sábado, 29 de dezembro de 2012
Ghost Writer #19/20: Entrevista com Ryoki Inoue, o escritor com mais livros publicados no mundo
Conheça um pouco da vida e da obra de Ryoki Inoue, o escritor paulista com mais livros publicados no mundo, reconhecido pelo Guiness Book of Records como o detentor de nada menos que 1079 títulos editados. Ao longo de sua carreira, Ryoki lançou novelas e romances com os mais diversos pseudônimos, escrevendo histórias de faroeste, guerra e espionagem, principalmente.
Nesta edição do podcast Ghost Writer, o anfitrião Ricardo Herdy e o escritor Luis Eduardo Matta entrevistam esta fera das letras. Confira o bate-papo em dois arquivos, disponíveis abaixo.
» Para baixar ou escutar a primeira parte do programa, clique aqui
» Para baixar ou escutar a segunda parte do programa, clique aqui
Dica: Para baixar o arquivo, desca até o pé da página e clique em "Download Episode".
Apresentado por:
:: Ricardo Herdy
:: Raphael Modena
Convidados:
:: Ryoki Inoue
:: Luis Eduardo Matta
Links
:: Ryoki Inoue blog
:: Ryoki Inoue Produções
:: Site do locutor Lucas Amura
Programa GW
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quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Ghost Writer #17/18: A vida e a obra de Stephen King
Nesta 17ª edição do podcast Ghost Writer, eu (@eduardospohr), Raphael Draccon (@raphaeldraccon), Affonso Solano (@affonso_solano) e o apresentador Ricardo Herdy (@ricardoherdy) conversamos sobre a vida e a obra do mestre do terror, Stephen King.
O programa é dividido em dois, somando, juntos, mais de duas horas de duração. Divirtam-se e preparem-se para alguns sustos.
» Para baixar ou escutar a primeira parte do programa, clique aqui
» Para baixar ou escutar a segunda parte do programa, clique aqui
Apresentado por:
:: Ricardo Herdy
:: Raphael Modena
Convidados:
:: Raphael Draccon
:: Affonso Solano
:: Eduardo Spohr
O programa é dividido em dois, somando, juntos, mais de duas horas de duração. Divirtam-se e preparem-se para alguns sustos.
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Apresentado por:
:: Ricardo Herdy
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quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Convocação nerd para a Feira do Livro de Porto Alegre, dia 04/11 (domingo), às 18h30. Bora lá!
Queridos nerds gaúchos,
Em menos de quatro semanas estarei aí na cidade de Porto Alegre para um bate-papo seguido de sessão de autógrafos na Feira do Livro, com a participação dos escritores Raphael Draccon e Leonel Caldela.
O nosso encontro acontecerá no dia 04 de novembro (domingo), às 18h30, no Memorial do Rio Grande do Sul (Rua Sete de Setembro, 1020), na Sala dos Jacarandás. A entrada é franca (não paga nada, é só chegar).
Convide os amigos, tragam seus livros, baralhos nerds e muitas perguntas. Se tiver FACEBOOK, confirme presença e siga os updates neste link.
Para os nerds de raiz, fica aqui a sugestão de aproveitarem o dia e o local para organizarem um encontro da Skynerd. Seria ótimo ver a turma reunida. Me adicione clicando aqui.
Encontro vocês lá :-)
PORTO ALEGRE - FEIRA DO LIVRO (04/11)
Onde: Sala dos Jacarandás, no Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020).
Quando: Dia 04 de novembro (domingo), às 18h30.
O que vai rolar: Bate-papo e sessão autógrafos com os autores Raphael Draccon e Leonel Caldela e Carol Munhóz.
Entrada: Franca.
FACEBOOK: https://www.facebook.com/events/478820488804205/
domingo, 7 de outubro de 2012
Ghost Writer #16: A vida e a obra de Ray Bradbury
Ricardo Herdy e os convidados Álvaro Domingues e César Silva discutem neste programa a vida e a obra do grande Ray Bradbury.
Bradbury foi um dos maiores autores de ficção científica de todos os tempos. Dono de uma prosa quase poética, deu origem a obras clássicas, sendo a mais famosa delas a distopia "Farenheit 451". Com uma carreira longa, o artista despediu-se de nós neste ano de 2012, nos deixando um legado de puro ouro literário
» Escute online ou baixe o episódio clicando aqui neste link
Apresentado por:
:: Ricardo Herdy
:: Raphael Modena
Convidados:
:: Álvaro Domingues
:: César Silva
LINKS
» Blog do Alvaro domingues
» Blog do Cesar Silva
» Site da Vivi Maurey
CONTOS DA CONFRARIA
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sexta-feira, 28 de setembro de 2012
Um guia prático para a carreira literária, segundo a opinião de vários autores
Frequentemente, as pessoas me perguntam, seja pelo Twitter, Facebook, Instagram ou email, se eu tenho dicas para escrever e/ou publicar um livro. Bom, em primeiro lugar o que sempre falo é que cada um deve encontrar o seu próprio método, e que eu, pessoalmente, não me considero à altura para dar lições a ninguém.
Contudo, a experiência de outros escritores (sejam eles publicados ou não) pode, sim, nos acrescentar, por isso costumo, sempre que posso, participar de podcasts que abordem o tema, não para dar dicas, exatamente, mas para transmitir a minha experiência.
Decidi, então, publicar este artigo como um guia rápido para expor esse material, a quem interessar possa.
PODCASTS
Grande parte da minha filosofia de trabalho está contida em nove podcasts. São eles:
» Nerdcast 215. Eu e o Yabu falamos sobre técnicas de criação e publicação
» Papo na Estante 21. Destrinchando a famosa Jornada do Herói
» Cabuloso Cast 31. Bate-papo sobre estruturação da trama, com Eric Novello
» Geek Talk. Método de trabalho e preparação de originais. Clique aqui para baixar
» Iradex 06. Ferramentas motivacionais, críticas e ações pós-publicação.
» PnE 04. Interação com o público e pesquisas históricas para livros.
» NerdCast 379. Postura profissional, pró-atividade e busca por editoras.
» DS 12. Escrita Criativa, com L. E. Matta, Leonel Caldela e Affonso Solano.
» DS 16. Escrita Criativa # 2, com Eric Novello, Ronize Aline, Marcelo Amaral.
VÍDEOS
DICAS
Direto do meu canal do YouTube, alguns comentários sobre escrita criativa.
» Os três níveis de pesquisa
» Investigação literária: para que serve?
» Roteiro. Fazer ou não fazer?
» O poder do conflito em uma história
ENTREVISTAS
Você também pode conhecer mais sobre o meu processo de criação e a trajetória das minhas obras em uma série de entrevistas, disponíveis no YouTube:
» Programa do Jô - Parte 1
» Programa do Jô - Parte 2
» GloboNews Literatura
» Super Libris (Sesc TV)
» Trilha de Letras (TV Brasil)
» Rádio Viva Voz de S. Catarina
» Sem Censura - maio de 2011
TEXTOS
Outro material que pode ajudar é a apostila que uso no meu curso de Estrutura Literária. Ela foi desenvolvida mais como um guia para os meus alunos durante a aula, mas pode ser útil mesmo para os que não fizeram ou não podem (pela distância) fazer o curso, especialmente os arquivos correspondentes aos arquétipos e à jornada. Essa apostila pode ser baixada neste link, em pdf.
LIVROS
O livro que eu mais recomendo – na verdade, que foi essencial para a minha formação – é “A Jornada do Escritor”, do Christopher Vogler. Como trata-se de um livro de consulta, aconselho aos que realmente desejam seguir a carreira literária a comprá-lo em papel, porque ele será muito útil (na minha opinião) em diversos momentos da sua trajetória.
Sendo um grande admirador do Joseph Campbell, indico também as seguintes obras dele: “O Poder do Mito”, “O Herói de Mil Faces” e a série “Máscaras de Deus”, volumes 1, 2, 3 e 4.
Uma outra obra muito boa, focada exclusivamente em diálogos, é "Dialogue", de Gloria Kempton. Só existe a versão em inglês, mas vale a pena. Eu aconselho a comprar na Amazon.uk, que em geral sai mais barato que a sua contraparte americana.
Outros livros que recomendo:
• "Sobre a Escrita", de Stephen King (Suma das Letras)
• "Story", de Robert McKee (Arte e Letra)
• "Rewrite", de Paul Chitlik (Michael Wiese Productions)
• "The Anatomy of Story", de John Truby (Faber & Faber)
• "Developing Story Ideas", de Michael Rabiger (Focal Press)
LEITURA CRÍTICA
Uma vez encerrada a sua obra, é aconselhável (essencial, eu diria) recorrer a um profissional de leitura crítica, que poderá avaliar o seu trabalho, sugerir mudanças e apontar defeitos.
Recomendo fortemente os serviços da Oficina Literária, capitaneada pelo acadêmico Thiago Cabello. Clique no link acima e peça um orçamento gratuito.
LINKS
Fora o meu material, seria bacana estabelecer o hábito de escutar podcasts literários. O Ghost Writer e o Papo na Estante são opções fabulosas. No Iradex #9, o escritor gaúcho Leonel Cadela é entrevistado por PH Santos e conta a sua experiência na área. Vale muito a pena conferir.
Os seguintes artigos (abaixo) também valem ser lidos. São de autores diferentes, cada qual com sua visão sobre vários aspectos do mercado literário e dicas de publicação, criação, etc:
» Imperdível! Sete dicas de escrita do mestre Ernest Hemingway
» Stephen King dá 22 valiosos conselhos para escritores novatos
» Rotina de 13 escritores e o que fazem para continuar escrevendo
» Cinco conselhos de como escrever bem com C. S. Lewis
» Cinco pontos do método de escrita de J. R. R. Tolkien
» 8 Conselhos literários para NÃO serem seguidos, por Eric Novello
domingo, 23 de setembro de 2012
Ghost Writer #15: Listas 3 - Cinco thrillers que marcaram nossas vidas
Curte o gênero literário nomeado thriller? Gostaria de conhecer mais? Nem sabe direito o que é?
Neste episódio do podcast Ghost Writer os escritores convidados Eliane Raye e Luis Eduardo Matta dão uma aula sobre o tema juntamente com o apresentador Ricardo Herdy. Esta edição traz várias dicas comentadas dos thrillers que mais marcaram os participantes.
» Escute online ou baixe o episódio clicando aqui neste link.
Apresentado por:
:: Ricardo Herdy
:: Raphael Modena
Convidados:
:: Eliane Raye
:: Luis eduardo Matta
LIVROS DA LISTA
:: Confie em Mim, Harlan Coben (Eliane)
:: Coma, Robin Cook (Eliane)
:: O Médico e o Monstro, Robert Louis Stevenson (Eliane)
:: Ponto Cego, Felipe Colbert (Eliane)
:: Quem Tem Medo do Escuro, Sidney Sheldon (Eliane)
:: O Analista, John Katzenbach (Matta)
:: Círculo Matarese, Robert Ludlum (Matta)
:: Paranoia, Joseph Finder (Matta)
:: Jane Precisa de Ajuda, Joy Fielding (Matta)
:: A Leoa Branca, Henning Mankell (Matta)
:: Escuridão, Alexandre Moreira (Ricardo)
:: Código Da Vinci, Dan Brown (Ricardo)
:: Ira Implacável, Luis Eduardo Matta (Ricardo)
:: O Sócio, John Grisham (Ricardo)
:: Os Mercadores da Noite, Ivan Sant'anna (Ricardo)
LINKS
» Site da Eliane Raye
» Site do Luis Eduardo Matta
» Blog Romances Policiais
» Lucas Amura
CONTOS DA CONFRARIA
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quinta-feira, 13 de setembro de 2012
"Manuscrito Encontrado em Accra", de Paulo Coelho
Primeiramente, devo pedir desculpas aos leitores deste blog e também ao próprio Mago. Eu havia prometido publicar esta resenha faz mais de um mês, porém só consegui escrevê-la agora. Por vários motivos. Além dos eventos que se multiplicaram no segundo semestre e da proximidade com o início de meu curso anual de estrutura literária, tenho estado bastante focado na produção do meu terceiro romance.
Mas vamos ao livro do Paulo, que é o que realmente nos interessa neste post.
Adaptação – Para começar, é importante dizer que “Manuscrito Encontrado em Accra” é uma adaptação feita pelo autor a partir de peças originais descobertas no ano de 1945, em uma caverna na região do Alto Egito. Diferentemente do que alguns possam pensar, adaptar um texto literário não é o mesmo que traduzir um documento, meramente. É necessário estar sintonizado com suas linhas, o que, na minha opinião, faz de Paulo Coelho um dos mais, se não o mais indicado para esta tarefa em particular. Os temas apresentados estão mais do que de acordo com a sua filosofia, o que pode-se comprovar a partir da leitura de seus tomos anteriores.
INVASÃO DOS CRUZADOS
O prefácio, única parte, creio, que foi tecido originalmente pelo escritor, é curto e mostra a que veio. Serve para nos situar dentro do universo que será apresentado ao longo das demais 173 páginas.
Os acontecimentos apresentados no “Manuscrito” ocorrem todos em um único dia: 14 de julho de 1099, na cidade de Accra, ou Acre, atualmente pertencente ao estado de Israel, na noite anterior à invasão das forças cruzadas francesas durante a Idade Média, um ataque que, ao raiar do sol, vitimaria centenas de moradores, entre militares e civis.
Eixo de convergência – Em Acre então viviam em harmonia cristãos, judeus e muçulmanos, ou seja, era um ponto de reunião pacífica das principais correntes religiosas do mundo ocidental. Dentre esses personagens, surge o protagonista, um erudito grego chamando aqui apenas de Copta. A Grécia era, então, conhecida pela sua tradição de homens e mulheres sábios e letrados, filósofos questionadores, que por não pertencerem oficialmente a nenhuma das três religiões podiam enxergá-las com um olhar mais crítico.
Na véspera da invasão, quando não havia mais esperança, os habitantes de Acre se juntam diante do Copta para debater sobre questões fundamentais “da vida, do universo e de tudo mais”, e quem as responde é justamente o grego, que por ser um estrangeiro tinha o distanciamento e a sagacidade necessários para beber das filosofias judaica, cristã e muçulmana e traduzi-las sem a imposição dos dogmas normalmente apresentados pelos clérigos.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
“Manuscrito Encontrado em Accra” toma a forma, portanto, de um diálogo em que os desesperados moradores da cidade fazem perguntas ao Copta e escutam pacientemente suas respostas. Todas essas respostas são carregadas de conhecimento não necessariamente religioso, mas espiritual.
Enquanto ele falava, certos escribas anônimos anotavam suas frases, e foi assim que o original chegou às nossas mãos.
QUESTÕES FUNDAMENTAIS
Como acontece em muitos outros trabalhos do autor, “Manuscritos” tem a propriedade de comunicar aquelas lições que a gente já sabe, mas que precisam ser repetidas de tempos em tempos. Coisas simples, mas de significado complexo, como o sentido da vida, o mistério da morte, o tabu do sexo, a postura diante da vitória e da derrota e os caminhos para se alcançar a autêntica felicidade.
Pessoalmente, vejo neste novo livro de Paulo Coelho o que tenho observado nas obras anteriores dele, especialmente no “Aleph”, e que considero belíssimo – essa procura pela união dos diversos pontos de vista que aparecem em todas as tradições humanas, provando, ao meu ver, que somos basicamente os mesmos em toda parte.
AMOR E HUMANIDADE
Discorrer sobre cada um dos capítulos de “Manuscrito” seria um exercício inútil, posto que cada um deve tirar as suas próprias conclusões sobre eles. Em vez disso, vou destacar aquele que mais me chamou atenção – é o que fala sobre o amor, assunto recorrente nos escritos do Mago.
O trecho diz o seguinte:
“A vida é curta demais para escondermos em nosso coração palavras importantes. Como, por exemplo, ‘eu te amo’. Mas não espere sempre escutar a mesma frase em troca. Amamos porque precisamos amar. Sem isso a vida perde todo o sentido e o sol deixa de brilhar.”
Como diz uma frase impressa na contra-capa, “Manuscrito Encontrado em Accra” é um convite à reflexão sobre os nossos princípios e nossa humanidade”. Mas eu acho que o grande trunfo desta obra está em seu caráter ecumênico, caráter esse que já era pregado por sábios desde os tempos antigos mas que até hoje é, ainda, ignorado por muitos.
O MAGO FALA
Abaixo, um vídeo promocional de “Manuscrito”, narrado pelo próprio Paulo Coelho.
sexta-feira, 7 de setembro de 2012
Ghost Writer #14: Entrevista com o escritor André Vianco
Finalmente o podcast Ghost Writer traz um papo épico com o legendário André Vianco.
Descubra onde um jovem escritor pode chegar apenas com um FGTS nas mãos e algumas ideias na cabeça, saiba quais são os planos da produtora Criamundos para dominar o planeta e veja quais as consequências que uma temporada ruim de True Blood pode trazer para a lenda vampiresca.
E ouça em primeira mão trechos do novo livro "Noite Maldita", ainda inédito!
» Escute online ou baixe o episódio clicando aqui neste link.
Apresentado por:
Ricardo Herdy
Raphael Modena
Convidado:
André Vianco
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» Site do André Vianco
» Fios de Prata (Raphael draccon)
» Blog do ouvinte Glauco Lessa
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segunda-feira, 27 de agosto de 2012
Ghost Writer #13: Um papo com o Editor Marcelo Amado
Nesse episódio o apresentador Ricardo Herdy bate um papo literário com o editor Marcelo Amado, da Estronho.
Entenda o lado dos editores no processo de publicação, ouça dicas de como submeter seus textos e veja como o editor de um podcast tenta acabar com a reputação do apresentador.
» Escute online ou baixe o episódio clicando aqui neste link.
Apresentado por:
Ricardo Herdy
Raphael Modena
Convidado:
Marcelo Amado
LINKS
Editora Estronho: http://editora.estronho.com.br/
Papo na Estante: http://www.onerdescritor.com.br/category/papo-na-estante/
Literatuscast: http://homoliteratus.com/category/literatuscast/
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quarta-feira, 8 de agosto de 2012
Desconstruindo #4 – Os temíveis spin-offs de Alien – Alien vs. Predador 1 e 2 e Prometheus
Dessa vez até que saiu rápido, graças à agilidade dos nossos editores. No ar o último episódio da série “Alien” – agora desconstruindo os filmes “Alien vs. Predador” 1 e 2 e IMPLODINDO o mais recente “Prometheus”.
Novamente contamos com a presença dos convidados Maurício Saldanha (@mausaldanha) e Andrés Ramos (@renderia). A moderação é minha (@eduardospohr) e do Thiago Cabello (@thiagocabello). A edição foi feita pelo Fábio Tremeschin (Papo Lendário) e a sonorização pelo Raphael Modena (Ghost Writer). Confira o resultado no link abaixo:
» Baixe o episódio aqui (clique com o botão direito e aperte "Salvar Link Como").
» Escute a edição #3 sobre "Aliens, O Resgate", "Alien ³" e "Resurrection".
» Escute a edição #2 sobre o clássico "Alien, o 8º Passageiro".
Se quiser participar com críticas, elogios ou opiniões, fique à vontade para postá-los nos comentários abaixo.
quarta-feira, 1 de agosto de 2012
Ghost Writer #12: Ilustradores e escritores
Caros leitores,
Seguindo com o projeto de parceria com o podcast Ghost Writer, conforme anunciado na 3ª edição do Desconstruindo (saiba mais aqui), publicamos nesta quinta-feira aqui no Filosofia Nerd o programa GW número 12. O objetivo é trazer mais conteúdo ao blog, tornando os posts mais freqüentes.
Nesta edição Ricardo Herdy (@ricardoherdy) e o editor Raphael Modena convidam o escritor de Palladinum, Marcelo Amaral (@marcelgom), para conversar com os autores Dennis Vinicius e Nanuka Andrade sobre suas obras.
Descubra se a Tia Nastácia é discriminada na literatura de Monteiro Lobato e aprenda mais um pouco sobre as vantagens de ficar preso no trânsito de São Paulo.
» Escute online ou baixe o episódio clicando aqui neste link.
Apresentado por: Ricardo Herdy
Edição: Raphael Modena
Convidado Especial: Marcelo Amaral
Convidados: Dennis Vinicius e Nanuka Andrade
sábado, 28 de julho de 2012
Desconstruindo #3 – As polêmicas continuações de Alien - Aliens, O Resgate, Alien ³ e Alien: Resurrection
Enfim no ar o nosso papo mega-ultra-super nerd sobre as contraditórias e polêmicas continuações do clássico “Alien”, incluindo os filmes 2, 3 e 4. O elenco retorna desta vez, com o moderador Thiago Cabello (@thiagocabello) e os convidados Maurício Saldanha (@mausaldanha) e Andrés Ramos (@renderia), além dessa criatura que vos fala (@eduardospohr).
Também neste programa, anunciamos a parceria com os podcasts Papo Lendário e Ghost Writer, o que nos salvou a vida e nos rendeu mais dois editores. Esperamos que agora a gente consiga publicar com mais freqüência. Mais informações nos feedbacks.
A gravação é do nosso amigo Jaime Gabriel Valério, o Nerd Escritor (@onerdescritor), a edição de voz é do Fábio Tremeschin (Papo Lendário) e a sonorização do Raphael Modena (Ghost Writer). Confira o resultado no link abaixo:
» Baixe o episódio aqui (clique com o botão direito e aperte "Salvar Link Como").
» Confira a edição anterior do Desconstruindo, sobre "Alien, o 8º Passageiro".
E depois diz aí nos comentários o que achou da parada.
terça-feira, 17 de julho de 2012
CONVOCAÇÃO NERD na BIENAL de SP – Dia 19 de agosto, domingo, às 18h. Bate-papo e sessão de autógrafos.
Galera, a editora acaba de definir os últimos detalhes do nosso evento na Bienal de São Paulo. O bate-papo em conjunto com o nosso querido escritor Fábio Yabu foi confirmado para o dia 19 de agosto (domingo), às 18h (bom chegar um pouquinho antes) no auditório Lygia Fagundes Telles.
TODOS ESTÃO CONVOCADOS! Tragam também seus amigos, namorados, namoradas, parentes, zumbis de estimação, e quaisquer criaturas oriundas deste ou de outros planos de existência.
TEM FACEBOOK? Confirme sua presença AQUI.
Novos projetos. De minha parte, começarei dando os updates sobre “Anjos da Morte” e apresentando, no telão, tanto os estudos de capa quanto as artes conceituais desse segundo livro da trilogia “Filhos do Éden”. O Yabu comentará sobre o seu mais recente lançamento, “A Última Princesa” e sobre o seu novo projeto secreto da NerdBooks, que até lá provavelmente já estará revelado.
Bate-papo. Logo depois, abriremos para o BATE-PAPO. Levem suas perguntas ou comentários sobre qualquer assunto, pode ser sobre os livros, sobre o ofício de escritor, sobre o NerdCast, tanto faz. Vamos aproveitar que estamos todos juntos e ao vivo para trocar algumas ideias.
Autógrafos. Em seguida, os autógrafos serão no estande da editora Record. Para quem adquiriu o baralho do NerdCast, essa pode ser uma boa oportunidade de matar dois coelhos. Autografaremos quantos livros a pessoa trouxer, sem limites. Eu e o Yabu contamos com TODOS vocês nesta animada festa nerd.
E que a Força esteja conosco :-)
Recapitulando...
SÃO PAULO - BIENAL DO LIVRO (19/08)
Onde: Anhembi Parque. Auditório Lygia Fagundes Telles. Pavilhão Norte / Sul.
Quando: Dia 19 de agosto (domingo), às 18h.
O que vai rolar: Bate-papo e sessão autógrafos em conjunto com o autor Fábio Yabu.
OUTROS EVENTOS.
Abaixo, aproveito para divulgar outros eventos que estão para acontecer em breve:
SÃO PEDRO DA ALDEIA - 2ª LITERARTE (09/09)
Onde: São Pedro da Aldeia, região dos Lagos, Rio de Janeiro.
Quando: Dia 09 de setembro (domingo), às 15h.
O que vai rolar: Bate-papo e sessão autógrafos.
PORTO ALEGRE - FEIRA DO LIVRO (04/11)
Onde: Sala dos Jacarandás, no Memorial do RS (Rua Sete de Setembro, 1020).
Quando: Dia 04 de novembro (domingo), às 19h.
O que vai rolar: Bate-papo e sessão autógrafos com os autores Raphael Draccon e Leonel Caldela.
Entrada: Franca.
RIO DE JANEIRO - CLUBE DO LIVRO SARAIVA (18/11)
Onde: Livraria Saraiva do Rio Sul (Rua Lauro Müller, 116 - Botafogo).
Quando: Dia 18 de novembro (domingo), às 16h.
O que vai rolar: Bate-papo e sessão autógrafos.
Entrada: Franca.
domingo, 3 de junho de 2012
Desconstruindo #2 – Alien, o 8º Passageiro,
o grande clássico do terror espacial
» Baixe o episódio aqui (clique com o botão direito e aperte "Salvar Link Como").
Demorou um tanto, mas saiu.
FINALMENTE um post não jabá, e um caprichado. Nesta segunda edição do podcast Desconstruindo, na empolgação para a chegada de “PROMETHEUS”, sacamos os nossos lança-chamas para entrar na colônia xenomorfa e bater um papo sobre “Alien – o 8º Passageiro”.
Comigo nesta empreitada, embarcam também o moderador Thiago Cabello (@thiagocabello), Maurício Saldanha (@mausaldanha), Andrés Ramos (@renderia) e com gravação fantasma de Jaime Gabriel Valério, o Nerd Escritor (@onerdescritor).
Se liga: esse programa será dividido em três partes. Mais informações no próprio cast.
Aproveite para dar suas opiniões e fazer e suas críticas (nos comentários do post). Torçamos para que essa bodega vá pra frente!
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domingo, 20 de maio de 2012
Os anjos invadem Berlim – ABdA chega à Alemanha
Imagino que vocês já devam estar cansados de só lerem posts jabá neste blog, mas eu não podia deixar de dar a notícia. Depois de Holanda e Portugal, com a força dos anjos e o APOIO DOS NERDS finalmente “A Batalha do Apocalipse” acaba de aportar na Alemanha.
Para mim, confesso, é um tanto louco e até surreal pensar o quão longe chegamos, e mais uma vez agradeço a vocês por terem apoiado tanto este sonho. Supostamente, o próximo país a publicar será a Turquia, mas ainda deve demorar uns 6 meses (no mínimo). Vejamos como será a repercussão européia daqui em diante e torçamos pelo melhor.
Retorno agora para a produção de “Anjos da Morte” (sobre o qual devo ter novidades em breve) e deixo vocês com a capa alemã. Como podem notar, a editora germânica, segundo ela mesma, optou por buscar um “público mais amplo”, e não apenas os leitores de fantasia, assim modificaram a capa.
Dêem suas opiniões à vontade. E quem tiver conhecidos morando em países de língua alemã, divulgue :-)
» Clique aqui para baixar o primeiro capítulo em pdf (em alemão)
» Confira a página do livro no site da editora Heyne
Fotos do livro exposto em uma livraria de Lucerna, na Suíça, captadas por Carolina Müller.
Esta notícia foi também publicada no site Jovem Nerd. Clique aqui para visualizar.
segunda-feira, 2 de abril de 2012
“A Batalha do Apocalipse” ganha versão portuguesa; confira como ficou a capa e o texto
Prezados nerds, gostaria de compartilhar mais uma novidade, já que vocês são e sempre serão parte dessa história.
“A Batalha do Apocalipse” finalmente ganhou sua versão portuguesa. O livro foi lançado em terras lusitanas na segunda quinzena deste mês de março pela editora Presença. Como vocês podem notar, com uma nova capa (abaixo) e com algumas modificações de texto para que a obra se adaptasse ao português europeu.
» Clique aqui para baixar o primeiro capítulo em PT-EU
» Confira a página do livro no site da editora Presença
Caso você conheça alguém que more em Portugal, anuncie a novidade, e divulgue as nossas redes sociais. Vamos torcer para que o romance seja um sucesso também além mar :-)
Abaixo, foto que acabei de receber do leitor Matheus Serelle (@matprates) mostrando o livro exposto em uma livraria de Lisboa.
Um forte abraço a todos,
Eduardo
segunda-feira, 12 de março de 2012
Thundercats RPG – uma adaptação do desenho animado para o sistema d20
Os
“Thundercats” foi um dos desenhos de maior sucesso no fim da década de
80. Quem está hoje na casa dos 30 não esquece bordões clássicos
como “antigos espíritos do mal...” ou “Thunder, Thunder, Thundercats,
hooooo”. A Espada Justiceira, o maligno Mumm-Rá, o Terceiro Mundo, a
Toca dos Gatos, todos estes são elementos que fizeram parte da
imaginação de muita gente durante a infância. Por isso, para relembrar
os velhos tempos, resolvi fazer fazer uma adaptação para o sistema de RPG d20 (use o D&D 3.0 / 3.5).
Abaixo você encontrará a história da raça felina conhecida como thundercats, conhecerá um pouco mais sobre o seu novo lar – o Terceiro Mundo – e saberá como criar um personagem dessa espécie tão peculiar.
» Joga RPG? Confira várias dicas para jogadores e mestres
THUNDERA
Os thundercats são oriundos de Thundera, um planeta distante do nosso. O mundo dos felinos foi destruído. No entanto, alguns conseguiram escapar. Os protagonistas do desenho animado fugiram em uma nave rumo ao Terceiro Mundo, permanecendo em animação suspensa para se manter jovens.
Lion e seus amigos não são os únicos que se salvaram do cataclismo em Thundera. Na segunda temporada, um novo grupo de thundercats – Lince, Pumara, Bengali e Snarfer - se juntam aos heróis, mostrando que podem existir outros felinos espalhados pelo Terceiro Mundo, ou por outros planetas. Isso abre espaço para que os jogadores criem os seus próprios personagens thundercats.
O TERCEIRO MUNDO
O Terceiro Mundo está cheio de lugares inexplorados, interessantes e perigosos. O planeta é praticamente um cenário de fantasia, com florestas encantadas, montanhas colossais, vulcões em atividade e mares revoltos. Não se sabe muito a respeito da identidade desse curioso lugar, mas acredita-se que seja a Terra centenas de anos no futuro, quando a nossa civilização humana já estiver se extinguido.
A melhor maneira de conhecer a região é dar uma olhada no mapa do Terceiro Mundo, que mostra com detalhes a Toca dos Gatos, o castelo dos mutantes de Plun-Darr, a pirâmide de ônix de Mumm-Rá e dezenas de outros lugares, como a Floresta do Silêncio, as cavernas dos gigantes e a vila dos Berbils.
CIVILIZAÇÕES, ANTAGONISTAS E ALIADOS
Embora pareça um lugar desolado, o Terceiro Mundo possui diversas civilizações e indivíduos, nativos ou originários de outros planetas. Alguns de seus habitantes são justos e bons, enquanto outros são inimigos dos thundercats.
Mumm-Rá e os Mutantes (Escamoso, Chacal e Simiano) são os inimigos clássicos dos Thundercats. O primeiro é uma espécie de múmia que, ao que parece, sempre morou no Terceiro Mundo. Já a origem dos mutantes é desconhecida, e não se sabe se eles são monstros espaciais ou se sempre estiveram por aqui. A sua base de operações é o Castelo de Plun-Darr.
Personagens jogadores, no entanto, não precisam se envolver com vilões tão barra-pesada. O planeta está repleto de gigantes, trolls, homens-macaco e criaturas mitológicas. O Mestre pode se sentir à vontade para incluir no Terceiro Mundo a maioria dos monstros do Monster Manual, como ogres, manticores, unicórnios, etc.
Dentre as civilizações amigas estão os Berbils, uma raça de ursinhos ciborgues inofensiva; as amazonas, um povo composto quase exclusivamente de mulheres que vivem nas árvores; os Wallows e Homem das Neves, um ser meio homem meio leão-marinho que mora em um castelo nas geleiras.
Lembre-se que você está livre para criar e acrescentar seus próprios monstros, criaturas, civilizações e NPC’s.
HERÓIS
Os heróis do desenho animado – Lion, Panthro, Tygra, Cheetara, WilyKit, WilyKat e Snarf – foram os primeiros thundercats a chegar ao Terceiro Mundo. Aqui, eles construíram a Toca dos Gatos e estabeleceram o seu lar. Você e seu Mestre deverão escolher se jogarão com eles ou se criarão personagens únicos.
LION – 6th level Figther, Lawful Good
STR 17 (+3) DXT 17 (+3) CON 17 (+3) INT 12 (+1) WIS 14 (+2) CHA 16 (+3)
AC: 20 (+3 Dxt, +3 Hide Armor, +2 Special, +2 Item)
Saves: Fortitude 10 Reflex 7 Will 6 Init: +3 Base Attack: +9 Melee; +9 Ranged
Att: Espada Justiceira +14/+9 (ver abaixo as habilidades da arma)
Damage 1d6+10 (short shord) ou 2d6+10 (great sword)
Feats: Weapon Focus (Great Sword); Dodge; Blind-Figth; Weapon Spec. (Great Sword), Improved Critical (Great Sword); Combat Reflexes; Spring Attack Skills: Jump 6; Climb 6; Pilot 6; Intuit Direction 4; Swim 6; Wilderness Lore 5; Diplomacy 5; Handle Animal 3
Feline Traits: Esquiva Felina Hit Points: 58
PANTHRO – 11th level Figther, Lawful Good
STR 21 (+5) DXT 15 (+2) CON 19 (+4) INT 19 (+4) WIS 18 (+4) CHA 13 (+1)
AC: 15 (+2 Dxt, +3 Studded Leather) Saves: Fortitude 11 Reflex 5 Will 9
Att: Nunchaku +17/+12/+7 Damage 1d6+7 Init: +2
Feats: Skill Focus (Craft Hi-tech); Power Attack; Improved Unarmed Strike, Power Attack; Iron Will; Great Fortitude; Leadership; Weapon Spec (Nunchaku); Exotic Weapon (Nunchaku), Weapon Focus (Nunchaku)
Skills: Pilot 11; Craft (Hi-Tech) 18; Knowledge (Planetar Systems) 6; Knowledge (thundercats History) 9; Alchemy 8; Heal 9; Climb 7; Jump 7; Diplomacy 4; Intuit Direction 6; Wilderness Lore 6; Swim 6
Feline Traits: Foco de Habilidade (Força) Hit Points: 107
TYGRA – 4th level Rogue/ 3rd level Figther, Neutral Good
STR 15 (+2) DXT 18 (+4) CON 15 (+2) INT 13 (+1) WIS 16 (+3) CHA 12 (+1)
AC: 16 (+4 Dxt, +2 Leather Armor) Saves: Fortitude 6 Reflex 11 Will 3 Init: +4
Att: Chicote de três pontas +8 Damage 1d6+2
Feats: Dodge, Expertise; Lightning Reflexes; Improved Disarm; Quick Draw
Skills: Rope Use 11; Balance 9; Climb 5; Jump 8; Disguise 8; Hide 11; Move Silently 11; Escape Artist 8; Listen 6; Spot 5; Disable Device 5; Wilderness Lore 5; Intuit Direction 7; Forgery 8; Pilot 7; Swim 5
Feline Traits: Refração
Class Abilities: Sneak Attack +2d6; Evasion; Uncanny dodge
Hit Points: 49
CHEETARA - 9th level Monk, Lawful Good
STR 13 (+1) DXT 21 (+5) CON 15 (+2) INT 14 (+2) WIS 16 (+3) CHA 14 (+2)
AC: 20 (+5 Dxt, +3 Wis, +2 leather) Saves: Fortitude 8 Reflex 13 Will 9 Init: +9
Att: Quarterstaff +7/+2 Damage 1d6+1
Feats: Improved Initiative; Alertness; Dodge, Ligthning Reflexes; Improved Trip, Deflect Arrow
Skills: Tumble 15; Jump 6; Pilot 7; Escape Artist 11; Balance 11; Climb 5; Hide 11; Intuit Direction 5; Listen 9; Spot 5; Swim 4; Wilderness Lore 5
Feline Traits: Sexto-Sentido, Disparada do Puma
Class Abilities: Unarmed Strike; Stunning Attack; Evasion; Still Mind; Slow Fall (17m); Purity of Blood; Wholeness Body; Leap of the Clouds; Improved Evasion
Hit Points: 81
ESPADA JUSTICEIRA
A Espada Justiceira, a maior arma dos Thundercats, é uma espada de duas mãos (ou uma espada curta, quando não está com combate) +5. Ela também dá um bônus de +2 no AC e em todas as tiradas de resistência.
A arma, que atende ao chamado de seu dono (Lion), pode produzir um sinal luminoso aos Thundercats. Ela também possui uma clarividência ilimitada, uma versão mais poderosa do encanto Clairvoyance. É a famosa “Visão Além do Alcance”.
A Espada Justiceira é um item inteligente. Ela nunca pode ser usada por criaturas malignas, e se recusará a lutar contra personagens bondosos. Seu alinhamento é lawful good.
O artefato ainda tem o poder de lançar feixes de energia (5d6 de dano, teste de Reflexo reduz pela metade, DC 18) e de reproduzir o encanto de 1o nível de mago Shield. Essas duas habilidades podem ser acionadas à vontade.
PERSONAGENS THUNDERCASTS
Para alguns jogadores, pode ser muito mais interessante criar os seus próprios personagens thundercats ao invés de interpretar os heróis. Desta forma, você vai precisar saber as peculiaridades desta raça felina. Abaixo, segue um guia completo de como fazer um personagem thundercat.
- + 2 de Destreza
- O índice de movimento é o mesmo que o dos humanos (10 metros)
- A classe favorecida para um thundercat é o ranger
- Habilidade Felina (ver abaixo)
As habilidades felinas são características possuídas por todos os thundercats. São poderes que os tornam únicos, especiais. Existe um número ilimitado dessas habilidades, mas elaboramos algumas idéias para a sua primeira aventura. Mestres e jogadores podem inventar habilidades e tabelas novas.
No 1º nível, um thundercat só pode ter uma habilidade felina. A cada três níveis há uma possibilidade de 5+nível % de um novo poder se manifestar.
ROLE 1d20
1) Rugido 2) Poder de Camaleão 3) Pulo do Gato 4) Comunicação com os Animais 5) Pulo do Gato 6) Epiderme Felina 7) Escalada da Pantera 8) Sete Vidas 9) Garras 10) Controle de Adrenalina 11) Metamorfose 12) Esquiva Felina 13) Refração 14) Olho de Tigre 15) Queda Suave 16) Olfato Apurado 17) Sexto Sentido 18) Disparada do Puma
19) Foco de Habilidade 20) Olho de Gato
Disparada do Puma: Reproduz o encanto de mago de 3o nível Haste. Pode ser usado 1 vez por dia por cada 3 pontos de Constituição.
Comunicação com os Animais: Você pode se comunicar com animais comuns, efetuando um teste de Empatia Animal, DC 20.
Visão Noturna: Como a habilidade élfica de mesmo nome.
Poder de Camaleão: Você pode se mesclar com a paisagem, se ficar pelo menos um minuto estático. Isso concede um bônus de +8 nos testes para se esconder (Hide).
Pulo de Gato: Reproduz o encanto de mago Jump, de 1º nível
Sete Vidas: Uma vez por aventura, você pode ignorar um dano que baixe seus pontos de vida abaixo de zero.
Rugido: Uma vez por encontro, você pode rugir e reproduzir o efeito do encanto de mago de 4º nível Fear (Medo).
Queda Suave: Reduza o dano pela metade em quedas de qualquer altura.
Foco de Habilidade: +2 pontos permanentes em um atributo.
Garras: Você possui garras que causam 1d6 pontos de dano. Você não oferece um ataque de oportunidade aos seus inimigos por estar desarmado.
Olho de Tigre: O seu olhar reproduz os efeitos do encanto de 1o nível Hypnotism. Se a vítima passar no teste de resistência torna-se imune ao seu poder durante todo o encontro.
Olfato Apurado: Como a habilidade de olfato (Scent, Monster Manual pg.10) que possuem certos animais.
Pelo Protetor: O seu pelo oferece a você uma proteção contra o frio. Todos os danos de neve, gelo, ou similares são reduzidos em 4 pontos.
Sexto Sentido: Você é capaz de detectar o perigo iminente se for bem sucedido em um teste de Sabedoria (DC 15).
Metamorfose: Você pode se transformar em um gato ou em um felino pequeno.
Olho de Gato: Esta habilidade o permite ver pelos olhos de qualquer felino em um raio de 500 metros. É necessário um teste de Empatia Animal DC 20.
Escalada de Pantera: Como o encanto de mago de nível 1 Spider Climb.
Controle de Adrenalina: Você pode remanejar temporariamente 1 ponto de seus atributos físicos. Por exemplo, tirando um ponto de Destreza e alocando em Força.
Esquiva Felina: Reflexos felinos dão +2 pontos de bônus na Classe de Armadura.
Refração: O personagem pode reproduzir o encanto de mago de 3º nível Invisibility. A habilidade funciona 1 vez por dia por cada 3 níveis.
Habilidades Novas Duas perícias inteiramente novas podem ser compradas para os personagens thundercats: Craft (Hi-Tech), que permite construir todo o tipo de aparatos tecnológicos; e Pilot, necessário para conduzir naves e veículos em geral.
Abaixo você encontrará a história da raça felina conhecida como thundercats, conhecerá um pouco mais sobre o seu novo lar – o Terceiro Mundo – e saberá como criar um personagem dessa espécie tão peculiar.
» Joga RPG? Confira várias dicas para jogadores e mestres
THUNDERA
Os thundercats são oriundos de Thundera, um planeta distante do nosso. O mundo dos felinos foi destruído. No entanto, alguns conseguiram escapar. Os protagonistas do desenho animado fugiram em uma nave rumo ao Terceiro Mundo, permanecendo em animação suspensa para se manter jovens.
Lion e seus amigos não são os únicos que se salvaram do cataclismo em Thundera. Na segunda temporada, um novo grupo de thundercats – Lince, Pumara, Bengali e Snarfer - se juntam aos heróis, mostrando que podem existir outros felinos espalhados pelo Terceiro Mundo, ou por outros planetas. Isso abre espaço para que os jogadores criem os seus próprios personagens thundercats.
O TERCEIRO MUNDO
O Terceiro Mundo está cheio de lugares inexplorados, interessantes e perigosos. O planeta é praticamente um cenário de fantasia, com florestas encantadas, montanhas colossais, vulcões em atividade e mares revoltos. Não se sabe muito a respeito da identidade desse curioso lugar, mas acredita-se que seja a Terra centenas de anos no futuro, quando a nossa civilização humana já estiver se extinguido.
A melhor maneira de conhecer a região é dar uma olhada no mapa do Terceiro Mundo, que mostra com detalhes a Toca dos Gatos, o castelo dos mutantes de Plun-Darr, a pirâmide de ônix de Mumm-Rá e dezenas de outros lugares, como a Floresta do Silêncio, as cavernas dos gigantes e a vila dos Berbils.
CIVILIZAÇÕES, ANTAGONISTAS E ALIADOS
Embora pareça um lugar desolado, o Terceiro Mundo possui diversas civilizações e indivíduos, nativos ou originários de outros planetas. Alguns de seus habitantes são justos e bons, enquanto outros são inimigos dos thundercats.
Mumm-Rá e os Mutantes (Escamoso, Chacal e Simiano) são os inimigos clássicos dos Thundercats. O primeiro é uma espécie de múmia que, ao que parece, sempre morou no Terceiro Mundo. Já a origem dos mutantes é desconhecida, e não se sabe se eles são monstros espaciais ou se sempre estiveram por aqui. A sua base de operações é o Castelo de Plun-Darr.
Personagens jogadores, no entanto, não precisam se envolver com vilões tão barra-pesada. O planeta está repleto de gigantes, trolls, homens-macaco e criaturas mitológicas. O Mestre pode se sentir à vontade para incluir no Terceiro Mundo a maioria dos monstros do Monster Manual, como ogres, manticores, unicórnios, etc.
Dentre as civilizações amigas estão os Berbils, uma raça de ursinhos ciborgues inofensiva; as amazonas, um povo composto quase exclusivamente de mulheres que vivem nas árvores; os Wallows e Homem das Neves, um ser meio homem meio leão-marinho que mora em um castelo nas geleiras.
Lembre-se que você está livre para criar e acrescentar seus próprios monstros, criaturas, civilizações e NPC’s.
HERÓIS
Os heróis do desenho animado – Lion, Panthro, Tygra, Cheetara, WilyKit, WilyKat e Snarf – foram os primeiros thundercats a chegar ao Terceiro Mundo. Aqui, eles construíram a Toca dos Gatos e estabeleceram o seu lar. Você e seu Mestre deverão escolher se jogarão com eles ou se criarão personagens únicos.
LION – 6th level Figther, Lawful Good
STR 17 (+3) DXT 17 (+3) CON 17 (+3) INT 12 (+1) WIS 14 (+2) CHA 16 (+3)
AC: 20 (+3 Dxt, +3 Hide Armor, +2 Special, +2 Item)
Saves: Fortitude 10 Reflex 7 Will 6 Init: +3 Base Attack: +9 Melee; +9 Ranged
Att: Espada Justiceira +14/+9 (ver abaixo as habilidades da arma)
Damage 1d6+10 (short shord) ou 2d6+10 (great sword)
Feats: Weapon Focus (Great Sword); Dodge; Blind-Figth; Weapon Spec. (Great Sword), Improved Critical (Great Sword); Combat Reflexes; Spring Attack Skills: Jump 6; Climb 6; Pilot 6; Intuit Direction 4; Swim 6; Wilderness Lore 5; Diplomacy 5; Handle Animal 3
Feline Traits: Esquiva Felina Hit Points: 58
PANTHRO – 11th level Figther, Lawful Good
STR 21 (+5) DXT 15 (+2) CON 19 (+4) INT 19 (+4) WIS 18 (+4) CHA 13 (+1)
AC: 15 (+2 Dxt, +3 Studded Leather) Saves: Fortitude 11 Reflex 5 Will 9
Att: Nunchaku +17/+12/+7 Damage 1d6+7 Init: +2
Feats: Skill Focus (Craft Hi-tech); Power Attack; Improved Unarmed Strike, Power Attack; Iron Will; Great Fortitude; Leadership; Weapon Spec (Nunchaku); Exotic Weapon (Nunchaku), Weapon Focus (Nunchaku)
Skills: Pilot 11; Craft (Hi-Tech) 18; Knowledge (Planetar Systems) 6; Knowledge (thundercats History) 9; Alchemy 8; Heal 9; Climb 7; Jump 7; Diplomacy 4; Intuit Direction 6; Wilderness Lore 6; Swim 6
Feline Traits: Foco de Habilidade (Força) Hit Points: 107
TYGRA – 4th level Rogue/ 3rd level Figther, Neutral Good
STR 15 (+2) DXT 18 (+4) CON 15 (+2) INT 13 (+1) WIS 16 (+3) CHA 12 (+1)
AC: 16 (+4 Dxt, +2 Leather Armor) Saves: Fortitude 6 Reflex 11 Will 3 Init: +4
Att: Chicote de três pontas +8 Damage 1d6+2
Feats: Dodge, Expertise; Lightning Reflexes; Improved Disarm; Quick Draw
Skills: Rope Use 11; Balance 9; Climb 5; Jump 8; Disguise 8; Hide 11; Move Silently 11; Escape Artist 8; Listen 6; Spot 5; Disable Device 5; Wilderness Lore 5; Intuit Direction 7; Forgery 8; Pilot 7; Swim 5
Feline Traits: Refração
Class Abilities: Sneak Attack +2d6; Evasion; Uncanny dodge
Hit Points: 49
CHEETARA - 9th level Monk, Lawful Good
STR 13 (+1) DXT 21 (+5) CON 15 (+2) INT 14 (+2) WIS 16 (+3) CHA 14 (+2)
AC: 20 (+5 Dxt, +3 Wis, +2 leather) Saves: Fortitude 8 Reflex 13 Will 9 Init: +9
Att: Quarterstaff +7/+2 Damage 1d6+1
Feats: Improved Initiative; Alertness; Dodge, Ligthning Reflexes; Improved Trip, Deflect Arrow
Skills: Tumble 15; Jump 6; Pilot 7; Escape Artist 11; Balance 11; Climb 5; Hide 11; Intuit Direction 5; Listen 9; Spot 5; Swim 4; Wilderness Lore 5
Feline Traits: Sexto-Sentido, Disparada do Puma
Class Abilities: Unarmed Strike; Stunning Attack; Evasion; Still Mind; Slow Fall (17m); Purity of Blood; Wholeness Body; Leap of the Clouds; Improved Evasion
Hit Points: 81
ESPADA JUSTICEIRA
A Espada Justiceira, a maior arma dos Thundercats, é uma espada de duas mãos (ou uma espada curta, quando não está com combate) +5. Ela também dá um bônus de +2 no AC e em todas as tiradas de resistência.
A arma, que atende ao chamado de seu dono (Lion), pode produzir um sinal luminoso aos Thundercats. Ela também possui uma clarividência ilimitada, uma versão mais poderosa do encanto Clairvoyance. É a famosa “Visão Além do Alcance”.
A Espada Justiceira é um item inteligente. Ela nunca pode ser usada por criaturas malignas, e se recusará a lutar contra personagens bondosos. Seu alinhamento é lawful good.
O artefato ainda tem o poder de lançar feixes de energia (5d6 de dano, teste de Reflexo reduz pela metade, DC 18) e de reproduzir o encanto de 1o nível de mago Shield. Essas duas habilidades podem ser acionadas à vontade.
PERSONAGENS THUNDERCASTS
Para alguns jogadores, pode ser muito mais interessante criar os seus próprios personagens thundercats ao invés de interpretar os heróis. Desta forma, você vai precisar saber as peculiaridades desta raça felina. Abaixo, segue um guia completo de como fazer um personagem thundercat.
- + 2 de Destreza
- O índice de movimento é o mesmo que o dos humanos (10 metros)
- A classe favorecida para um thundercat é o ranger
- Habilidade Felina (ver abaixo)
As habilidades felinas são características possuídas por todos os thundercats. São poderes que os tornam únicos, especiais. Existe um número ilimitado dessas habilidades, mas elaboramos algumas idéias para a sua primeira aventura. Mestres e jogadores podem inventar habilidades e tabelas novas.
No 1º nível, um thundercat só pode ter uma habilidade felina. A cada três níveis há uma possibilidade de 5+nível % de um novo poder se manifestar.
ROLE 1d20
1) Rugido 2) Poder de Camaleão 3) Pulo do Gato 4) Comunicação com os Animais 5) Pulo do Gato 6) Epiderme Felina 7) Escalada da Pantera 8) Sete Vidas 9) Garras 10) Controle de Adrenalina 11) Metamorfose 12) Esquiva Felina 13) Refração 14) Olho de Tigre 15) Queda Suave 16) Olfato Apurado 17) Sexto Sentido 18) Disparada do Puma
19) Foco de Habilidade 20) Olho de Gato
Disparada do Puma: Reproduz o encanto de mago de 3o nível Haste. Pode ser usado 1 vez por dia por cada 3 pontos de Constituição.
Comunicação com os Animais: Você pode se comunicar com animais comuns, efetuando um teste de Empatia Animal, DC 20.
Visão Noturna: Como a habilidade élfica de mesmo nome.
Poder de Camaleão: Você pode se mesclar com a paisagem, se ficar pelo menos um minuto estático. Isso concede um bônus de +8 nos testes para se esconder (Hide).
Pulo de Gato: Reproduz o encanto de mago Jump, de 1º nível
Sete Vidas: Uma vez por aventura, você pode ignorar um dano que baixe seus pontos de vida abaixo de zero.
Rugido: Uma vez por encontro, você pode rugir e reproduzir o efeito do encanto de mago de 4º nível Fear (Medo).
Queda Suave: Reduza o dano pela metade em quedas de qualquer altura.
Foco de Habilidade: +2 pontos permanentes em um atributo.
Garras: Você possui garras que causam 1d6 pontos de dano. Você não oferece um ataque de oportunidade aos seus inimigos por estar desarmado.
Olho de Tigre: O seu olhar reproduz os efeitos do encanto de 1o nível Hypnotism. Se a vítima passar no teste de resistência torna-se imune ao seu poder durante todo o encontro.
Olfato Apurado: Como a habilidade de olfato (Scent, Monster Manual pg.10) que possuem certos animais.
Pelo Protetor: O seu pelo oferece a você uma proteção contra o frio. Todos os danos de neve, gelo, ou similares são reduzidos em 4 pontos.
Sexto Sentido: Você é capaz de detectar o perigo iminente se for bem sucedido em um teste de Sabedoria (DC 15).
Metamorfose: Você pode se transformar em um gato ou em um felino pequeno.
Olho de Gato: Esta habilidade o permite ver pelos olhos de qualquer felino em um raio de 500 metros. É necessário um teste de Empatia Animal DC 20.
Escalada de Pantera: Como o encanto de mago de nível 1 Spider Climb.
Controle de Adrenalina: Você pode remanejar temporariamente 1 ponto de seus atributos físicos. Por exemplo, tirando um ponto de Destreza e alocando em Força.
Esquiva Felina: Reflexos felinos dão +2 pontos de bônus na Classe de Armadura.
Refração: O personagem pode reproduzir o encanto de mago de 3º nível Invisibility. A habilidade funciona 1 vez por dia por cada 3 níveis.
Habilidades Novas Duas perícias inteiramente novas podem ser compradas para os personagens thundercats: Craft (Hi-Tech), que permite construir todo o tipo de aparatos tecnológicos; e Pilot, necessário para conduzir naves e veículos em geral.
sábado, 10 de março de 2012
A casa do futuro de hoje e de ontem
Neste sábado (10), mais cedo, recebi este vídeo (o primeiro) pelo Twitter do internauta Murilo Cardoso. Na hora, me lembrei do segundo vídeo, mais moderno, que havia assistido meses atrás, que projeta uma “casa do futuro” a partir das tecnologias que conhecemos hoje, baseada nas ferramentas “touch screen”, mistura de iPhone com “Minority Report”.
Interessantíssimo notar, bem ao estilo “Capitão Sky e o Mundo de Amanhã”, como cada época faz prognósticos levando em conta sua própria realidade atual. Nas imagens, confira como o futuro era visto nos anos 50, e como ele é percebido hoje, nos anos 2010.
PS: Uma pergunta... Alguém sabe por que os vídeos acima ficaram tortos no post? Tem como padronizá-los para o mesmo tamanho?
#veniminECAD
Interessantíssimo notar, bem ao estilo “Capitão Sky e o Mundo de Amanhã”, como cada época faz prognósticos levando em conta sua própria realidade atual. Nas imagens, confira como o futuro era visto nos anos 50, e como ele é percebido hoje, nos anos 2010.
PS: Uma pergunta... Alguém sabe por que os vídeos acima ficaram tortos no post? Tem como padronizá-los para o mesmo tamanho?
#veniminECAD
sábado, 3 de março de 2012
Aprenda história com o NerdCast – um guia prático (ou não)
Há muito tempo tenho a ideia de escrever este post, fazendo uma espécie de guia para quem deseja conhecer um pouco mais de história, ciência e geografia de maneira interativa e divertida. Segue então um pequeno e singelo roteiro para orientá-lo nessas "crônicas terrenas". Vejamos por onde começar...
... Primeiro, voltemos ao mais remoto passado para conhecer como o nosso planeta se formou, e como tudo começou, antes mesmo do aparecimento do homem (NC 144 – História da Terra).
Depois, saiba como nós, seres humanos, chegamos a esse grau de desenvolvimento, e conheça a teoria da evolução da espécies (NC 249 – Evolução Artificial da Seleção Natural).
Na aurora da civilização, vamos divagar sobre a magnitude dos grandes impérios de antigamente, incluindo os egípcios (NC 319 - Causos e Areias do Egito Antigo), os gregos e os persas (NC 57 – This is Sparta) e os macedônios (NC 510 - Alexandre Magno), pulando logo em seguida para o esplendor da República e do Império romanos (NC 41 – Todos os NerdCasts Levam a Roma) e conhecendo seus inimigos (NC 308 - Aníbal Barca), para enfim descobrirmos como os bárbaros derrubaram essa civilização ancestral (NC 532 - Eles São Bárbaros).
Ainda no mundo antigo, deslizamos para o Oriente de maneira a observar os mitos de formação do Japão (NC 95 – Quem tem Koku, tem Edo) e a expansão do império mongol (NC 177 – A Fúria Mongol de Gengis Kan). Na mesma época, analisamos as armas de guerra primitivas, que já nem eram tão primitivas assim (NC 162 – Máquinas de Guerra da Antiguidade).
Chegando na Idade Média, conversamos sobre o período das Trevas (NC 279 – Altas Confusões da Idade Média) e os furiosos Vikings (NC 555), e logo a seguir divagamos sobre Rei Arthur, Robin Hood e os mitos de formação da Grã-Bretanha (NC 518 - Rei Artur: História e Mito) e (NC 684 - O Bom Ladrão). Chegando na Baixa Idade Média, analisamos a biografia de William Wallace (NC 461 - O Verdadeiro Coração Valente), falamos sobre as sobre as Cruzadas (NC 191), os Templários (NC 349 - Ordens Medievais), a Guerra dos Cem Anos (NC 392) e a conturbada Guerra das Rosas (NC 437).
No alvorecer da Idade Moderna, desbravamos os sete mares (NC 64 – Os Verdadeiros Piratas do Caribe), testemunhamos o período das Luzes (NC 407 - A Aurora do Renascimento), batemos um papo sobre o poderoso e polêmico Napoleão Bonaparte (NC 289) e em seguida analisamos as revoluções americana (NC 336) e francesa (NC 442 - As Cabeças da Revolução Francesa). Chegando ao Brasil do século XIX, contaremos algumas histórias autorizadas e não-autorizadas de Dom Pedro II (NC 172 – Histórias do Brasil Império).
Ainda no século XIX, trocamos uma ideia sobre a Revolução Industrial (NC 487 - As Engrenagens da Revolução Industrial), a monarquia britânica (NC 502 - A Moderna Monarquia Britânica), máquinas de guerra modernas (NC 333) e, logicamente, a Belle Époque (NC 567).
Principiando o século XX, nossas atenções estão voltadas para as grandes invenções (NC 287 – Os Grande Inventores e NC 216 - Edison x Tesla) para a Revolução Russa (NC 202 – Montanhas, Roletas e Revoluções) e para a I Guerra Mundial (NC 139 – WWI).
Para entender a Segunda Grande Guerra, abordamos o crescimento do partido nazista (NC 299 – A Sombria Ascensão de Adolf Hitler), a Campanha no Pacífico (NC 524 - WWII: Guerra no Pacífico) invasão da Normandia (NC 257 – O Dia D), a Batalha de Stalingrado (NC 474) a aviação em tempos de guerra (NC 39 – Senta a Pua), a tentativa de assassinar Hitler (NC 148 – Operação Valquíria) e encerramos com a construção da bomba atômica (NC 244 - A Alvorada da Era Nuclear).
Com o começo da Guerra Fria, temos contos de espionagem (NC 109 – Top Secret), Revolução Cubana (NC 234 – Cuba Libre Pero no Mucho), Guerra da Coreia (NC 353 - Coreia Style), Guerra do Vietnã (NC 118) e o acirramento da corrida espacial (NC 173 – O Último a Chegar na Lua É Mulher do Padre).
Vemos a situação tensa no Brasil (NC 185 – Ditadura Militar) e regressamos à América para debater sobre a máfia (NC 157 – Máfia, Ormetá e Vendetta), não deixando de lado o cast sobre o Poderoso Chefão (NC 08) e conversamos sobre a polêmica Guerra das Malvinas (NC 303). Quase chegando ao século XXI, falamos sobre a redemocratização do Brasil (NC 543) e a questão árabe-israelense (NC 529), culminando com o ataque às Torres Gêmeas e a morte de Bin Laden e a nova era do terrorismo? (NC 259 e NC 178).
Vale também conferir os programas sobre a história do comércio (NC 468 - Do Escambo ao E-Commerce) e os dois sobre história alternativa (NC 79 e NC 451).
terça-feira, 28 de fevereiro de 2012
Novo layout. Será que agora vai?
Queridos leitores,
No ar uma nova versão do meu blog. Será que agora vai?
Deixem abaixo suas críticas e comentários. Estamos fazendo ajustes. Falta coisa ainda.
Queria agradecer sobretudo ao amigo Mario Cavalcanti (@mariocavalcanti) por me ajudar com essa singela modificação. A minha ideia, com essas mudanças, é dar mais destaque a artigos relevantes e tornar o Filosofia Nerd uma atração mais frequente. Ainda pretendo fazer mais edições do podcast Desconstruindo e algumas atrações em vídeo.
No momento, porém, como vcs devem ter notado, estou 100% focado na produção do meu novo romance, "Anjos da Morte". Mas tentarei dar as caras.
Vocês também podem (sempre) me acompanhar pelo Twitter (@eduardospohr), pelo Facebook (facebook.com/eduardospohr) e frequentemente, pelo NerdCast (nerdcast.com.br).
Observe tb a AGENDA, no menu superior, para saber quando será a minha próxima visita à sua cidade. Enquanto isso, vamos nos falando por aqui :-)
Abraços a todos!!
Eduardo
No ar uma nova versão do meu blog. Será que agora vai?
Deixem abaixo suas críticas e comentários. Estamos fazendo ajustes. Falta coisa ainda.
Queria agradecer sobretudo ao amigo Mario Cavalcanti (@mariocavalcanti) por me ajudar com essa singela modificação. A minha ideia, com essas mudanças, é dar mais destaque a artigos relevantes e tornar o Filosofia Nerd uma atração mais frequente. Ainda pretendo fazer mais edições do podcast Desconstruindo e algumas atrações em vídeo.
No momento, porém, como vcs devem ter notado, estou 100% focado na produção do meu novo romance, "Anjos da Morte". Mas tentarei dar as caras.
Vocês também podem (sempre) me acompanhar pelo Twitter (@eduardospohr), pelo Facebook (facebook.com/eduardospohr) e frequentemente, pelo NerdCast (nerdcast.com.br).
Observe tb a AGENDA, no menu superior, para saber quando será a minha próxima visita à sua cidade. Enquanto isso, vamos nos falando por aqui :-)
Abraços a todos!!
Eduardo