sexta-feira, 26 de junho de 2009

Afonso3d e eu em Praga, julho de 2008

Em julho de 2008 fiz uma viagem pela Europa e, depois de uma passagem pela legendária Amsterdã, voei para Praga, capital da República Tcheca, onde fui recebido já no aeroporto pelo nosso querido Afonso 3D.

Com um hálito que chegava longe e misturava cerveja e café (acreditem, isso é possível), 3D me guiou pelos principais pontos turísticos da cidade, culminando em um parque no alto de Cidade Velha.

Editei um primeiro vídeo, tosco, como experiência. Se a atração agradar, talvez eu edite mais alguns aqui. Ainda estou tateando para achar um formato legal. Aceito sugestões. A quem interessar possa, tenho usado o Sony Vegas.

» Leia mais sobre a cidade de Praga
» Localize Praga no Google Maps, aqui
» Localize a Praça São Venceslau no mapa

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Os arquétipos no NerdCast #166

STAR WARS


SENHOR DOS ANÉIS


STAR TREK

Não entendeu nada? Visite o site Jovem Nerd e escute o Nerdcast #166.

Bastidores do NerdCast #166 - O Império Contra-Ataca: Baseado em fatos reais!

Clique para aumentar a imagem

Para quem não entendeu a piada, eu explico: a edição #166 do NerdCast foi gravada na noite de sexta-feira, 12 de junho: em pleno Dia dos Namorados!!!

No sábado, visitei o blog do Guilherme Briggs (Teatro dos Bonecos) e tive essa idéia. A imagem está tosca, mas valeu a intenção :-)

Em seguida, mandei esta montagem por email para os participantes do programa. O Briggs se empolgou e também resolveu entrar na dança. Olha só o resultado abaixo.

Clique aqui para ver a imagem ampliada

Pois é, gente... quem brinca com fogo faz xixi na cama. Fui desafiar o Guilherme Briggs, deu nisso. Acabei levando uma trolhada!!! O cara é fera ;-)

Espero que gostem do NerdCast #166 - O Império Contra-Ataca. Para escutar, acesse aqui.

» Visite o blog de Guilherme Briggs

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Conspiração envolvendo o sumiço
do Boeing 707 da Varig (1979)

MiG-25, mesmo caça comandado pelo piloto russo desertor.

A tragédia do voo AF 447 da Air France chocou, comoveu e assustou muita gente. Não é para menos. Ainda sem causa definida, ninguém sabe ao certo o que fez o Airbus A-330 despencar sobre o oceano Atlântico, no dia 31 de março.

» Confira algumas imagens do resgate

Acidentes (e incidentes) sem motivos esclarecidos não são assim tão raros nos anais da aviação comercial. Provavelmente o mais célebre da história brasileira é o caso do cargueiro 707-323 da Varig, que desapareceu no Pacífico no dia 30 de janeiro de 1979 e nunca mais foi encontrado.

Por anos escutei falar sobre esse incidente em almoços de família, e basicamente há duas versões para o caso: a “séria” e a “conspiratória”.

Os pilotos de verdade nem cogitam as loucas hipóteses de discos voadores ou coisa do tipo. Eles são unânimes em afirmar que o que provavelmente aconteceu foi uma despressurização da cabine, o que teria deixado a tripulação desacordada. O avião teria, então, voado sem destino por vários quilômetros, até despencar em um ponto não determinado do oceano Pacífico.

Vale lembrar que, naquela época, os sistemas de radares não cobriam áreas tão extensas como hoje e a função do piloto automático era mais precária, embora não deficiente.

Mas o caso, como ficou sem explicação, abriu espaço para muitas especulações e teorias. Dentre elas, a mais conhecida e coerente é a seguinte.

Boeing 707 da Varig.

TEORIA DA CONSPIRAÇÃO – 707 VARIG

Em 1976, o piloto soviético Viktor Ivanovich Belenko desertou da URSS, decolando de uma base na Sibéria com seu um MiG-25 de última geração (na época) e pousando em um aeroporto civil de Hakodate, no Japão.

O caça russo teria, então, sido estudado pelos estadunidenses, desmontado e preparado para ser mandado para os Estados Unidos, onde passaria por análises mais rigorosas. As peças desse MiG teriam, portando, sido embarcadas no cargueiro da Varig, que seguiria para o Rio de Janeiro, com escala (adivinha onde?) em território americano.

Daí em diante, há várias versões conspiratórias para o que poderia ter ocorrido ao Boeing. Uma delas sustenta que a aeronave fora abatida por jatos soviéticos, depois que a KGB descobriu a natureza da carga. Outra vai no sentido contrário e afirma que a tripulação chefiada pelo comandante Gilberto Araújo da Silva teria desembarcado nos Estados Unidos, e lá ficado.

Algumas curiosidades. O cargueiro também transportava quadros do artista japonês naturalizado brasileiro Manabu Mabe, avaliados em cerca de R$ 2 milhões.

O primeiro oficial do voo, Erny Peixoto Myllius, havia morado em Los Angeles a serviço da Varig, cidade base da companhia para pilotos que transportavam os aviões em trajetos ao Japão – isso num tempo em que nenhum piloto brasileiro queria aceitar este chamado “baseamento”.

E, por fim, o dado mais entranho. O comandante Gilberto foi o mesmo que sobrevivera a um dos acidentes mais impressionantes envolvendo uma empresa de bandeira brasileira: em 1973, ele realizou um pouso forçado em uma plantação de repolhos perto de Paris, depois que um incêndio no banheiro encheu o avião de fumaça.

O resultado foi contabilizado em 123 mortes. Apenas um passageiro e os 10 tripulantes sobreviveram.

QUER SABER MAIS?

» Leia sobre o piloto soviético Viktor Ivanovich Belenko
» Mais detalhes sobre o voo da Varig que desapareceu
» Escute o NerdCast 'Profissão Aviador', no site JN