmente não aceito. Apos terminar Livro "A Batalha do Apocalipse", Lerei o livro de Rick Riordan e suas grandes aventuras no mundo fantástico de Percy Jackson, e suas novas aventuras que envolvem "The Lost Hero"

anômimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anômimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
anômimo disse...

Bom livro, impressionante...SE não fosse um pequeno detalhe, a BÍBLIA não é uma literatura, é um livro único em todo planeta, a história desse livro distorce tudo que está na bíblia, definitivamente você (EDUARDO)desconhece o verdadeiro propósito da mesma, o quê você escreve nessa sua história fantasiosa é pura heresia misturar anjos com seres humanos que praticam magia negra, dizer que Gabriel é um tirano, que o seu tal ''DEUS yahweh" está adormecido, você realmente desconhece o valor desse livro, o SEU DEUS deves estar durmindo mesmo, se é que você tem algum, BÍBLIA não é uma simples literatura, é um livro sagrado, não uma base literária pra escritores fantasiosos

Anônimo disse...

Estou lendo o livro e estou achando fantastico, espero que continue fazendo mais livro tao bons quanto A batalha ou Os filho de eden, sao sem duvidas muito bons, ta de parabens!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Obra prima! disse...

Eu li o livro en uma semana... achei sensacional. agora eu quero mais...
Parabens voce fez uma obra prima..

Emerson Jordy disse...

Nosssaaa! em toda minha vida foi uma das obras q mais me emocionou e chocou. meus parabens Eduardo. Nao sei da onde venho tanta inspiração. Amei varias explicaçoes sobre os segredos ocultos. Mas confesso q foi preciso eu deixar um pouco os meus ideais e minha fé de lado para poder apreciar melhor a obra. Adorei o conceito do tecido da realidade. Novamente parabens.

Elizangela disse...

Amo ler livros, já li muitos livros bons, mas algo que supere a batalha vai ser difícil, rico em informações, te prende do começo ao fim, realmente vale a pena ler.Parabéns!! Tomara que continue assim fazendo ótimos livros!!

Leonardo Araujo disse...

Esse foi, com certeza, o melhor livro que ja li. Eu terminei de ler o livro hj com um aperto no coração por saber que a historia chega a seu fim. Mas como o infinito é uma utopia e toda história tem, ou terá, seu desfecho; despeço-me, agradecendo por me proporcionar momentos de felicidade e angústia, que há muito não vivia.

victordias disse...

hehe obrigado pelo tutorial Spohr, acabei de pegar emprestado de um amigo meu e enquanto eu nao compro o meu vou lendo hehe, td de bom sempre Spohr sou muito seu fã, quero ler todos os seus livros, Protocolo Bluehand: Alienigenas, Filhos do Eden, estou louco para ler sou muito seu fã espero que um dia eu possa te conheçer.Abraço td de bom sempre.

Josielson disse...

Um dos livros que mais gostei de ler nesse gênero (fantástico), vocês escritores são mesmo seres providos de uma inteligência rara, espero um dia ter coragem ar escrever meu próprio romance. Parabéns seu livro é diferente de todos que já li. O que mais me encantou foi o sentimento de cumplicidade e amizade existente entre o Ablon e a Shamira.

Ramon dos santos disse...

Ótimo livro!
Comecei a ler e logo nos primeiros capítulos fiquei fascinado com a história. A descrição dos locais onde as ações se passam foi perfeita, transportando o leitor para o momento referido. O ar sombrio e o final surpreendente foram alguns pontos na minha opinião que tornaram o livro simplesmente incrível.
Leitura fácil e nada tediosa com ação do primeiro ao ultimo capítulo. Muito bom!
Eduardo Espohr grande escritor e o melhor, é brasileiro.
Vou esperar pelos proximos livros.

Unknown disse...

Não gostei. É uma mistureba de realidade com fantasia. Prefiro a realidade. é mais útil.

Anônimo disse...

@Ademar Júnior,

alguém pediu a sua opinião?

francamente,
Nilton

Kiddy Stark disse...

Sou uma apreciadora de livros, textos e histórias, mas A Batalha do Apocalypse ultrapassou todos as minhas expectativas!

De fato foi o melhor livro que já li em todos os contextos! Tanto em apocalípticos, romances, contos de fadas... Essa obra fantástica abrange perfeitamente todos esses lados... Não tenho palavras... Me apaixonei pelos personagens e me emocionei do começo ao final... Li tudo em apenas uma semana! SHUASHAUSHUASHUAHSHSUAH Comprem e leiam, tenho certeza de que não irão se arrepender!

Quero o volume 2!!! *-*

Kiddy Stark disse...

Sinto falta de Ablon e Shamira! :(

Luizy disse...

eu só não entendi o final, que shamira morre, e no Epílogo ela está com Ablon, podem me explicar ?

Gabriel Ac disse...

Cara o melhor livro q já li em toda minha vida. Desde romance À suspense, não há outro igual.

Pronto pra ler "Filhos do Éden"!!!

My Precious by Cris disse...

Olá! Parabéns pela sua obra, está excepcional. Como admiradora de fantasias épicas, encheu as minhas medidas!
E como vivemos numa era em que já é possivel tamanhas epopeias cinematográficas, fico a sonhar que sua obra possa ser devidamente analisada em Hollywood e transformada num trabalho épico. Seria fantástico. Fico até já a imaginar alguns actores actuais nos papeis de Ablon, Haziel, Gabriel, entre outros... :-)
Tudo de bom!!
Cristina, Portugal

Anônimo disse...

cialis cialis online
cialis generico costo cialis farmacia
cialis precio cialis comprar online
generique cialis cialis moins cher

Gigio disse...

olá parabéns Eduardo, pela bela obra. Este tipo de ficção fantasia ficção-científica etc no brasil, temos uma carência muito grande de títulos bons, produzidos nacionalmente, ou traduzidos em sua totalidade. Terminei de ler Mortal Engines 1 2 e 3, mas a editora não apresentou ao público o nº 4 que é o final da saga. Chato né?!
Bem, quanto a sua obra, adorei, mesmo comprando como se fosse de autor internacional, e pensando se teria continuações etc. Afinal seu sobrenome... mas enfim, comprei gato, mas não levei lebre, levei um tigre! foram duas semanas bem lentas "digerindo" tudo. Parabéns!!!! tao logo eu possa estarei comprando e lendo sua nova saga filhos do eden 1 2 etc....

Unknown disse...

Eduardo li o livro A Batalha do Apocalipse e achei muito massa até já comprei (filhos do éden) só aguardo o proximo e já passei pros meus amigos que também leram e gostaram muito.
(Esperamos ociosamente o filme seus livros tem muito conteúdo de qualidade para um filme)Abraços By:Jose Carlos

Anônimo disse...

Parabéns Eduardo!
Uma leitura muito cativante e inspiradora. Minha filha, eu e nossos familiares estão lendo... mais, até jogos online (Aion) criamos a Legião Anjos Renegados com seus personagens tal a ficção criadas em nós! Também esperaremos ansiosos pelo filme, será um sonho! Abraços e até a próxima.
Aziz (Lages-SC)

blog da psiquê disse...

Muito bom o seu livro amei muito, que tal um filme baseado nele, seria legal rs

Anônimo disse...

Brother eu tinha ouvido falar muito nesse livro ,no entanto ,so tive a oportunidade de ler agora essa semana ,encerrei a leitrua pq tem muita coisa sem sentido nele ,Gabriel é pai de Jesus ,Miguel no comando de uma traição unido a Lúcifer ,Deus deixou de existir ,cara Deus falou com os humanos o tempo inteiro e até hj podemos sentir sua presença ,olha outros fails do livro ,o Segundo Arcanjo mais forte ,Lucifer ,derrotado sem se quer lutar e implorando perdão a um lacaio ,logo ele q foi gigantescamente forte tanto tempo e mesmo apos a distribuição de sua aura aos barqueiros ele ainda deveria ter poder ,Gabriel arcanjo se dispersa na existencia do cosmo pra nunca mais voltar e do nada depois de morto Ablon renasce acima de um arcanjo e no final se torna um deus ,cara isso é idiotice é loucura velho. E o mais deprimente é saber que a guerra entre os guerreiros mais poderosos do universo foram derrotados por uma mulher ,que ajudou Ablon a ser invencivel kkkkk que coisa viu!!

Unknown disse...

A Batalha do Apocalipse foi um dos livros mais intrigantes e interessantes que eu já li. O fato de abordar um tema religioso é o que leva o adoração deste livro por minha parte, porém também pode ser o motivo para odiá-lo.

hudiney disse...

eduardo, maravilhosa obra, li algumas páginas e jaja compro o meu, um orgulho para o mundo nerd. aquele abraço. na montagem do meu singelo blog, compartilho sua obra como algo aproveitável e recomendável.
http://hudiney.blogspot.com.br/
qualquer coisa aguarda comunicação
hudineydealmeidasousa1989@hotmail.com

Unknown disse...

Simplesmente posso dizer, é magnífico. Tenho o livro e já li 3 vezes. Recentemente estou lendo a 4º vez, pois não consigo deixar de lado. Viajo nas ideias, palavras, mundos e história. Parabéns Eduardo.

Edson Sousa
Jornalista

Rodrigo Cosis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Cosis disse...

Acabei de ler o livro, após 1 semana. Sensacional ! Parabéns, Eduardo! Mal posso esperar para comprar o Filhos do Éden. Àqueles ignorantes que postaram comentários esdrúxulos criticando a história, evoluam!!! Pensem "fora da caixa"! Não sejam cordeirinhos alienados em suas religiões acreditando piamente no que está escrito na bíblia! Esta é uma história de fantasia, ficcional e deve ser apreciada de mente aberta, sem a poluição mental das religiões!!

Faiolo disse...

Terminei o livro ontem, li em 4 semanas durante os percursos de ônibus. Parabéns Eduardo! excelente livro! Muito boa história. Conheci pelo site Jovem Nerd e comprei, após 4 meses resolvi começar a ler, e não deu pra parar. Muito bom mesmo cara!!!