quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Warner Brasil dá show de incompetência na pré-estréia de “Sherlock Holmes” no Rio

Recepcionista dá a notícia que todas as salas estão lotadas

A Warner Brasil deu um show de incompetência e desorganização na pré-estréia do filme “Sherlock Holmes” no Rio, que aconteceu na noite desta quinta-feira, 7, no Kinoplex do Shopping Leblon, às 21h30.

A empresa distribuiu mais convites do que havia de poltronas disponíveis nas salas. Resultado: vários convidados ficaram do lado de fora!

"Calma, todos sentarão no chão" - Para acalmar a moçada, as recepcionistas que organizavam (ou desorganizavam) o evento garantiram que “todos poderiam entrar, mas teriam que sentar no chão”. A partir daí, virou oba oba. Com várias salas exibindo o filme, os espectadores corriam para lá e para cá procurando a sala mais vazia. Todas, porém, estavam cuspindo gente pelo ladrão.

"Quer entrar? Ok! Tem lugar no chão" - mas nem no chão tinha

Eu e o Nick Ellis (@nickellis), que levara a mãe para curtir a exibição, conseguimos entrar em uma dessas salas. O filme já tinha começado e não havia mais lugar nem no chão – pessoas se acotovelavam pelos corredores. Fiquei um pouco, mas desisti. Sem condições.

OS PRIMEIROS 30 MINUTOS

Assisti apenas o início do filme, que achei fraco, embora realmente não tenha base para criticar a produção (vi apenas 30 minutos).

Pelo pouco que notei, a película segue aquele padrão dos filmes atuais de Hollywood, que buscam reviver personagens que já existem (de livros, quadrinhos, games, etc.): muita pancadaria, ação, enredo meia-boca e fidelidade ZERO à história original.

Para quem gosta de filme pipoca, é uma boa opção. Mas para os fãs dos livros, uma completa decepção: Conan Doyle deve estar se revirando no túmulo.

E eu? Eu ‘tô fora! Filme do Sherlock Holmes, depois dessa, só pelo torrent.

30 comentários:

guifroes disse...

Cara, sou muito fã do Sherlock e acho que não vou gostar desse filme, como você falou.

Você conhece a série de TV inglesa da década de 80/90? Jeremy Brett, o ator que interpreta o Sherlock é ESPETACULAR e os episódios são todos baseados nos textos originais. Recomendo fortemente.

Segue o link do torrent:

http://isohunt.com/download/114186277/Jeremy+Brett.torrent

PS. Seu livro é sensacional!

paula. disse...

que decepção. sou muito fã do Conan Doyle...queria tanto ver o filme!

me desanimei agora :(

guifroes disse...

Complementando o comentário anterior sobre a série de TV: a qualidade de audio e video é fraca, mas para fãs considero imperdível.

Como o som não é muito bom e o vocabulário e sotaque dos personagens é bem pesado, recomendo assistir com legendas em inglês mesmo(não encontrei legendas em português). É uma boa oportunidade de enriquecer o vocabulario com Sherlock, Watson e cia!

@andrehena disse...

"Como assim?"
É a pergunta que vem em mente, não?
Caramba, um evento tão grande e importante pra acontecer... Isso?
Se o pessoal que tem direito a ver a pré-estréia ("o que não é pouca merda não seu Jovem Nerd...") não consegue lugar, como vai rolar o boca a boca? O fiasco já foi feito e é difícil de reparar. Ir pro cinema de novo com cara de palhaço? Melhor esperarem pelo Oscar...
Abraço Jacob :]

Eduardo Montanari disse...

Bom, eu como bom anti-social que sou, acho todo esse alvoroço um grande exagero. É um filme legal? Sim. Esperado? Sim, mas daí a tratar isso como se fosse a chegada de Jesus Cristo acho exagero. Por isso que eu só vou no cinema daqui às segundas feiras e durante a tarde. É o horário mais vazio e eu posso curtir o filme sossegado. Na pré estréia ou depois, o filme vai ser o mesmo. Acho babaquice esse lance de ir na pré estréia.

Gustavo disse...

Eu só acho que você deveria ver o resto do filme. O Guy Ritchie apresenta MUITA coisa no começo de seus filmes e só começa a amarrar a história láaa pro final (ex: Lock, Stock and Two Smoking Barrels, Snatch, Revolver). Eu acho pouco provável um diretor que costumeiramente controla muito bem o plot dirigir uma história rasa.

É só um palpite baseado na obra dele...

Cheers!

Edu Fettermann disse...

Bom, realmente a coisa parece ter sido bem tumultuada. O mal de hoje em dia é que muita gente é convidada, então fica bagunçado mesmo. É complicado até para a empresa manter o controle (não tô defendendo os caras, que fique bem claro), porque todo mundo tem um amigo que quer convidar, e aí já era. Enfim... #Fail da Warner, que não soube divulgar o negócio direito. Quis fazer overdivulgação, deu nisso.

Nilton Braga disse...

Pelo que você falou parece seguir uma linha que eu não gosto: a mesma do Van Helsing.

Pipocaço com baboseiras e um espetáculo visual.

Espero que Salomão Kane não siga a mesma linha...

[]

Helena disse...

Poxa, estou curiosa com o filme e acho que pode ser bacana. Ainda não vi ninguém detonando (vi críticas positivas como esta - http://migre.me/fSky). Entendo seu descontentamento com o episódio "incompetência da Warner", mas quem sabe isso não ajudou a ver a parte que viu do filme com olhos já cansados... Acho que vale a pena ver o filme inteiro antes de criticar. Sendo um filme do Guy Ritchie, acho natural que haja um ritmo mais violento/hollywoodiano...

Mario Abbade disse...

No convite vinha escrito: Sujeito a lotação das salas. As regras estão claras no convite. Sobre a opinião do filme, cada um tem a sua, apesar que opinião técnica é o que menos existe na internet. O lugar comum impera nesse tipo de veículo. abs

João Marcelo disse...

eles fazem isso quase de propósito para gerar barulho. deve ter tido jornalzinho que vendeu espaço para notícias como "fãs lutam para ver sherlock holmes".

eduardospohr disse...

Oi, Mario!

Te vi ontem lá, rapaz. Ia falar com vc, mas nem deu :-P

Fala aí a sua opinião sobre o filme. Agora fiquei curioso.

Sobre o lance do convite, vc está certo, a Warner é que está errada em tratar o consumidor desta maneira. Eles fazem isso pq aqui é Brasil. Se fosse nos EUA, onde o público reclama de verdade, isso ia dar uma confusão federal. Somos muito acomodados enquanto consumidores. Isso é errado. Qdo mal tratados, temos q pôr a boca no trombone mesmo.

Sem querer fazer diplomacia (não preciso disso), gostei de vc ter aparecido aqui. Já sentia saudade das suas linhas ;-)

abracão!!

Matheus Abdon disse...

O trailer não me cativou...
Vi muito pouco de Sherlock no personagem interpretado por Downey Jr..
Pra que aquela pancadaria, ein?

Em resumo:
Pareceu um 007 século XIX... Sherlock não é isso...

Dr. Hardman disse...

Ô Dudú... o Conan Doyle detestava o Sherlock porque frustrou suas pretensões de escritor, já que todo mundo só queria que ele escrevesse Sherlock.

Ele chegou a matar uma vez, ser obrigado a trazer de volta, escrever sátiras em que ele trocava socos e usava sua autoridade de autor sobre a criatura para vaporizá-lo.

Mario Abbade disse...

Eduardo, desculpe te informar, mas já fui a várias prés nos EUA e na Europa. Em todos os lugares eles distribuem mais convites que lugares. Essas regras vem de fora. Isso acontece tbm nos EUA. Sobre o filme, acho que é uma mistura de Guy com Holmes. Vcs precisam entender que nenhum diretor autoral vai pegar um ícone pop e por causa disso não eixar sua assinatura. Mesmo caso do Ang Lee no Hulk e etc. O Guy é um Tarantino de Londres (sem o mesmo talento, mas tem ótimas idéias. Ele sobre manter o espírito de Holmes sem perder seu fascínio pela violência, aura decrépita e etc. Em meio desses blockbusters, é um filme com neurônios. Fotografia, cenários, interpretações e figurinos estão ótimos. Roteiro é inteligente de msotrar que toda a magia negra é explicada pela lógica de dedução de Holmes. Poderia ser melhor? Poderia, mas perto de Transformers da vida, último Exterminador (colagem de outros filmes)e os blockbusters de 2009, é bem melhor. Apesar que esse filme é de 2010 - hehehehee. Único block que presta de 2009 é o Star Trek. Tenha mais paciência com a Warner. Eles querem fazer uma pré do Ninja Assassin e vão convidar todos vcs de novo. Avisa para a galera chegar cedo, pois como sempre, terá mais convites que lugares. Até na Nova Zelândia é assim. abs e parabéns pelo blog.

Mario Abbade disse...

desculpe os erros ortográficos, digitar nesse iphone é uma tarefa herculea. abs

dr. Hardman disse...

Eduardo, eu acabei de assistir ao filme, já com um pé atraz por ser Guy Ritchie, pelos trailers e por sua experiência triste.
De qualquer forma, você saiu com apenas 30 minutos de filme... QUALQUER obra de detetive deixa o expectador confuso até seus minutos finais. Isso, somado a sua frustração com a pre-estréia, deve ter resultado em sua revolta.

Eu sou xiita sherlockiano, com direito a chapéu de névoa de tricô, e gostei muito do filme. Segue o link de meu review:

http://melekashiro.multiply.com/reviews/item/7

Anônimo disse...

Grande Spohr, como vais?

Fico muito triste pela Warner tratar os cinéfilos desta forma tão... deplorável e vergonhosa. Senti-me ofendido por essa ação tomada por eles. Para um fã que quer ver o filme, compra antecipado, ainda tem de ouvir um dos organizadores ter a pachorra de falar que há lugar no chão é um absurdo.

Sobre o filme, tenho de falar que, ao ver o trailer, percebi que não seria o Sherlock Holmes que Conan Doyle concebera. Isso foi proposital por parte de Guy Ritchie, graças à "mágica" do conhecimento público e a vontade de dar uma nova roupagem ao personagem mítico. Eu não gostei, pois destrói totalmente o conceito do personagem como um homem astuto a resolver grandes mistérios com a cabeça, não com punhos e tiros.

Sim, eu não vi, mas sei que não gostarei.

Grande abraço e keep blogin'

Sik disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dough Sousa disse...

Kraa nao achei o filme meia boca ou enredo ruim... talvez vc nao saiba curtir cada tipo de filme... vc viu o filme todo... PUtz o filme eh phoooodaa! vc nao deve ter prestado atençao por estar nervosoo com o lance do chao da sala de cinema e tudo mais.. mas dai criticar o filme dessa forma? nao de jeito nenhum! mas eh sua opiniao, e cada um tem a sua...

Otimo blog. abraço!

Dough Sousa disse...

NAO DESISTAM DE VER O FILME!! EH OTIMO!!

Ítalo disse...

ainda não vi o filme, mas pelo que você falou já fico imaginando se ele vai colocar a armadura do homem de ferro ^^. já pensou que coisa interessante q seria? xD

Kika disse...

Eu vi o trailer, e já achei ruim... com uma música de rock n' roll, nada a ver com o clima vitoriano de Sherlock Holmes. Pode esquecer que não vou ver.

Vincent M. Sesering disse...

muita pancadaria, ação, enredo meia-boca e fidelidade ZERO à história original.

assim como o wolverine neh hehe
:D

Gustavo disse...

Um diretor como Guy Ritchie (por sua ÓTIMA biografia) merece um pouco mais do que " só vi o trailler" ou "só vi 30 min" antes de ser criticado. Isso sim é que é uma vergonha...

eduardospohr disse...

Oi, Gustavo!

Não é vergonha não, cara. Blog, Twitter e a internet em geral estão aí pra isso mesmo, pra cada um expressar a sua opinião, seja ela qual for ;-)

Mas lembre-se de que eu admiti no texto que "não tinha base pra criticar". Portanto não é uma crítica, é um comentário prévio.

Todas as opinões são importantes e acrescentam. O lance é saber respeitá-las.

Bom vc ter aparecido aí.

Abraços!

Anônimo disse...

Agora me desencorajou à assistir. Acho que vou só assistir Contatos de 4º Grau mesmo. =x

Dr. Hardman disse...

Opa, Dudu.

O que o gustavo disse tem mérito. O trailer foi um chute no saco dos Sherlokianos. Eu mesmo fui ao cinema preparando para me decepcionar, e adorei o filme!

Carmen disse...

Nem tanto, Conan Doyle não gostava muito do Sherlock mesmo. E era óbvio que o filme não ia seguir a historia original, ele foi feito exclusivamente para fins lucrativos! =P

Dr. Hardman disse...

E aí, Eduardo!

Desculpe reativar post velho... mas chegou a ver o SH2?